Nome do Projeto
Jovens Rurais construindo e ressignificando identidades: contextos rurais e urbanos.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 22/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A população rural, nas últimas décadas, vem sofrendo alterações significativas do seu papel no desenvolvimento do campo, no Brasil. O setor agrícola familiar tem assumido funções ligadas ao abastecimento alimentar, além de cumprir outras tarefas relacionadas à garantia da preservação de espécies animais e vegetais, manutenção de paisagens, conservação da biodiversidade, sendo, ainda, responsável por parte significativa das
dinâmicas rurais e de articulação rural-urbano. Além desta gama de responsabilidades, exerce ainda um papel de destaque na manutenção de um modo de vida peculiar, que possibilita uma relação positiva com os recursos naturais, promovendo a garantia da reprodução das famílias e das gerações subsequentes no campo. No caso específico da agricultura familiar, parcela importante deste contingente é representada pela juventude
rural, que sofre com a vulnerabilidade aos processos de mudança dos sistemas de produção agropecuário, do estilo de vida rural, enfrentando,
ainda, desigualdades nas condições de trabalho. Este panorama leva, em alguns casos, a juventude rural a tomar decisões que afetarão a reprodução social das famílias rurais, através do processo migratório, podendo assim, inclusive, quebrar os antigos mecanismos de hereditariedade.
O êxodo rural, por si só, tem se tornado um fenômeno limitante na manutenção da população rural, impulsionado pela redução da taxa de natalidade e pelo acelerado processo de envelhecimento da população. A situação se agrava ainda mais quando a migração é seletiva. Desde a década de 1970, o abandono da população jovem feminina foi superior à masculina (CAMARANO; ABRAMOVAY, 1998). Além disso, pode-se constatar a manutenção de baixos índices de escolaridade.
O estudo de Stropasolas (2006, p.17), sobre a juventude rural, revela que “as desigualdades de gênero, as relações sociais geracionais, os padrões culturais associados aos problemas estruturais ainda não resolvidos nos espaços rurais, geram a invisibilidade, a exclusão e a mobilização da juventude rural”.
Com base nesta breve descrição, pretende-se, neste projeto, compreender o universo de estabelecimentos rurais do entorno da área de atuação da Universidade Federal de Pelotas, com ênfase nos jovens rurais, analisando a construção de suas identidades e suas expectativas em relação ao futuro profissional, dentro ou fora dos estabelecimentos rurais.
Objetivo Geral
Identificar, em estabelecimentos, escolas ou coletivos rurais, no município de Pelotas ou no entorno da Universidade Federal de Pelotas jovens rurais e os significados do rural e do urbano na construção dos seus projetos de vida e de trabalho.
Específicos:
1. Promover diálogos entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, sobre temas relacionados ao universo rural.
2. Entender o que é ser um jovem rural, na visão dos jovens agricultores e agricultoras;
3. Compreender as razões que tornam o meio rural como um lugar de vida e de trabalho, para homens e mulheres;
4. Investigar se a garantia de acesso ao atual modelo de educação no campo estimula o interesse dos jovens em realizar os seus projetos de vida no meio rural;
5. Organizar um evento, envolvendo a participação de jovens rurais, EMATER, escolas, movimentos sociais buscando discutir o protagonismo dos jovens nas atividades da Unidade de Produção Familiar, na comunidade e na sociedade como um todo.
6. Identificar no evento, subsídios que estimulem a participação e reflexão dos acadêmicos do curso de geografia e da disciplina de Juventude Rural no espaço geográfico, que contribuam para a elaboração, execução, publicação e divulgação de futuras pesquisas.
Específicos:
1. Promover diálogos entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, sobre temas relacionados ao universo rural.
