Nome do Projeto
Atribuição causal da cárie dentária de crianças atendidas na Faculdade de Odontologia da UFPel na visão dos pais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/03/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A cárie é a doença crônica mais comum na infância, determinada por fatores biológicos, comportamentais, sociais e psicológicos, impacta negativamente na saúde da criança, podendo gerar consequências por toda a vida. Considerando a dependência que a criança tem de um adulto, estudos relatam a importância da influência de fatores psicossociais de pais e responsáveis nos desfechos em saúde bucal de seus filhos, principalmente, no surgimento da cárie. A atribuição causal é um modelo psicológico que busca avaliar como são percebidas as causas e atribuições para diversas condições de saúde sendo possível, a partir dessa interpretação, avaliar a percepção de causa e controle que o indivíduo tem sobre resultados em saúde, a qual influência na motivação para adoção de comportamentos em saúde. Portanto, presente estudo pretende avaliar a percepção de atribuição causal para não controle de comportamentos em saúde bucal de pais de crianças até 6 anos atendidos nas clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Estudo transversal. Os dados do presente estudo serão coletados através de um questionário estruturado aplicado aos pais das crianças até 6 anos atendidas nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFPel. Serão obtidos dados demográficos do pai/mãe da criança e da própria criança e dados da saúde geral. Também será obtido por meio de examinadores calibrados dados de cárie dentária da criança. O estudo irá analisar dois desfechos. O principal a “Atribuição Geral” que será analisado por meio de uma pergunta: “como o(a) senhor(a) classifica a saúde bucal do(a) seu(sua) filho(a)?” se Muito boa, Boa, Regular, Ruim ou Muito ruim. E em seguida: “a que fator causal atribui tal classificação?”. O segundo desfecho “atribuição para o não controle” será obtido por meio de 7 perguntas sobre controle de comportamentos em saúde bucal percebidos como interferentes no desenvolvimento da cárie. Para analisar os dados do estudo serão realizadas análises descritivas por meio de frequências absolutas e relativas, testes qui-quadrado ou Exato de Fischer e análise de regressão de Poisson bruta e ajustada por meio do software estatístico Jamovi. O Projeto será enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas-RS.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo é avaliar a perceção de controle e atribuição causal para cárie dentária, na visão dos pais sobre a saúde bucal de seus filhos com menores 6 anos de idade atendidos nas Clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

No presente projeto, a pesquisa da literatura consistiu em conhecer as teorias psicológicas já relacionadas com a saúde bucal, com o objetivo de analisá-las e selecionar o modelo adequado para medir autopercepção de responsabilidade, reconhecimento e controle sobre os desfechos em saúde bucal. Dos 41 artigos lidos integralmente, todos foram publicados entre os anos 1998 e 2023. Contendo amostras maioritariamente compostas por adultos jovens. A maioria dos estudos eram transversais, com a utilização de questionário e realizados no continente europeu. O modelo psicológico mais presente nos estudos foi o Modelo de Crenças em Saúde e Teoria do Comportamento Planejado, seguido da Teoria Salutogênica. Quase metade dos estudos avaliaram a saúde bucal por meio de exames de saúde bucal, como IPV e CPOD, os demais utilizam a autopercepção em saúde bucal.
Considerando a grande influência da percepção das causas de uma doença sobre como (e se) um indivíduo adota atitudes para reduzir o risco de desenvolvê-la, ou minimizar os seus danos, o modelo de atribuição causal é a teoria psicológica que mais expressa a análise das causas percebidas, senso de controle e responsabilidade dos indivíduos acerca da própria condição e de terceiros.
Diante dos resultados da revisão apresentada, que identificou apenas um estudo de saúde bucal abordando a teoria da atribuição causal em pacientes diabéticos, é importante, por meio de estudos exploratórios, conhecer os fatores que o indivíduo atribui para a condição atual de saúde bucal do seu filho, em especial para a cárie dentária, e destes fatores, identificar se os pais percebem ter ou não controle sobre a saúde bucal das crianças. Uma vez que os comportamentos apropriados de redução de risco são parcialmente determinados pelas atribuições causais, é possível, por meio do conhecimento dessas atribuições, diminuir a probabilidade de recorrências da doença através da redução de comportamentos de risco à saúde.

Metodologia

Tipo de estudo

Estudo transversal com os pais de crianças menores de 6 anos atendidos nas clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Critério de inclusão

Serão incluídas todas as crianças de até 6 anos que estejam agendadas para receber atendimento nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFPel e estejam acompanhadas por seu pai ou mãe.

Critério de exclusão

Serão excluídas do estudo as crianças de até 6 anos que estejam agendadas para receber atendimento nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFPel e acompanhadas por outros responsáveis e que o pai ou mãe não aceitem responder o questionário do estudo em outra consulta da criança ou por telefone.

Amostra do estudo

O tamanho da amostra foi calculado por meio do software OpenEPI©, com uma prevalência dos desfechos de 50%, alfa de 5%, beta=80% e 10% de perdas e recusas e 10% para análise multivariada, que serão necessárias 198 crianças.

Coleta de dados

Para a coleta dos dados do estudo será utilizado um questionário. Esse questionário será aplicado aos pais das crianças na sala de espera por entrevistadores treinados antes do atendimento dos pacientes nas clínicas da Faculdade de Odontologia. Serão obtidas informações demográficas dos pais da criança, dados de saúde geral e saúde bucal da criança.
(Apêndice A). A coleta de dados será durante o ano letivo da Faculdade de Odontologia da UFPel em 2024.

