Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Ancestralidade no cuidado à saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A ancestralidade nas ciências da saude ainda e um campo a ser resgatado. Trata-se de grupo de estudo que tem como objetivo dialogar sobre a ancestralidade no cuidado a saude considerando seus aspectos teóricos e práticos. Para desenvolve-lo será ofertado encontros com periodicidade mensal na Faculdade de Enfermagem. Os participantes serão docentes, estudantes de graduação e pós graduação, e servidores técnicos- administrativos em educação da UFPel. A dinâmica de cada encontro ocorrera mediante a formação de uma roda de conversa, com leitura e dialogo de livros clássicos e artigos sobre a ancestralidade no cuidado a saude. Também será construído materiais informativos sobre o tema e um encontro de saberes ancestrais. Trata-de de um espaço de valorização dos saberes de cada um dos envolvidos, construindo assim, nao apenas conhecimentos, mas experiencias vividas.
Objetivo Geral
Dialogar sobre a ancestralidade no cuidado a saude considerando seus aspectos teoricos e praticos.
Justificativa
A ancestralidade nas ciências da saúde ainda e um campo a ser resgatado e dialogado na universidade. O projeto de ensino intenciona a resgatar e incitar a retomada da ancestralidade no cuidado a saude considerando seus aspectos teóricos e práticos e também promover diálogos a partir de pensadores latino-americanos que escrevem sobre o tema. Enquanto apreendedores, professores e estudantes, tem-se a possibilidade de conhecer o que a ancestralidade pode nos ensinar sobre identidade, pertencimento, criatividade e memória que transcende espaço e tempo, e assim construir um espaço de formação que considere e valorize os saberes ancestrais. De acordo com Krenak (1999, p. 27), ao se referir a ancestralidade e do que dizem os velhos, “você nao pode se esquecer de onde voce e e nem de onde voce veio, porque assim voce sabe quem voce e e para onde voce vai”. Ainda citando Krenak (2022, p.6) inicia seu livro “Futuro Ancestral” narrando uma pratica de meninos do povo Yudja, que enquanto remavam uma canoa, diziam que estavam ou quase chegando perto de como era antigamente - “esses meninos que vejo e minha memória nao estão correndo atras de uma ideia prospectiva do tempo, nem de algo que esta em algum outro canto, mas do que vai acontecer exatamente aqui neste lugar ancestral que e seu território, dentro dos rios”. Tal narrativa descreve a ancestralidade como sendo o tecer do passado, presente e futuro, constituindo-se em uma teia de relações e interações que nos conecta. O referido projeto também se propõe a potencializar e sustentar teoricamente as acoes de extensão ofertadas pelo Projeto de Extensão das Praticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção em Saude (446) da Faculdade Enfermagem da UFPel que possui um currículo integrado que tem por objetivo formar enfermeiros generalistas para atender as demandas de saude e doença da população atendida pelo Sistema Único de Saude. Somado a isso no Curso, identifica-se que e crescente o numero de estudantes ingressantes, indígenas e quilombolas decorrentes da Politica de Acoes Afirmativas. Entende- se que ao possibilitar a participação de estudantes no presente projeto, estimula-se o interesse em desenvolver atividades que aproximam ainda mais a teoria e pratica considerando a ancestralidade no cuidado a saude, e assim promover o interesse pelo curso e permanência na Universidade. Dialogar sobre ancestralidade no cuidado a saude possibilitara acessar memórias, historias, saberes e pertencimento de distintos povos.
Metodologia
Para desenvolver este projeto de ensino o grupo ofertara encontros em sala de aula na Faculdade de Enfermagem com periodicidade mensal. Os encontros ocorreram na terceira sexta-feira de cada mês, das 13h30 as 15h30, e será coordenado pela Professora Coordenadora e Professoras Colaboradoras. A dinâmica de cada encontro ocorrera mediante a formação de uma roda de conversa, procedendo leitura “linha a linha” de livros clássicos e artigos sobre a ancestralidade no cuidado a saude. Paralelo a leitura “linha a linha”, ocorrera diálogo que mobilizará os participantes a desenvolverem perguntas reflexivas instigando a buscar e compartilhar bibliografia que possibilite ampliar e aprofundar o conhecimento sobre o tema, assim como experiências vividas. Também será oportunizado aos estudantes o desenvolvimento de material informativo e assim utilizar as produções para sustentar as discussões em torno da temática nos espaços de cuidado à saúde. O cronograma dos encontros será divulgado por meio das mídias sociais (como Facebook, Instagran e Whatsapp), alem de envio para o Colegiado do Curso e Pagina web da Faculdade de Enfermagem. O registro dos participantes ocorrera mediante a assinatura de presença que corresponde a cada encontro, o que possibilitara a emissão de certificado por participação no Grupo de Estudos, correspondente a duas horas.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicador
Ler e dialogar os materiais indicados previamente sobre ancestralidade no cuidado a saude.
