Nome do Projeto
Fotografia para todos: site interativo da Fototeca Memória da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2024 - 21/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Comunicação
Linha de Extensão
Inovação tecnológica
Resumo
A Fototeca Memória da UFPel surgiu como um projeto vinculado ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, da Universidade Federal de Pelotas. Em seguida, pela proposta de ser uma ação de conservação de acervos, gerou a primeira disciplina de Conservação de Acervos Fotográficos do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, também da UFPel. Na sequência, cresceu em acervo e número de colaboradores e apresentou-se como um dos ateliers do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados. O crescimento ocorreu sobre o espaço físico, participação de alunos, aquisição de acervos e infraestrutura de equipamentos (por projetos financiados, na sua maioria). Atualmente, é um laboratório de conservação de fotografias mantido pelo Departamento de Museologia, Conservação e Restauração do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Os acervos são sistematizados em diferentes ações que envolvem o trabalho de alunos dos Cursos de Museologia, Conservação e Restauração e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. A equipe de coordenação conta com professores e com a fotógrafa que dirige o laboratório. A principal interface de divulgação é o Site Fototeca Memória da UFPel. Apesar do título, o acervo é composto por coleções fotográficas de diversas naturezas e que não versam apenas sobre a história da universidade.

Objetivo Geral

Reunir, articular e ampliar a discussão sobre estudos acadêmicos de graduação e pós-graduação relativos à sistematização e preservação de acervos fotográficos em instituições de salvaguarda de coleções fotográficas, considerando a memória das instituições e a linearidade dos fatos ocorridos. Construir uma narrativa visual dos fatos ocorridos desde a consolidação da Universidade, considerando as unidades fundadoras da UFPel e suas respectivas coleções fotográficas. Disponibilizar o acesso as coleções fotográficas por meio de site próprio da Fototeca Memória da UFPel.

Justificativa

Estudos relativos à fotografia e memória que considerem significância para a salvaguarda de documentos fotográficos e, portanto, contribuam para preservação da história da UFPel insere esse projeto de extensão no campo de sistematização de acervos fotográficos conectando a construção de narrativas por meio da visualidade inerente ao registro fotográfico. E é nesse campo de estudo que o acervo fotográfico da Fototeca Memória da UFPel confere e reflete a multiplicidade de tempos e vozes da Universidade Federal de Pelotas que podem contribuir para uma compreensão maior da estruturação e consolidação da Universidade inserida na região sul do Brasil. Pesquisas oriundas desse inestimável acervo fotográfico parece ser uma boa maneira de analisar a memória da UFPel inserida no contexto nacional e os fenômenos relativos à consolidação do ensino público superior no país.
E nesse aspecto pesquisar os processos de sistematização de acervos fotográficos conectando as ações de sistematização de acervos fotográficos e a construção de narrativas por meio da visualidade que esse projeto de extensão prima por contribuir com a inesgotável compreensão do documento fotográfico aliando reflexões sobre fotografia e memória.
Ademais, este estudo poderá contribuir para a inesgotável compreensão intrínseca do documento fotográfico com memória, não necessariamente no tempo em que ele foi gerado, nem mesmo para o fim ou propósito de sua produção, mas no tempo em que se dá a ele um uso, no tempo estendido e no contínuo processo de significados oportunizados por sua essência memorial.

Metodologia

A metodologia empregada para o desenvolvimento desse projeto, está baseada nos princípios da sistematização de acervos fotográficos, os quais preconizam as ações de guarda, preservação e acesso aos conteúdos gerados. Para tal consideram-se teóricos que desenvolvem estudos e práticas cuja produção está inserida no campo de atuação desse projeto de extensão, entre os quais no campo dos acervos históricos Sérgio Burgi e no campo dos acervos nativos-digitais Millard Schisler, ambos do Instituto Moreira Salles (IMS). E em ambos os casos, os referidos autores desenvolvem pesquisa e prática sobre fotografias sobretudo no que se refere a gestão dos acervos institucionais.
Portanto, a metodologia será baseada no estudo de caso com base comparativa sobre os processos de sistematização de coleções fotográficas analógicas e nativo-digitais pertencentes a instituições que tenham como finalidade salvaguardar a memória das instituições. De caráter qualitativo, exploratório e documental iconográfico, tal metodologia será oportunizada pelo acesso direto às fontes, ou seja, as coleções fotográficas pertencentes à Fototeca.


Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com esse projeto contribuir para a produção de estudos acadêmicos relacionados a temática de fotografia, memória e gestão de acervos fotográficos. Estimular a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em eventos acadêmicos e a produção textual e publicações tais como: resumos, resumos expandidos, textos completos em anais e artigos. Além de oportunizar por meio das coleções fotográficas ali existentes o desenvolvimento de outros projetos de extensão vinculados a Fototeca, abrangendo desde a iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MENSCH ELTZ
DARLENE VILANOVA SABANY
FRANCISCA FERREIRA MICHELON1
JOSSANA PEIL COELHO
KATIA HELENA RODRIGUES DIAS2
LILIA WALTZER RODRIGUES
LIVIA TAVARES CAMPELLO
NATHALIA DA SILVA BENITO
RAYZA ROVEDA ATAIDES

Página gerada em 23/12/2024 10:54:32 (consulta levou 0.123161s)