Treinamento dos entrevistadores do estudo

O treinamento dos entrevistadores do estudo para a aplicação do questionário acontecerá em duas etapas: A primeira etapa será a leitura de todas as perguntas do instrumento de coleta para identificar possíveis dúvidas e falhas na compreensão das perguntas que serão realizadas aos responsáveis das crianças. Na segunda etapa os pesquisadores farão simulações da aplicação do questionário entre os entrevistadores para verificar a forma como as perguntas estão sendo realizadas e minimizar possível viés do entrevistador e contabilização do tempo de preenchimento do questionário.


Exame Epidemiológico – Cárie dentária

Os exames de cárie dentária serão realizados por dentistas treinados e calibrados. Para avaliar cárie dentária será utilizado o índice CPO-D, seguindo os critérios recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1997). Para a dentição decídua será utilizado o índice ceo-d, representativo do número de dentes cariados (c), com extração indicada (e) e obturados (o), segundo a unidade dente. Para a dentição permanente o índice CPO-D, representativo do número de dentes cariados (C), com extração indicada ou extraídos (P) e obturados (O), segundo a unidade dente (OMS, 1997).
Para realização do exame será utilizada luvas de procedimento, máscara, gorro e kit clínico esterilizado contendo espelho clínico.
Em relação ao processo de treinamento e calibração, será realizado inicialmente um treinamento teórico com os examinadores discutindo os critérios do exame. Após, um treinamento prático com crianças da mesma idade e não participantes do estudo. Por fim, será realizada a calibração propriamente dita em crianças da mesma faixa-etária do estudo e não participantes do estudo. Esses dados serão digitados numa planilha no Microsoft Excel®, transferidas para o pacote estatístico Stata 12.0 e analisadas através de estatística Kappa para verificar a concordância intra e inter examinadores.

Desfecho do estudo

O presente estudo pretende analisar dois desfechos que estão relacionados às dimensões da teoria da atribuição causal proposta Weiner (1985), percebidas pelos responsáveis das crianças atendidas na Faculdade de Odontologia. Os desfechos estão descritos abaixo:


Desfecho principal - Atribuição causal
O principal desfecho será para verificar a atribuição causal dos pais relacionada ao controle de fatores associados à cárie no seu filho.
A partir do conhecimento sobre comportamentos que o pai/mãe percebem como interferentes no desenvolvimento de cárie na infância (desfecho secundário), será realizada a pergunta ”você se sente no controle desse comportamento com seu filho?” O pai/mãe terá que responder: Sim ou Não, e então a tribuição causal será obtida por meio da pergunta ”por que?” condicionada a todas as respostas ”Não”.

Desfecho secundário – Conhecimento
O desfecho secundário será para verificar o conhecimento que o pai/mãe tem sobre fatores biológicos e comportamentais que interferem no desenvolvimento de cárie na infância. Serão realizadas 7 perguntas, agrupadas de acordo com os tópicos: Dieta; Higiene bucal; Flúor; Acesso e Crenças (Apêndice 1). Para cada pergunta o pai/mãe terá que responder uma das 3 opções: Não; Sim; Não sei. Será considerado como critério de conhecimento positivo suficiente aqueles que considerarem corretamente 4 perguntas (mais de 50%) sobre os fatores como interferentes no desenvolvimento de cárie.

Variáveis de exposição do estudo
As variáveis de exposição do presente estudo estão descritas no quadro abaixo.
Do responsável da criança: Sexo; Cor da pele; Idade; Renda familiar; Estado Civil; Escolaridade; Número de filhos; ajuda de familiares para os cuidados com a criança
Tempo que passa com a criança; onde a criança passa maior parte do tempo
Da criança; Idade; Sexo; Status da consulta e autopercepção das condições saúde


Análise dos dados

Os dados serão analisados por meio do pacote estatístico Jamovi 2.3 (https/www.jamovi.org). Para o desfecho principal “Atribuição” - Serão realizadas análises descritivas por meio de frequências absolutas e relativas. Para o desfecho secundário “Conhecimento” - Inicialmente serão realizadas as análises descritivas por meio de frequências relativas e absolutas.
Para o desfecho secundário serão realizados testes qui-quadrado ou Exato de Fischer. Serão calculadas as razões de prevalência com intervalos de confiança de 95%. Para ajuste de potenciais fatores de confusão, será realizada análise multivariável, utilizando a técnica de regressão de Poisson. Serão mantidas no modelo todas as variáveis com p-valor menor ou igual a 0,2. Para todas as análises, será considerado um nível de significância de 5%.

Considerações Éticas

Para a obtenção dos dados, os responsáveis participantes do acompanhamento serão convidados antes do atendimento das crianças para participar da pesquisa. Após, será explicado ao responsável os objetivos da pesquisa e será solicitado que ele assine o termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE (Apêndice B) e que o menor assine o termo de Assentimento Livre e Esclarecido - TALE (Apêndice C). O termo será assinado em duas vias e o responsável irá receber uma cópia das informações do estudo e o contato do pesquisador responsável em caso de dúvida durante a pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se avaliar a situação de cárie dentária de todas as crianças menores de 6 anos que serão atendidas no primeiro e segundo semestres letivos de 2024 pela Unidade de Clinica Infantil II e Estágio em Clínica Infantil.

Espera-se encontrar mais de 50% das crianças com pelo menos um dente cariado, perdido ou obturado.

Espera-se que os pais que têm os filhos com maiores prevalências de cárie atribuam este fato as questões externas, como por exemplo dificuldade de frequentar os serviços de saúde bucal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE EMIDIO RIBEIRO SILVA5
DANIELA BRAGA DE AZAMBUJA
THAIS FREITAS FORMOZO TILLMANN
VITÓRIA VENZKE PINHEIRO

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