Meta
Ler e dialogar os materiais indicados previamente sobre ancestralidade no cuidado a saude. 100%
Resultado
Aquisição de conhecimento e compreensão do tema ancestralidade no cuidado a saude.
Indicador
Promover a interação entre acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UFPel a fim de estimular e potencializar o diálogo multidisciplinar sobre ancestralidade no cuidado a saude.
Meta
Promover a interação entre acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UFPel a fim de estimular e potencializar o diálogo multidisciplinar sobre ancestralidade no cuidado a saude. 100%
Resultado
Interação entre acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UFPel.
Indicador
Elaborar material informativo sobre ancestralidade no cuidado a saude.
Meta
Elaborar material informativo sobre ancestralidade no cuidado a saude com a finalidade de compartilhar, socializar e divulgar a temática no Grupo. 100%
Resultado
Apresentação e socialização de materiais informativos nas mídias sociais e outros espaços que envolvam o processo de ensino aprendizagem.
Indicador
Elaborar resumos para o Congresso de Ensino e Graduação da UFPel e a outros eventos com objetivo de compartilhar, socializar e divulgar as atividades desenvolvidas no Grupo.
Meta
Elaborar resumo para o Congresso de Ensino e Graduação da UFPel e a outros eventos com objetivo de compartilhar, socializar e divulgar as atividades desenvolvidas no Grupo. 100%
Resultado
Apresentação de resumo no Congresso de Ensino e Graduação da UFPel e a outros eventos.
Indicador
Elaborar o relatório do projeto.
Metas
Construção do relatório do projeto. 100%
Resultados
Apresentação do relatório do projeto.
Ler e dialogar os materiais indicados previamente sobre ancestralidade no cuidado a saude.
Meta
Ler e dialogar os materiais indicados previamente sobre ancestralidade no cuidado a saude. 100%
Resultado
Aquisição de conhecimento e compreensão do tema ancestralidade no cuidado a saude.
Indicador
Promover a interação entre acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UFPel a fim de estimular e potencializar o diálogo multidisciplinar sobre ancestralidade no cuidado a saude.
Meta
Promover a interação entre acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UFPel a fim de estimular e potencializar o diálogo multidisciplinar sobre ancestralidade no cuidado a saude. 100%
Resultado
Interação entre acadêmicos de diferentes cursos de graduação da UFPel.
Indicador
Elaborar material informativo sobre ancestralidade no cuidado a saude.
Meta
Elaborar material informativo sobre ancestralidade no cuidado a saude com a finalidade de compartilhar, socializar e divulgar a temática no Grupo. 100%
Resultado
Apresentação e socialização de materiais informativos nas mídias sociais e outros espaços que envolvam o processo de ensino aprendizagem.
Indicador
Elaborar resumos para o Congresso de Ensino e Graduação da UFPel e a outros eventos com objetivo de compartilhar, socializar e divulgar as atividades desenvolvidas no Grupo.
Meta
Elaborar resumo para o Congresso de Ensino e Graduação da UFPel e a outros eventos com objetivo de compartilhar, socializar e divulgar as atividades desenvolvidas no Grupo. 100%
Resultado
Apresentação de resumo no Congresso de Ensino e Graduação da UFPel e a outros eventos.
Indicador
Elaborar o relatório do projeto.
Metas
Construção do relatório do projeto. 100%
Resultados
Apresentação do relatório do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO DA CRUZ PERES | |||
CAROLINE DE LEON LINCK | 1 | ||
ESTHER GONÇALVES MEIRELES | |||
Gulnara Waleska Rubio Martinez Santan | |||
HELENA DOS SANTOS CARDOSO | |||
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER | 21 | ||
KAREN SOARES PORTO | |||
KAREN SOARES PORTO | |||
LAÍSA ARLENE SALES RIBEIRO | |||
MAITE ARAUJO DE LIMA | |||
Maiara Rodrigues | |||
REJANE BACHINI JOUGLARD | 1 | ||
Rosimeri Martines Olkoski | |||
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA | 20 | ||
TAMIRES PEREIRA DIAS | |||
TEILA CEOLIN | 14 |