Nome do Projeto
Sequência Didática para os vídeos do MathLibras: possibilidades de articulação para o ensino de Matemática para alunos surdos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este pesquisa intitulada “Sequência Didática para os vídeos do MathLibras: possibilidades de articulação para o ensino de Matemática para alunos surdos” é uma continuidade e aprofundamento das pesquisas “Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras” (2017-2021) e “Educação Matemática Inclusiva: MathLibras e outros entrelaçamentos” (2021-2024), denominadas de forma simples como MathLibras (Site: https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras/). Ambas as pesquisas trabalham com produção de vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o ensino do aluno surdo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e esta proposta de pesquisa vai utilizar alguns desses vídeos já produzidos. Estes vídeos são disponibilizados de forma gratuita no canal do Youtube do MathLibras, acessíveis para download (https://www.youtube.com/@mathlibras6223/featured). Todos os vídeos têm legenda e áudio em Língua Portuguesa, facilitando o uso tanto por surdos como por ouvintes. Propõem-se como questão investigativa: Qual a percepção dos alunos surdos sobre a Sequência Didática produzida com a utilização de vídeos do MathLibras? O objetivo desta pesquisa é produzir e aplicar aos alunos surdos da Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub uma Sequência Didática utilizando vídeos do MathLibras. Para isso, propõem-se duas fases: na fase 1 o estudo e a ampliação de referenciais teóricos sobre a produção de vídeos e de sequências didática e, ainda, sobre o ensino de Matemática para alunos surdos e, na fase 2, a construção e a aplicação de uma Sequência Didática usando vídeos do MathLibras.

Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa é produzir e aplicar aos alunos surdos da Escola Alfredo Dub uma Sequência Didática utilizando vídeos do MathLibras.
Tem-se como objetivos específicos:
 Apresentar o material produzido para os professores da Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub, parceira do MathLibras;
 Incentivar o uso da Sequência Didática (SD) pelos professores da Escola Alfredo Dub em diferentes turmas;
 Socialização dos resultados a partir da publicação de artigos.

Justificativa

A pesquisa sobre produção de materiais didáticos para o ensino de Matemática para os alunos surdos é cada vez mais necessária, pois percebe-se que a diferença linguística e cultural precisa ser pensada e considerada nessa produção (BUENO, 2021; NOGUEIRA, 2013; NOGUEIRA; BORGES, 2023; SILVA, 2010), a partir da Libras, que é uma língua visuoespacial (QUADROS, 2019; FERNANDES, 2012).
O MathLibras, projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão, foi originalmente criado com o nome “Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras”, financiado pelo Edital sobre Tecnologia Assistiva (Chamada CNPq/MCTIC/SECIS Nº 20/2016) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre Junho/2017 a Junho/2019, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Após o término do período de financiamento o projeto seguiu na UFPel com este nome até 31 de dezembro de 2021.
A proposta original era traduzir para Libras vídeos feitos em Matemática, o que se percebeu equivocado logo após a gravação dos primeiros vídeos. Assim, trocou-se o foco para a produção dos vídeos de Matemática diretamente em Libras e, depois, incluir áudio e legenda em Língua Portuguesa.
Em julho de 2021 começou-se uma nova pesquisa denominada: “Educação Matemática Inclusiva: MathLibras e outros entrelaçamentos”, na qual o foco principal segue sendo a produção de vídeos de Matemática para o estudante surdo, porém com um estudo linguístico mais aprofundado antes das gravações. O objetivo geral desta pesquisa é “elaborar roteiro, estudar, gravar e editar as videoaulas, analisando todo o processo, desde a ideia inicial até o produto final”.
Alguns dos vídeos produzidos já foram aplicados aos estudantes surdos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub, parceira do projeto. Esta é a escola de surdos de Pelotas/RS, que atende alunos surdos, surdos com deficiência, alunos com surdocegueira e, recentemente, alunos ouvintes filhos de pais surdos, buscando ser de fato uma escola bilíngue.
Destas aplicações percebeu-se que o vídeo por si só pouco ajuda. É necessário que o professor consiga explorá-lo, ou seja, propor atividades antes e depois de sua aplicação, além de saber como direcionar perguntas durante a aplicação, de modo a auxiliar o estudante a construir os conhecimentos ali envolvidos. Além disso, a partir do vídeo pode-se explorar além do conceito matemático em questão, mas também a aquisição da Libras, sinais específicos, relação com a língua portuguesa entre outros.
Assim, pensou-se na organização de uma Sequência Didática, que de acordo com Zabala (1998, p. 18) é “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”.
A Sequência Didática proposta terá um ou mais vídeos do MathLibras como parte da atividade, agregando outras atividades como uso de material concreto, atividades escritas entre outros, que busquem um ensino mais integrado, que de fato auxilie o aluno surdo e o professor durante o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Metodologia

A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, dividida em duas fases.

