Nome do Projeto
Metodologias e práticas em conservação e restauração de obras em papel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 30/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto organiza atividades de ensino a serem desenvolvidas em dois semstres letivos no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Neste laboratório, sob a orientação de docentes e técnicos, abre-se a oportunidade aos discentes do curso de aprofundar conteúdos vistos nas disciplinas de Conservação e Restauração de obras em papel.
Objetivo Geral
Oportunizar aos discentes do Curso de Conservação e Restauração um espaço dinâmico de aprendizagem que possibilite analisar, estudar e executar as melhores práticas da Conservação e Restauração de bens culturais com suporte em papel.
Justificativa
O curso de Conservação e Restauração tem um forte viés prático, sendo importante disponibilizar aos alunos diversificadas oportunidades que resultem no desenvolvimento de habilidades e competências previstas no projeto pedagógico do curso. Neste sentido, a formação do profissional conservador-restaurador baseia-se na sólida integração dos conteúdos teóricos e o desenvolvimento de habilidades técnicas para realizar procedimentos de conservação e restauração em bens culturais.
O desenvolvimento dos alunos passa necessariamente pela execução de tais procedimentos no maior número possível de tipologias de obras, garantindo-se assim boas experiências, destreza manual e, consequentemente, maior segurança para a sua posterior atuação profissional.
A proposta do presente projeto de ensino é organizar no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel a continuidade de atividades práticas vistas nas disciplinas de Conservação e Restauração de Papel I e II. Abre-se assim a possibilidade aprofundar e sedimentar os conteúdos trabalhados nas disciplinas ou ainda, abordar novas questões e tratamentos nas diversas tipologias das obras em papel.
O desenvolvimento dos alunos passa necessariamente pela execução de tais procedimentos no maior número possível de tipologias de obras, garantindo-se assim boas experiências, destreza manual e, consequentemente, maior segurança para a sua posterior atuação profissional.
A proposta do presente projeto de ensino é organizar no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel a continuidade de atividades práticas vistas nas disciplinas de Conservação e Restauração de Papel I e II. Abre-se assim a possibilidade aprofundar e sedimentar os conteúdos trabalhados nas disciplinas ou ainda, abordar novas questões e tratamentos nas diversas tipologias das obras em papel.
Metodologia
A metodologia a ser aplicada é a organização das atividades de conservação e restauração aplicadas aos documentos e obras trazidos pelos alunos, visando aprofundar os conteúdos teóricos e práticos trabalhados nas disciplinas já cursadas. As etapas previstas são:
- Revisão biográfica sobre as tipologias das obras as rem tratadas;
- Análise e identificação das técnicas e materias das obras;
- Realização de testes e exames;
- Realização de diagnóstico e proposta de tratamentos;
- Execução dos tratamentos;
- Avaliação de resultados;
- Elaboração de relatório sobre o trabalho executado.
- Revisão biográfica sobre as tipologias das obras as rem tratadas;
- Análise e identificação das técnicas e materias das obras;
- Realização de testes e exames;
- Realização de diagnóstico e proposta de tratamentos;
- Execução dos tratamentos;
- Avaliação de resultados;
- Elaboração de relatório sobre o trabalho executado.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores a serem utilizado para avaliar o projeto são a quantidade de alunos a participarem e de obras a serem tratadas ao longo de dois semestres letivos. Tem-se como meta atender pelo menos dez alunos a cada semestre, nos períodos da tarde e da noite, em horários distintos da oferta das disciplinas obrigatórias. O principal resultado esperado é o desenvolvimento das habilidades e competências, tanto em relação às tomadas de decisões como à realização dos procedimentos de conservação e de restauração em obra em papel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILA BORGES COELHO | |||
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES | |||
DANIELLE CORREA DE CASTRO | |||
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA | |||
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY | |||
GISLAINE MOTA LESSA | |||
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ | |||
MAGDA VILLANOVA NUNES | 2 | ||
MARIA CELOI DA SILVA VOLZ | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 4 | ||
RUBENS IRIGON ATRIB | |||
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI | 4 |