Nome do Projeto
Filosofia Aplicada em Materiais Digitais para Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/02/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto de extensão em discussão objetiva revolucionar a pedagogia empregada no Curso de Licenciatura em Filosofia na modalidade EAD, por meio da criação e disseminação de conteúdos digitais inovadores. Baseando-se em uma fundamentação filosófica robusta e nas metodologias educacionais mais avançadas, pretende-se superar as barreiras dos métodos tradicionais de ensino a distância, incorporando recursos interativos como vídeos, podcasts, e-books e aplicações digitais que fomentem a interatividade.
Essa iniciativa nasce do reconhecimento de que a filosofia transcende os limites acadêmicos e permeia o cotidiano e a formação integral do ser humano. Portanto, os recursos desenvolvidos têm como meta não somente a disseminação do saber filosófico, mas também sua aplicabilidade prática, estimulando o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas, além da habilidade de empregar o pensamento filosófico em situações concretas.
O impacto pretendido com esse projeto ultrapassa a esfera dos discentes e visa fortalecer a comunidade gerada em torno do curso, incentivando a interação, o diálogo e o compartilhamento de vivências entre estudantes e docentes. Tal abordagem colaborativa é fundamental para fomentar um ambiente educacional dinâmico e inclusivo, no qual o conhecimento filosófico emerge como instrumento essencial para a compreensão e ação no mundo.
Em suma, o projeto almeja inovar o Curso de Licenciatura em Filosofia EAD, gerando conteúdos que não apenas esclareçam conceitos filosóficos, mas que também promovam sua prática, contribuindo de maneira expressiva para o crescimento profissional e pessoal dos alunos e comunidade em geral
Objetivo Geral
Desenvolver e implementar uma série de materiais digitais, incluindo vídeos, podcasts, e-books e ferramentas interativas, abrangendo temas filosóficos fundamentais e metodologias de ensino.
Facilitar a compreensão e a aplicação de conceitos filosóficos no cotidiano para a comunidade e os alunos;
Tornar a filosofia algo simples e prazerosa por meio de vídeos a fim de estimular a busca dela;
Facilitar a compreensão e a aplicação de conceitos filosóficos no cotidiano para a comunidade e os alunos;
Tornar a filosofia algo simples e prazerosa por meio de vídeos a fim de estimular a busca dela;
Justificativa
A justificativa para o desenvolvimento deste projeto de extensão no âmbito do Curso de Licenciatura em Filosofia EAD encontra-se na necessidade imperativa de renovar e expandir as fronteiras do ensino filosófico, adaptando-o às demandas contemporâneas de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Ao integrar recursos interativos e digitais inovadores como vídeos, podcasts e e-books ao currículo pedagógico, não se busca apenas enriquecer o repertório educacional disponível aos alunos, mas também democratizar o acesso ao pensamento filosófico, estendendo seu alcance para além dos limites institucionais e acadêmicos.
Esta iniciativa parte do pressuposto de que a filosofia, em sua essência, não se confina ao espaço acadêmico, mas é uma disciplina viva, que interpela a realidade e contribui significativamente para a formação crítica e reflexiva do indivíduo. Nesse sentido, os materiais produzidos visam não somente aprofundar o conhecimento teórico dos estudantes, mas também inspirá-los a aplicar tais conhecimentos em suas vidas, promovendo uma reflexão contínua sobre questões éticas, sociais e existenciais que nos cercam.
Além do impacto educacional direto sobre os estudantes do curso, o projeto ambiciona atuar como um vetor de transformação social, ao disponibilizar os materiais produzidos para a comunidade em geral. Esta abertura visa fomentar um diálogo mais amplo sobre temas filosóficos, incentivando a reflexão crítica entre os cidadãos e estimulando uma maior consciência sobre os desafios e dilemas contemporâneos. O objetivo é cultivar um terreno fértil para o questionamento e a análise crítica, elementos fundamentais para o exercício da cidadania ativa e responsável.
