Nome do Projeto
MUNDO SECRETO DOS PARASITOS: OFICINAS LÚDICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PARASITOSES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PELOTAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/08/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
As parasitoses constituem um sério problema de saúde pública e estão entre os patógenos que mais acometem os seres humanos, sendo importantes causas de morbidade e mortalidade entre crianças e em indivíduos imunocomprometidos (KUMAR et al., 2017).
Infecções causadas por parasitos intestinais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo, e como consequência causam diversas enfermidades em aproximadamente 880 milhões de indivíduos. As distribuições geográficas e espaciais dos parasitos sofrem variações de acordo com a região, clima, condições de saneamento básico, nível socioeconômico e hábitos de higiene (WHO, 2018).
Dessa forma, a participação da Universidade pode contribuir na busca da melhoria e/ou soluções para diversos problemas sociais, seja pelo ensino, pesquisa e ações extensionistas (MACIEL, 2010). A maior dificuldade observada no contexto populacional está relacionada à escassez de informações em relação à disseminação, transmissão e profilaxia das parasitoses. Ações que aproximem a sociedade desses conhecimentos são importantes para futuros programas e suas aplicações, de profilaxia e combate. Diante disto, a extensão universitária é fundamental para o acesso democrático ao conhecimento (DIAS et al., 2014). Neste projeto, alunos da disciplina de Parasitologia serão convidados a desenvolver um projeto de extensão construção de um museu parasitológico utilizando massa de modelagem nas escolas da rede municipal de Pelotas.
Objetivo Geral
O presente estudo tem como objetivo promover ações com ênfase na Educação para a Saúde em escolas do ensino fundamental do município de Pelotas-RS, a respeito de parasitoses comumente existentes na comunidade, bem como suas principais formas de prevenção de maneira lúdica e evidenciando o papel de protagonismo nos discentes.
Justificativa
Doenças parasitárias acometem, principalmente, crianças em idade escolar devido ao amadurecimento do sistema imune, pouco conhecimento sobre os princípios básicos de higiene (como o hábito de lavar as mãos) e por estarem mais expostas aos parasitos, estando suscetíveis às infecções e a reinfecções (BOEIRA et al., 2010).
A transmissão de parasitos é influenciada, principalmente, pelos hábitos de higiene do indivíduo e a prevenção é a melhor forma de evitar a infecção. Sendo assim, práticas educacionais relacionadas à saúde, inseridas no ambiente escolar, podem melhorar o conhecimento da população sobre os fatores de risco que levam a essas infecções (LIMA et al., 2017).
A transmissão de parasitos é influenciada, principalmente, pelos hábitos de higiene do indivíduo e a prevenção é a melhor forma de evitar a infecção. Sendo assim, práticas educacionais relacionadas à saúde, inseridas no ambiente escolar, podem melhorar o conhecimento da população sobre os fatores de risco que levam a essas infecções (LIMA et al., 2017).
Metodologia
Inicialmente, os alunos dos cursos de graduação farão uma breve pesquisa sobre as principais parasitoses incidentes no munícipio de Pelotas-RS através da coleta e análise de amostras (água, fezes, ectoparasitos, plantas e vegetais) em laboratório de Parasitologia na UFPEL. Após, o levantamento parasitológico, os alunos delimitarão a(s) área(s) de incidência a ser(em) integrada(s) ao projeto.
As escolas municipais pertencentes a(s) área(s) de maior incidência serão convidadas pela professora e alunos de graduação a participar do projeto extensionista. Inicialmente será oferecida uma palestra expositiva-informativa sobre educação em saúde e parasitoses de relevância do município, onde serão abordados os seguintes temas: 1. “O que são parasitas?”; 2. “Como contraímos as parasitoses?”; 3. “Quais as formas de prevenção”. Neste momento, perguntas reflexivas serão indagadas aos alunos das escolas a fim de mensurar o nível de conhecimento sobre as doenças parasitárias.
Ao longo dos encontros, os alunos das escolas serão convidados a participar de oficinas que envolvem observação microscópica de parasitos, confecção de diferentes jogos lúdicos (Ex: memória, tabuleiro, cartas, imagem-ação) e construção de folders educativos que retratem os parasitas e as orientações em saúde parasitológica para que os alunos possam levar às orientações quanto aos métodos de profilaxia para suas residências e apliquem as atividades juntamente com seus familiares.
Além disso, os alunos serão conduzidos a criar uma “Coleção Parasitológica” utilizando materiais recicláveis e modelagem artística, mimetizando os parasitos abordados. Ao final dos encontros, os alunos das escolas responderão a um questionário sobre a relevância das atividades realizadas.
As escolas municipais pertencentes a(s) área(s) de maior incidência serão convidadas pela professora e alunos de graduação a participar do projeto extensionista. Inicialmente será oferecida uma palestra expositiva-informativa sobre educação em saúde e parasitoses de relevância do município, onde serão abordados os seguintes temas: 1. “O que são parasitas?”; 2. “Como contraímos as parasitoses?”; 3. “Quais as formas de prevenção”. Neste momento, perguntas reflexivas serão indagadas aos alunos das escolas a fim de mensurar o nível de conhecimento sobre as doenças parasitárias.
Ao longo dos encontros, os alunos das escolas serão convidados a participar de oficinas que envolvem observação microscópica de parasitos, confecção de diferentes jogos lúdicos (Ex: memória, tabuleiro, cartas, imagem-ação) e construção de folders educativos que retratem os parasitas e as orientações em saúde parasitológica para que os alunos possam levar às orientações quanto aos métodos de profilaxia para suas residências e apliquem as atividades juntamente com seus familiares.
Além disso, os alunos serão conduzidos a criar uma “Coleção Parasitológica” utilizando materiais recicláveis e modelagem artística, mimetizando os parasitos abordados. Ao final dos encontros, os alunos das escolas responderão a um questionário sobre a relevância das atividades realizadas.
Indicadores, Metas e Resultados
Através deste projeto espera-se desenvolver uma reflexão crítica dos estudantes das escolas municipais sobre as parasitoses de maior incidência de sua região. Além disso, pretende-se desenvolver ações de informação, prevenção e controle parasitológicos no município de Pelotas - RS.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRIZ QUIRINO ZANATTA | |||
EDUARDA PACKOWSKI BRAGA | |||
JAQUELINE IEPSEN | |||
LEDA MARGARITA CASTANO BARRIOS | 4 | ||
LUIS PAULO HENRIQUES RODRIGUES DA SILVA | |||
NATHIELI BIANCHIN BOTTARI | 2 | ||
YNDIARA BORGES SOBROSA |