Nome do Projeto
Metodologias e práticas em conservação e restauração de obras em papel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 30/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto organiza atividades de ensino a serem desenvolvidas em dois semstres letivos no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Neste laboratório, sob a orientação de docentes e técnicos, abre-se a oportunidade aos discentes do curso de aprofundar conteúdos vistos nas disciplinas de Conservação e Restauração de obras em papel.

Objetivo Geral

Oportunizar aos discentes do Curso de Conservação e Restauração um espaço dinâmico de aprendizagem que possibilite analisar, estudar e executar as melhores práticas da Conservação e Restauração de bens culturais com suporte em papel.

Justificativa

O curso de Conservação e Restauração tem um forte viés prático, sendo importante disponibilizar aos alunos diversificadas oportunidades que resultem no desenvolvimento de habilidades e competências previstas no projeto pedagógico do curso. Neste sentido, a formação do profissional conservador-restaurador baseia-se na sólida integração dos conteúdos teóricos e o desenvolvimento de habilidades técnicas para realizar procedimentos de conservação e restauração em bens culturais.
O desenvolvimento dos alunos passa necessariamente pela execução de tais procedimentos no maior número possível de tipologias de obras, garantindo-se assim boas experiências, destreza manual e, consequentemente, maior segurança para a sua posterior atuação profissional.
A proposta do presente projeto de ensino é organizar no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel a continuidade de atividades práticas vistas nas disciplinas de Conservação e Restauração de Papel I e II. Abre-se assim a possibilidade aprofundar e sedimentar os conteúdos trabalhados nas disciplinas ou ainda, abordar novas questões e tratamentos nas diversas tipologias das obras em papel.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada é a organização das atividades de conservação e restauração aplicadas aos documentos e obras trazidos pelos alunos, visando aprofundar os conteúdos teóricos e práticos trabalhados nas disciplinas já cursadas. As etapas previstas são:
- Revisão biográfica sobre as tipologias das obras as rem tratadas;
- Análise e identificação das técnicas e materias das obras;
- Realização de testes e exames;
- Realização de diagnóstico e proposta de tratamentos;
- Execução dos tratamentos;
- Avaliação de resultados;
- Elaboração de relatório sobre o trabalho executado.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores a serem utilizado para avaliar o projeto são a quantidade de alunos a participarem e de obras a serem tratadas ao longo de dois semestres letivos. Tem-se como meta atender pelo menos dez alunos a cada semestre, nos períodos da tarde e da noite, em horários distintos da oferta das disciplinas obrigatórias. O principal resultado esperado é o desenvolvimento das habilidades e competências, tanto em relação às tomadas de decisões como à realização dos procedimentos de conservação e de restauração em obra em papel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA BORGES COELHO
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES
DANIELLE CORREA DE CASTRO
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY
GISLAINE MOTA LESSA
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ
MAGDA VILLANOVA NUNES2
MARIA CELOI DA SILVA VOLZ
MIRELLA MORAES DE BORBA4
RUBENS IRIGON ATRIB
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI4

Página gerada em 23/11/2024 05:59:55 (consulta levou 0.116721s)