A Fase 1 será dividida em dois momentos, prevista para os primeiros seis meses, de agosto de 2024 a janeiro de 2025, conforme segue.
Fase 1 / Momento 1: Nesta primeira etapa será realizado o Estado do Conhecimento, de acordo com Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021), buscando por produções (artigos, dissertações e teses) relacionadas ao tema desta pesquisa. O objetivo deste levantamento bibliográfico é ver o que se tem produzido sobre o ensino de Matemática para surdos, focando especialmente o uso de vídeos.
Fase 1 / Momento 2: Nesta segunda etapa da fase 1 serão estudados autores que irão dar o embasamento teórico à pesquisa, dividido nos seguintes tópicos:
i) produção de vídeos em língua de sinais, baseado principalmente na obra de Rosado e Taveira (2022).
ii) produção de Sequências Didáticas, considerando os estudos de Zabala (1998).
iii) ensino de Matemática para o aluno surdo, a partir de pesquisas do Grupo de Trabalho 13 “Diferença, Inclusão e Educação Matemática” da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), e outros autores, como Nogueira (2013) e Nogueira e Borges (2023), por exemplo.

A Fase 2 também será dividida em dois momentos, compreendidos entre fevereiro e julho de 2025.
Fase 2 / Momento 3: Elaboração de uma Sequência Didática utilizando vídeos do MathLibras. Nesta etapa haverá reuniões com a Coordenação da Escola Alfredo Dub para definir a turma de aplicação, de forma a planejar a Sequência considerando a mesma. Também haverá conversas com a professora titular da turma e com os pais ou responsáveis, pedindo autorização para a realização desta pesquisa.
Fase 2 / Momento 4: Aplicar a Sequência Didática produzida com a turma escolhida da Escola Alfredo Dub. A pesquisadora terá o auxílio da Coordenadora Pedagógica da escola em função da comunicação em Libras.
Nesta etapa a coleta de dados será mediante a filmagem das aplicações, as produções dos alunos bem como o diário de campo da pesquisadora. Ainda, a realização uma entrevista com a professora titular da turma e outra com a Coordenadora dos Anos Iniciais da escola, sobre o desenvolvimento da pesquisa como um todo.
Os dados coletados serão descritos e analisados à luz do referencial teórico estudado.

Referências
BUENO, R. R. B. Ensino de matemática para alunos surdos. Curitiba, PR: Appris, 2021.
FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilinguismo. 6. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2012.
MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba, OS: CRV, 2021.
NOGUEIRA, C. M. I. (Org.). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba, PR: CRV, 2013.
NOGUEIRA, C. M. I.; BORGES, F. A. (Orgs.). Surdez, inclusão e matemática – Volume II. Curitiba, PR: CRV, 2023.
QUADROS, R. M. Libras. São Paulo, SP: Parábola, 2019.
ROSADO, L. A. S.; TAVEIRA, C. C. Gramática visual para os vídeos digitais em língua de sinais [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro, RJ: INES, 2022.
SILVA, M. C. A. Os surdos e as notações numéricas. Maringá, PR: Eduem, 2010.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Indicadores, Metas e Resultados

A pesquisa pretende contribuir com o aprendizado da Matemática dos estudantes surdos, diretamente em sua língua de instrução, a Libras, a partir do uso dos vídeos do MathLibras incluídos em uma Sequência Didática. A proposta é mostrar a partir de um exemplo de SD a possibilidade de exploração dos vídeos do MathLibras (ou de qualquer outro canal nesta área), considerando a visualidade da Libras e do ensino da Matemática e, ainda, dos processos de aprendizagem do aluno surdo.
Ainda, auxiliar na formação do professor que ensina Matemática em sala de aula, na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva, mostrando alternativas complementares para o uso de vídeos.

Propomos como metas:
• Realizar a pesquisa bibliográfica sobre a temática, conforme descrito na Fase 1, em seu primeiro momento.
• Estudar o referencial teórico proposto, conforme descrito na Fase 1, em seu segundo momento.
• Realizar reuniões com a equipe da Escola Alfredo Dub.
• Produzir a Sequência Didática, conforme descrito na Fase 2, em seu primeiro momento.
• Aplicar a Sequência Didática aos alunos surdos da Escola Alfredo Dub, conforme descrito na Fase 2, em seu segundo momento.
• Analisar os resultados dessa aplicação.

Ao final da realização da pesquisa, esperamos os seguintes resultados:
• Disponibilizar a Sequência Didática no site do MathLibras.
• Produzir artigos para periódicos, sendo no mínimo um com Qualis A3 ou superior.
• Socializar os resultados com pesquisadores e professores da área, da Escola Alfredo Dub, da UFPel e de outras instituições.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HENIANE PASSOS ALEIXO
João Carlos Pereira de Moraes
MAGDA JOSIELI SOUZA DE SOUZA
MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO
MONICA MENDES GARCIA
Thais Philipsen Grutzmann16

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