Nome do Projeto
Avanços em Engenharia de Pós-Colheita de Produtos Agrícolas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/04/2024 - 07/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O Brasil tem se destacado como um dos principais produtores mundiais de produtos agrícolas. O aumento demográfico tem tornado crescente a demanda por alimentos, assim faz-se necessário estudos para a diminuição de perdas na pós-colheita, otimização nos processos agroindustriais e maximização da qualidade final dos produtos. Dentre os produtos agrícolas objetos de estudo, os grãos e seus subprodutos apresentam grande relevância neste projeto.

Objetivo Geral

Este projeto apresenta três objetivos principais: (1) Caracterização físico-química de matérias primas agrícolas, incluindo a determinação de propriedades físicas, mecânicas, térmicas, elétricas e aerodinâmicas; (2) Tecnologias de secagem e armazenamento para melhorar a qualidade dos produtos agrícolas; e (3) Estudos de operações de beneficiamento e processamento de produtos agrícolas, especialmente grãos e derivados.

Justificativa

A implantação e o aprimoramento de tecnologias emergentes que buscam preservar a qualidade das matérias primas agrícolas é de suma importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos. Embora tenha ocorrido um avanço significativo nos últimos anos na geração de pesquisas e conhecimento no setor agrícola, nota-se ainda uma carência por informações sobre beneficiamento e propriedades de engenharia, tanto em culturas tradicionais, como arroz, feijão, soja e milho e ainda mais em culturas menos tradicionais. Neste sentido, o Laboratório de Engenharia de Pós-colheita de produtos agrícolas tem desenvolvido pesquisas que contribuem na formação de recursos humanos, geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico.

Metodologia

Cada ação de pesquisa, de extensão e de ensino tem metodologia específica.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores pode-se citar: (1) a quantidade das publicações científicas e participação de eventos da área; (2) o fator de impacto das publicações científicas; e (3) o número estudantes orientados. Com relação as metas, pretende-se realizar anualmente quatro projetos de pesquisa e publicar em eventos e revistas científicas pelo menos 4 trabalhos/artigos. Como resultados, espera-se que ocorra o desenvolvimento tecnológico e a qualificação de estudantes e profissionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO2
KATHLLEN CAVALLI DI PAOLO
RAFAEL SCHMECHEL SELL
RICARDO SCHERER POHNDORF9
TAIANE CAROLINE CANDIDO
THAIS RUTZ

Página gerada em 21/11/2024 22:19:07 (consulta levou 0.216564s)