Nome do Projeto
LETRAMENTOS ACADÊMICOS E LETRAMENTOS DIGITAIS: INTERFACES
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/02/2024 - 23/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto de pesquisa busca investigar a interface entre letramentos digitais e letramentos acadêmicos. Para tanto, considera três objetivos específicos, a saber: a) Cartografar pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais que tratam da interface entre letramentos digitais e letramentos acadêmicos; b) Mapear tecnologias digitais para letramentos acadêmicos; c) Examinar as tecnologias digitais mapeadas anteriormente, a fim de identificar suas possibilidades e limitações quanto aos letramentos acadêmicos. Espera-se que, ao final do presente projeto, tenha sido possível criar maior inteligibilidade sobre a interface entre letramentos digitais e letramentos acadêmicos, a partir de um conjunto de pesquisas realizadas sobre o tema em questão.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é investigar a interface entre letramentos digitais e letramentos acadêmicos.
Justificativa
Por um lado, entende-se que as tecnologias digitais podem facilitar determinadas ações e rotinas no âmbito universitário. Por outro lado, também podem acarretar implicações éticas incomensuráveis ao ambiente universitário, a exemplo do uso de inteligência artificial para a prática de plágio. Entende-se que cabe aos profissionais da linguagem, antes de assumir uma postura imediatamente reativa ou excessivamente entusiasta quanto ao uso dessas tecnologias na esfera universitária, investigar seus reais benefícios e limitações no que se refere às práticas de letramentos acadêmicos. Assim, o presente projeto se justifica pela necessidade de pesquisas relacionadas ao papel das tecnologias no ambiente universitário.
Metodologia
No que diz respeito à metodologia, este projeto se alinha à proposta de uma cartografia complexa (Costa; Pellanda; Fialho, 2022), considerando a natureza qualitativa e transdisciplinar das pesquisas que serão desenvolvidas. Na perspectiva da cartografia complexa, não há uma rota fixa de pesquisa a ser seguida, mas um caminho que é construído no fluxo da própria investigação. Assim, embora o projeto tenha em mente alguns procedimentos metodológicos e instrumentos de geração de dados, não necessariamente se restringe às possibilidades descritas. Dessa forma, para a cartografia de pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais sobre a interface entre letramentos digitais e letramentos acadêmicos, pretende-se utilizar plataformas online dedicadas à catalogação e ao armazenamento de pesquisas acadêmicas (artigos, dissertações, teses, etc.), explorando o sistema de metadados adotado por essas ferramentas (palavras-chave, filtros de busca, entre outros). Para o mapeamento de tecnologias digitais voltadas aos letramentos acadêmicos, espera-se recorrer à bibliografia selecionada na etapa anterior, bem como a questionários implementados com docentes e discentes da universidade sobre o uso de tecnologias digitais no contexto dos letramentos acadêmicos. Além desses procedimentos metodológicos e respectivos instrumentos de geração de dados, outros poderão, ainda, surgir no decorrer do projeto, conforme indica a proposta de uma cartografia complexa de pesquisa (Costa; Pellanda; Fialho, 2022).
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que, ao final do presente projeto, tenha sido possível criar maior inteligibilidade sobre a interface entre letramentos digitais e letramentos acadêmicos, a partir de um conjunto de pesquisas realizadas sobre o tema em questão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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AMANDA DE MORAES MACHADO | |||
AMANDA DE MORAES MACHADO | |||
ANDRÉ FIRPO BEVILÁQUA | 4 |