2. Entender o que é ser um jovem rural, na visão dos jovens agricultores e agricultoras;
3. Compreender as razões que tornam o meio rural como um lugar de vida e de trabalho, para homens e mulheres;
4. Investigar se a garantia de acesso ao atual modelo de educação no campo estimula o interesse dos jovens em realizar os seus projetos de vida no meio rural;
5. Organizar um evento, envolvendo a participação de jovens rurais, EMATER, escolas, movimentos sociais buscando discutir o protagonismo dos jovens nas atividades da Unidade de Produção Familiar, na comunidade e na sociedade como um todo.
6. Identificar no evento, subsídios que estimulem a participação e reflexão dos acadêmicos do curso de geografia e da disciplina de Juventude Rural no espaço geográfico, que contribuam para a elaboração, execução, publicação e divulgação de futuras pesquisas.
Justificativa
A construção deste projeto busca proporcionar aos alunos da disciplina de Juventude Rural no Espaço Geográfico e interessados no tema, maior ambientação com
literaturas deste universo, aprofundando o aprendizado do conteúdo programático, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem como um todo.
Além disso, pretende oportunizar aos discentes a experiência no processo de integração da comunidade acadêmica com estabelecimentos rurais
de Pelotas, ou limítrofes.
literaturas deste universo, aprofundando o aprendizado do conteúdo programático, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem como um todo.
Além disso, pretende oportunizar aos discentes a experiência no processo de integração da comunidade acadêmica com estabelecimentos rurais
de Pelotas, ou limítrofes.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica; observação participante; entrevistas semi-estruturadas.
Indicadores, Metas e Resultados
O envolvimento dos acadêmicos neste projeto contribuirá na sua formação e na construção de diálogos com os estabelecimentos rurais;
A realização do trabalho poderá resultar na divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração entre os acadêmicos dos
cursos de geografia, agronomia, ciências sociais, medicina veterinária e zootecnia, na troca de saberes com os agricultores;
A inserção dos acadêmicos em práticas extensionistas demandadas pelos estabelecimentos rurais.
A participação no projeto, pode contribuir no acumulo de experiências com a investigação científica, elaboração de vídeo documentário, produção de relatórios técnicos, essenciais
para a elaboração dos trabalhos de conclusão de cursos previstos nos seus respectivos PPC´s.
A realização do trabalho poderá resultar na divulgação da produção acadêmico-científica, contribuindo para a integração entre os acadêmicos dos
cursos de geografia, agronomia, ciências sociais, medicina veterinária e zootecnia, na troca de saberes com os agricultores;
A inserção dos acadêmicos em práticas extensionistas demandadas pelos estabelecimentos rurais.
A participação no projeto, pode contribuir no acumulo de experiências com a investigação científica, elaboração de vídeo documentário, produção de relatórios técnicos, essenciais
para a elaboração dos trabalhos de conclusão de cursos previstos nos seus respectivos PPC´s.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BERENICE MARQUES DE CARVALHO | |||
BETINA KÖNZGEN RÖPKE | |||
BRUNA RODRIGUES DA SILVA | |||
DÉBORA AZEVEDO WERHLI | |||
EDILMA FERNANDES DA SILVA | 1 | ||
ELIZA JANKE HARTER | |||
EZEQUIEL MELLER DAL FORNO | |||
FRANCISCO CARLOS SOARES DITTGEN JÚNIOR | |||
GILDA RODRIGUES DUARTE | |||
GLAUBER MARTINS NIEMEIER | |||
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA | 1 | ||
JOANA TRAPP JUNG DE SOUZA | |||
LEONARDO DUARTE PORTO | |||
LUCAS ZUGE | |||
LUIANA HUBNER PEGLOW | |||
MARIA CLARA MACEDO DE FREITAS | |||
MARIA REGINA CAETANO COSTA | 3 | ||
MARIELEN PRISCILA KAUFMANN | 1 | ||
MATEUS SILVA DA ROSA | |||
MONICA KLUG BORGES | |||
PEDRO HENRIQUE SOARES RAUPP | |||
SANDI XAVIER MANCILIA | |||
TIAGO ESPEDITO CORREA DANOWSKI |