Nome do Projeto
Projeto de Iniciação Científica no Ensino Fundamental e Médio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 07/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto de extensão "Iniciação Científica no Ensino Fundamental e Médio" é uma proposta que está alinhada a um dos campos de desenvolvimento da linguagem, tal qual proposto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC: o campo das práticas de estudo e pesquisa. Dada a importância do estímulo à pesquisa, o projeto tem como metodologia a promoção de encontros semanais entre estudantes da educação básica e estudantes da licenciatura em Letras (que atuarão como oficineiros e orientadores das pesquisas) a fim de desenvolver trabalhos de investigação motivados por interesses pessoais e/ou coletivos dos estudantes de Educação Básica. O projeto oportunizará experiências diversificadas envolvendo as quatro habilidades (leitura, produção escrita, oralidade e revisão - análise linguística), através da produção de instrumentos de coleta de dados, esquemas, resumos, pôsters, apresentações e mini-artigos. Todo trabalho produzido terá um espaço de divulgação: Mostra e/ou Feira de Saberes (a ser construído com o grupo). Espera-se com esse projeto que os participantes realmente assumam o papel de protagonistas no processo de construção do conhecimento e vejam a pesquisa como uma estratégia e desenvolvimento de conhecimento e reflexão crítica para a vida e sua transformação.

Objetivo Geral

Oportunizar aos estudantes da Educação Básica experiências que envolvem o fazer científico motivado por interesses pessoais e ou coletivos.

Justificativa

O projeto de extensão "Iniciação Científica no Ensino Fundamental e Médio" se justifica pela necessidade da criação de espaços/oportunidades que permitam ao estudante da Educação Básica (residente em áreas periféricas/rurais) ver-se e ser visto como protagonista dos processos de construção do conhecimento. Outro ponto que merece destaque é o fato de o projeto ter como público-alvo estudantes de escolas localizadas em um bairro periférico, localizado entre os municípios de Rio Grande e Pelotas, região que necessita atenção dada a vulnerabilidade em que muitos jovens da região se encontram pela falta de espaços de convivência e cultura.

Metodologia

A metodologia do projeto consiste em encontros semanais na EEEM Lília Neves (escola anfitriã) que acolherá os estudantes de outras escolas de seu entorno. Nesses encontros serão realizadas oficinas voltadas ao trabalho de pesquisa e serão propostas por licenciandos dos cursos de Letras da Ufpel. Após as oficinas e definidos os temas de pesquisa dos estudantes participantes, os licenciados/oficineiros passarão a orientadores das pesquisas e atuarão em pequenos grupos até a conclusão das pesquisas que culminará no trabalho escrito e nas apresentações em Feiras de Mostras de Saberes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o projeto de extensão "Iniciação Científica no Ensino Fundamental e Médio" que os estudantes sintam-se envolvidos pelas propostas e percebam-se como sujeitos protagonistas dos processos investigativos que desenvolvem (tanto na construção, quanto na divulgação oral e escrita em eventos). Além disso, espera-se que com o trabalho de pesquisa os estudantes também percebam a importância de suas contribuições para a sociedade e sua transformação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE NEUSCHRANK4
AMANDA DE MORAES MACHADO
ANA CAROLINA DA SILVA PEREIRA
DEBORA SOUZA BARAO
LUCIA DIAS MENDES
LUCIANE BOTELHO MARTINS2
MONICA VAZ LIMA
VANESSA DOUMID DAMASCENO4
VIVIANE DA COSTA WREGE

Página gerada em 29/04/2024 04:07:44 (consulta levou 0.153034s)