
Resumo
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002). Em 2003 e 2004 atuou como professora do Curso de Pós Graduação da Associação Catarinense de Ensino de Joinvile/SC- AUPEX. Foi coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Escola Especial do Centro de Reabilitação de Pelotas - CERENEPE nos anos 2005-2006. De 2006 à 2014 atuou como assessora de Projetos de Educação Ambiental no Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas - SANEP, onde instituiu o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento - NEAS da autarquia e coordenou o Projeto Adote uma Escola, de coleta de resíduos sólidos em escolas da rede pública de Pelotas. Foi Membro do Conselho Municipal de Proteção Ambiental - COMPAM / Biênio 2010 e 2011 da Prefeitura Municipal de Pelotas. Em 2014 instituiu com a equipe o Projeto Inclusão Social e Geração de Trabalho e Renda para Famílias de Catadores do Município. Em 2015 entrou para o quadro de Servidores Públicos Federais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG onde atuou como Pedagoga Educacional junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE no Campus Santa Vitória do Palmar/FURG/SVP. Em 2016 foi lotada no Campus Carreiros em Rio Grande, onde qualificou o Programa de Acompanhamento Pedagógico da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico - CAAPE, da Diretoria de Desenvolvimento do Estudante/DIDES. Desenvolveu suas atividades de apoio pedagógico junto à estudantes Indígenas e Quilombolas, onde estudou a cultura indígena. Foi membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas - PROAAF e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPEA, ambos da FURG. Em 2018, redistribuída para a UFPEL, atuou no NUPADI / Núcleo de Apoio Pedagógico ao Discente junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE/UFPEL. Colaborou com a a criação do Programa Institucional de Acompanhamento e Apoio Pedagógico - PIAPE/PRAE/UFPEL, acolhendo e orientando estudantes bolsistas e cotistas vinculados à Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Foi membro representante da PRAE no Grupo de Interlocução Pedagógica - GIP, da Pró-Reitoria de Ensino - PRE e do Projeto de Pesquisa Observatório pela Construção do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica PPQCA/UFPEL. Foi membro da CONAI - Comissão de Apoio ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI/UFPEL e da Comissão de Heteroidentificação, vinculada à Coordenação de Inclusão e Diversidade - CID e ao Núcleo de Ações Afirmativas NUAAD/UFPEL. Desde janeiro de 2021 atua como Pedagoga no Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade - NUAAD da CODIN - Coordenação de Diversidade e Inclusão da UFPEL.
Formação acadêmica
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 1998)
Áreas de atuação
Educação
Educação - Fundamentos da Educação
Tópicos Específicos de Educação - Planejamento e Educação Ambiental
Tópicos Específicos de Educação - Gestão Ambiental
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Observatório de dados acadêmicos da UFPel | 24/03/2019 | 24/03/2021 | 3 | |
Etnologia Ameríndia e Mitologia: O ponto de vista autóctone sobre xamanismo, espiritualidade, epistemologia ameríndias, relações interétnicas, recuperação de saberes e políticas públicas na América do Sul | 05/07/2021 | 01/07/2024 | ||
Para sair da grande noite: uma abordagem transversal das relações entre experimentalismo, tecnologias e geopolítica no campo da arte | 15/06/2020 | 15/06/2023 | ||
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE - PAPE | 27/04/2019 | 27/03/2020 | 8 | |
Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAPE) | 23/03/2020 | 31/12/2020 | 8 | |
II SEMINÁRIO DISCENTE PPGSociologia 2020 RESSIGNIFICAR OS SENTIDOS DO SOCIAL: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES | 01/07/2020 | 15/12/2020 |
Programa de Gestão de Desempenho (PGD)
Plano de trabalho do servidor para o período de 01/06/2023 a 30/06/2023:
Atividade | Horas | Quant. | Modalidade |
---|---|---|---|
Atendimento ao servidor, estudante, comunidade em geral por canais diversos. | 8 | 4 | PRESENCIAL |
Prestação de serviço de apoio ou atendimento técnico administrativo | 2 | 2 | PRESENCIAL |
Acompanhamento de e-mail institucional | 4 | 1 | TELETRABALHO |
Participação em reuniões | 4 | 4 | PRESENCIAL |
Elaboração de Ata de Reunião | 2 | 3 | TELETRABALHO |
Acompanhamento dos projetos de pesquisa de fluxo contínuo | 2 | 1 | TELETRABALHO |
Instrução e acompanhamento de Processos Administrativos e confecção de documentos | 4 | 2 | TELETRABALHO |
Acompanhamento de etapas de Editais. | 6 | 2 | PRESENCIAL |
Atendimento ao servidor, estudante, comunidade em geral por canais diversos. | 4 | 5 | TELETRABALHO |
Acompanhamento de etapas de Editais. | 6 | 2 | TELETRABALHO |
Atestado de Comparecimento (comparecimento do participante, de seu dependente ou familiar às consultas médicas, odontológicas e realização de exames em estabelecimento de saúde) | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Atividade sob demanda | 4 | 4 | TELETRABALHO |
Orientação e acompanhamento de Estagiários/Bolsistas | 4 | 4 | PRESENCIAL |
Planejamento, distribuição e acompanhamento de tarefas junto aos servidores do setor | 2 | 2 | PRESENCIAL |
Pesquisa e Atualização das legislações, normas e regulamentações | 2 | 2 | TELETRABALHO |