Nome do Projeto
MUNDO SECRETO DOS PARASITOS: OFICINAS LÚDICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PARASITOSES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PELOTAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/08/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
As parasitoses constituem um sério problema de saúde pública e estão entre os patógenos que mais acometem os seres humanos, sendo importantes causas de morbidade e mortalidade entre crianças e em indivíduos imunocomprometidos (KUMAR et al., 2017). Infecções causadas por parasitos intestinais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo, e como consequência causam diversas enfermidades em aproximadamente 880 milhões de indivíduos. As distribuições geográficas e espaciais dos parasitos sofrem variações de acordo com a região, clima, condições de saneamento básico, nível socioeconômico e hábitos de higiene (WHO, 2018). Dessa forma, a participação da Universidade pode contribuir na busca da melhoria e/ou soluções para diversos problemas sociais, seja pelo ensino, pesquisa e ações extensionistas (MACIEL, 2010). A maior dificuldade observada no contexto populacional está relacionada à escassez de informações em relação à disseminação, transmissão e profilaxia das parasitoses. Ações que aproximem a sociedade desses conhecimentos são importantes para futuros programas e suas aplicações, de profilaxia e combate. Diante disto, a extensão universitária é fundamental para o acesso democrático ao conhecimento (DIAS et al., 2014). Neste projeto, alunos da disciplina de Parasitologia serão convidados a desenvolver um projeto de extensão construção de um museu parasitológico utilizando massa de modelagem nas escolas da rede municipal de Pelotas.

Objetivo Geral

O presente estudo tem como objetivo promover ações com ênfase na Educação para a Saúde em escolas do ensino fundamental do município de Pelotas-RS, a respeito de parasitoses comumente existentes na comunidade, bem como suas principais formas de prevenção de maneira lúdica e evidenciando o papel de protagonismo nos discentes.

Justificativa

Doenças parasitárias acometem, principalmente, crianças em idade escolar devido ao amadurecimento do sistema imune, pouco conhecimento sobre os princípios básicos de higiene (como o hábito de lavar as mãos) e por estarem mais expostas aos parasitos, estando suscetíveis às infecções e a reinfecções (BOEIRA et al., 2010).
A transmissão de parasitos é influenciada, principalmente, pelos hábitos de higiene do indivíduo e a prevenção é a melhor forma de evitar a infecção. Sendo assim, práticas educacionais relacionadas à saúde, inseridas no ambiente escolar, podem melhorar o conhecimento da população sobre os fatores de risco que levam a essas infecções (LIMA et al., 2017).

Metodologia

Inicialmente, os alunos dos cursos de graduação farão uma breve pesquisa sobre as principais parasitoses incidentes no munícipio de Pelotas-RS através da coleta e análise de amostras (água, fezes, ectoparasitos, plantas e vegetais) em laboratório de Parasitologia na UFPEL. Após, o levantamento parasitológico, os alunos delimitarão a(s) área(s) de incidência a ser(em) integrada(s) ao projeto.
As escolas municipais pertencentes a(s) área(s) de maior incidência serão convidadas pela professora e alunos de graduação a participar do projeto extensionista. Inicialmente será oferecida uma palestra expositiva-informativa sobre educação em saúde e parasitoses de relevância do município, onde serão abordados os seguintes temas: 1. “O que são parasitas?”; 2. “Como contraímos as parasitoses?”; 3. “Quais as formas de prevenção”. Neste momento, perguntas reflexivas serão indagadas aos alunos das escolas a fim de mensurar o nível de conhecimento sobre as doenças parasitárias.
Ao longo dos encontros, os alunos das escolas serão convidados a participar de oficinas que envolvem observação microscópica de parasitos, confecção de diferentes jogos lúdicos (Ex: memória, tabuleiro, cartas, imagem-ação) e construção de folders educativos que retratem os parasitas e as orientações em saúde parasitológica para que os alunos possam levar às orientações quanto aos métodos de profilaxia para suas residências e apliquem as atividades juntamente com seus familiares.
Além disso, os alunos serão conduzidos a criar uma “Coleção Parasitológica” utilizando materiais recicláveis e modelagem artística, mimetizando os parasitos abordados. Ao final dos encontros, os alunos das escolas responderão a um questionário sobre a relevância das atividades realizadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Através deste projeto espera-se desenvolver uma reflexão crítica dos estudantes das escolas municipais sobre as parasitoses de maior incidência de sua região. Além disso, pretende-se desenvolver ações de informação, prevenção e controle parasitológicos no município de Pelotas - RS.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ QUIRINO ZANATTA
EDUARDA PACKOWSKI BRAGA
JAQUELINE IEPSEN
LEDA MARGARITA CASTANO BARRIOS4
LUIS PAULO HENRIQUES RODRIGUES DA SILVA
NATHIELI BIANCHIN BOTTARI2
YNDIARA BORGES SOBROSA

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