Portanto, a justificativa deste projeto reside na convicção de que a educação filosófica, quando articulada com o uso estratégico de tecnologias digitais, possui o potencial não apenas de transformar a experiência educativa dos alunos, mas também de impactar a comunidade mais ampla, convidando-a a uma reflexão profunda sobre os valores, práticas e direções de nossa sociedade. Ao fazê-lo, o projeto contribui para a construção de um espaço público mais informado, reflexivo e engajado.
Na honestidade intelectual que me cabe e sob uma perspectiva pragmática, um dos objetivos centrais deste projeto é a obtenção de uma bolsa de extensão UAB (Universidade Aberta do Brasil), com o propósito de viabilizar a inclusão de um bolsista qualificado que possa oferecer suporte especializado ao Curso de Licenciatura em Filosofia EAD. Essa estratégia visa suprir uma lacuna existente no quadro de recursos humanos do curso, que atualmente não dispõe de um profissional dedicado a essa função essencial.
Esta iniciativa parte do pressuposto de que a filosofia, em sua essência, não se confina ao espaço acadêmico, mas é uma disciplina viva, que interpela a realidade e contribui significativamente para a formação crítica e reflexiva do indivíduo. Nesse sentido, os materiais produzidos visam não somente aprofundar o conhecimento teórico dos estudantes, mas também inspirá-los a aplicar tais conhecimentos em suas vidas, promovendo uma reflexão contínua sobre questões éticas, sociais e existenciais que nos cercam.
Além do impacto educacional direto sobre os estudantes do curso, o projeto ambiciona atuar como um vetor de transformação social, ao disponibilizar os materiais produzidos para a comunidade em geral. Esta abertura visa fomentar um diálogo mais amplo sobre temas filosóficos, incentivando a reflexão crítica entre os cidadãos e estimulando uma maior consciência sobre os desafios e dilemas contemporâneos. O objetivo é cultivar um terreno fértil para o questionamento e a análise crítica, elementos fundamentais para o exercício da cidadania ativa e responsável.
Portanto, a justificativa deste projeto reside na convicção de que a educação filosófica, quando articulada com o uso estratégico de tecnologias digitais, possui o potencial não apenas de transformar a experiência educativa dos alunos, mas também de impactar a comunidade mais ampla, convidando-a a uma reflexão profunda sobre os valores, práticas e direções de nossa sociedade. Ao fazê-lo, o projeto contribui para a construção de um espaço público mais informado, reflexivo e engajado.
Na honestidade intelectual que me cabe e sob uma perspectiva pragmática, um dos objetivos centrais deste projeto é a obtenção de uma bolsa de extensão UAB (Universidade Aberta do Brasil), com o propósito de viabilizar a inclusão de um bolsista qualificado que possa oferecer suporte especializado ao Curso de Licenciatura em Filosofia EAD. Essa estratégia visa suprir uma lacuna existente no quadro de recursos humanos do curso, que atualmente não dispõe de um profissional dedicado a essa função essencial.
Metodologia
Pesquisa e Planejamento: Identificação dos temas centrais em filosofia e pedagogia que serão abordados nos materiais, considerando o currículo do curso e as necessidades específicas de alunos e professores.
Desenvolvimento de Conteúdo: Criação de scripts, storyboards e layouts para os diversos formatos de materiais, assegurando a precisão conceitual e a relevância pedagógica.
Produção e Edição: Utilização de ferramentas digitais e plataformas de edição para a produção de vídeos, gravações de áudio e criação de e-books e aplicativos interativos.
Teste e Feedback: Implementação piloto de uma seleção de materiais com um grupo de alunos e professores para coletar feedback e realizar ajustes necessários.
Lançamento e Implementação: Disponibilização dos materiais digitais para toda a comunidade do curso, integrados à plataforma EAD e acompanhados de guias de uso.
Avaliação e Atualização Contínua: Monitoramento do uso e eficácia dos materiais, com atualizações periódicas baseadas em novas descobertas pedagógicas e feedback dos usuários.
