Nome do Projeto
Podcasts como estratégia para divulgação e discussão das teorias pós-críticas na pós-modernidade: questões de interseccionalidades, assistência estudantil, Universidade e Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/02/2024 - 26/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto tem como intuito promover novas estratégias para divulgação e discussão das teorias pós-críticas no contexto da pós-modernidade, com enfoque às questões de interseccionalidades, assistência estudantil, Universidade e Educação. Neste viés, destacam-se as questões de gênero, sexualidade, feminismo, questões étnico-raciais, sociais e de assistência estudantil, considerados ainda os pressupostos do pós-estruturalismo, do pós-colonialismo, do Multiculturalismo, os Estudos Culturais, a Teoria Queer, dentre outras perspectivas. O projeto constitui-se na realização de podcasts onde serão discutidas as temáticas pertinentes à proposta.
Objetivo Geral
- Promover novas estratégias para divulgação e discussão das teorias pós-críticas no contexto da pós-modernidade, com enfoque às questões de interseccionalidades, assistência estudantil, Universidade e Educação;
- Instigar novas formas de se pensar o Currículo, a Assistência Estudantil, a Universidade e a Educação a partir das perspectivas pós-criticas;
- Impulsionar reflexões pertinentes ao contexto da formação de professores e gestão educacional a partir das perspectivas pós-criticas.
- Instigar novas formas de se pensar o Currículo, a Assistência Estudantil, a Universidade e a Educação a partir das perspectivas pós-criticas;
- Impulsionar reflexões pertinentes ao contexto da formação de professores e gestão educacional a partir das perspectivas pós-criticas.
Justificativa
Destacando-se a crescente relevância das ferramentas de mídias audiovisuais na internet e sua popularização, principalmente a partir da difusão do uso de smartphones e do consumo de programas temáticos em aplicativos de streaming de áudio, parece relevante a utilização destes meios como
(ciber)espaços de produção/promoção de saberes.
Neste sentido, este projeto se justifica na necessidade e relevância de se colocar em questão as emergentes perspectivas pós-críticas, implicadas em novas possibilidades de se pensar o Currículo, a Assistência Estudantil, a Universidade e a Educação, bem como na necessidade de impulsionar estratégias didático-pedagógicas diversificadas relacionadas a formação de professores e gestão educacional, que considerem as questões de gênero, sexualidade, feminismo, questões étnico-raciais, sociais e de assistência estudantil, considerados ainda os pressupostos do pós-estruturalismo, do pós-colonialismo, do Multiculturalismo, os Estudos Culturais, a Teoria Queer, dentre outras perspectivas.
(ciber)espaços de produção/promoção de saberes.
Neste sentido, este projeto se justifica na necessidade e relevância de se colocar em questão as emergentes perspectivas pós-críticas, implicadas em novas possibilidades de se pensar o Currículo, a Assistência Estudantil, a Universidade e a Educação, bem como na necessidade de impulsionar estratégias didático-pedagógicas diversificadas relacionadas a formação de professores e gestão educacional, que considerem as questões de gênero, sexualidade, feminismo, questões étnico-raciais, sociais e de assistência estudantil, considerados ainda os pressupostos do pós-estruturalismo, do pós-colonialismo, do Multiculturalismo, os Estudos Culturais, a Teoria Queer, dentre outras perspectivas.
Metodologia
Caracterização da proposta: este projeto unificado está dentro de uma proposta de extensão, buscando uma aproximação entre os conhecimentos discutidos nas perspectivas pós-críticas e os múltiplos contextos sociais, permitindo a divulgação e difusão dos saberes para além do âmbito institucional da Universidade.
Modos de ação: Propõe-se a gravação e divulgação de podcasts quinzenais, de acordo com as temáticas relacionadas.
Serão construídos roteiros a partir de eixos problematizadores, os quais destacam-se:
- questões de gênero, sexualidade e feminismo;
- questões étnico-raciais, sociais e de assistência estudantil;
- pós-estruturalismo, pós-colonialismo, Multiculturalismo, Estudos Culturais, Teoria Queer;
- Outros eixos emergentes.
Os podcasts poderão ter duração entre 20 a 50 minutos a depender da temática abordada, roteiro, discussões propostas e interação entre os participantes da gravação.
Modos de ação: Propõe-se a gravação e divulgação de podcasts quinzenais, de acordo com as temáticas relacionadas.
Serão construídos roteiros a partir de eixos problematizadores, os quais destacam-se:
- questões de gênero, sexualidade e feminismo;
- questões étnico-raciais, sociais e de assistência estudantil;
- pós-estruturalismo, pós-colonialismo, Multiculturalismo, Estudos Culturais, Teoria Queer;
- Outros eixos emergentes.
Os podcasts poderão ter duração entre 20 a 50 minutos a depender da temática abordada, roteiro, discussões propostas e interação entre os participantes da gravação.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com a proposta apresentada neste projeto ampliar o cenário de oportunidades de acesso às discussões e produções relativas às
perspectivas pós-críticas no âmbito da Educação.
perspectivas pós-críticas no âmbito da Educação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | 6 | ||
CHRISTIAN PERES DA COSTA | |||
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 6 | ||
JESSICA URRUTIA PEREIRA |