Desenvolvimento de Conteúdo: Criação de scripts, storyboards e layouts para os diversos formatos de materiais, assegurando a precisão conceitual e a relevância pedagógica.
Produção e Edição: Utilização de ferramentas digitais e plataformas de edição para a produção de vídeos, gravações de áudio e criação de e-books e aplicativos interativos.
Teste e Feedback: Implementação piloto de uma seleção de materiais com um grupo de alunos e professores para coletar feedback e realizar ajustes necessários.
Lançamento e Implementação: Disponibilização dos materiais digitais para toda a comunidade do curso, integrados à plataforma EAD e acompanhados de guias de uso.
Avaliação e Atualização Contínua: Monitoramento do uso e eficácia dos materiais, com atualizações periódicas baseadas em novas descobertas pedagógicas e feedback dos usuários.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
Engajamento dos Alunos: Medido pelo número de acessos, downloads e tempo de interação com os materiais digitais.
Aplicação Prática de Conceitos Filosóficos: Avaliado através de exemplos concretos de aplicação dos conceitos estudados em contextos reais, coletados em fóruns de discussão e trabalhos submetidos.
Desenvolvimento de Habilidades Críticas e Reflexivas: Medido pela participação ativa em debates e fóruns, considerando a qualidade das contribuições e a capacidade de análise crítica.
Satisfação e Percepção de Valor: Avaliado por meio de pesquisas de satisfação, recolhendo feedback sobre a relevância e utilidade dos materiais para o aprendizado e prática pedagógica.
Resultados Esperados
Ampliação do Acesso ao Conhecimento Filosófico: Facilitar o acesso a conteúdos filosóficos de qualidade e sua aplicação prática, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Estímulo ao Pensamento Crítico e Reflexivo: Fomentar uma comunidade acadêmica engajada, capaz de pensar criticamente e refletir sobre os grandes temas da filosofia e sua relevância para a vida contemporânea.
Fortalecimento da Comunidade Acadêmica: Criar um espaço colaborativo de aprendizado, onde alunos e professores compartilham conhecimentos, experiências e práticas inovadoras em ensino de filosofia.
Contribuição para a Inovação Pedagógica: Estabelecer um marco no uso de materiais digitais inovadores no ensino de filosofia, inspirando outras iniciativas e contribuindo para a modernização das metodologias de ensino na área.
Engajamento dos Alunos: Medido pelo número de acessos, downloads e tempo de interação com os materiais digitais.
Aplicação Prática de Conceitos Filosóficos: Avaliado através de exemplos concretos de aplicação dos conceitos estudados em contextos reais, coletados em fóruns de discussão e trabalhos submetidos.
Desenvolvimento de Habilidades Críticas e Reflexivas: Medido pela participação ativa em debates e fóruns, considerando a qualidade das contribuições e a capacidade de análise crítica.
Satisfação e Percepção de Valor: Avaliado por meio de pesquisas de satisfação, recolhendo feedback sobre a relevância e utilidade dos materiais para o aprendizado e prática pedagógica.
Resultados Esperados
Ampliação do Acesso ao Conhecimento Filosófico: Facilitar o acesso a conteúdos filosóficos de qualidade e sua aplicação prática, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Estímulo ao Pensamento Crítico e Reflexivo: Fomentar uma comunidade acadêmica engajada, capaz de pensar criticamente e refletir sobre os grandes temas da filosofia e sua relevância para a vida contemporânea.
Fortalecimento da Comunidade Acadêmica: Criar um espaço colaborativo de aprendizado, onde alunos e professores compartilham conhecimentos, experiências e práticas inovadoras em ensino de filosofia.
Contribuição para a Inovação Pedagógica: Estabelecer um marco no uso de materiais digitais inovadores no ensino de filosofia, inspirando outras iniciativas e contribuindo para a modernização das metodologias de ensino na área.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
KEBERSON BRESOLIN | 1 |