
Resumo
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2002). Entre 2003 e 2004 atuou como professora do Curso de Pós Graduação da Associação Catarinense de Ensino de Joinvile/SC- AUPEX. Foi coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Escola Especial do Centro de Reabilitação de Pelotas/CERENEPE nos anos 2005-2006. De 2006 à 2014 atuou como Assessora de Projetos de Educação Ambiental no Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas/SANEP, onde instituiu o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento/NEAS da autarquia e coordenou o Projeto Adote uma Escola/Coleta de Resíduos Sólidos em escolas da rede pública de Pelotas. Foi Membro do Conselho Municipal de Proteção Ambiental/COMPAM/Biênio 2010 e 2011 da Prefeitura Municipal de Pelotas. Em 2014 instituiu com a equipe o Projeto Inclusão Social e Geração de Trabalho e Renda para Famílias de Catadores do Município. Em 2015 entrou para o quadro de Servidores Públicos Federais da Universidade Federal do Rio Grande/FURG como Pedagoga Educacional e atuou na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE/Campus Santa Vitória do Palmar/FURG/SVP. Em 2016 foi lotada no Campus Carreiros em Rio Grande, onde qualificou o Programa de Acompanhamento Pedagógico da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico/PAPE/CAAPE, da Diretoria de Desenvolvimento do Estudante/DIDES. Desenvolveu suas atividades de apoio pedagógico junto à estudantes Indígenas e Quilombolas, onde estudou a Cultura Indígena. Foi membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas/PROAAF e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/COEPEA, ambos da FURG. Em 2018, na UFPEL, atuou no NUPADI/ Núcleo de Apoio Pedagógico ao Discente junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE/UFPEL. Colaborou com a implantação do Programa Institucional de Acompanhamento e Apoio Pedagógico/PIAPE/PRAE/UFPEL, no acolhimento, acompanhamento e orientação de estudantes bolsistas e cotistas, vinculados à Política Nacional de Assistência Estudantil/PNAES. Foi membro representante da PRAE no Grupo de Interlocução Pedagógica/GIP, da Pró-Reitoria de Ensino/PRE e do Projeto de Pesquisa Observatório pela Construção do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica/PPQCA/UFPEL. Foi membro da CONAI/Comissão de Apoio ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão/NAI/UFPEL e da Comissão/Bancas de Heteroidentificação, vinculada à Coordenação de Inclusão e Diversidade - CID e ao Núcleo de Ações Afirmativas NUAAD/UFPEL. Desde janeiro de 2021 atua como Pedagoga no acompanhamento de estudantes quilombolas e indígenas; participa de bancas de heteroidentificação de processos seletivos da UFPEL e do Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola (PSE); da Comissão Interdisciplinar de Permanência de estudantes quilombolas e indígenas da UFPEL; do Grupo de Trabalho das Ações Afirmativas, vinculados ao Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade/NUAAD da CODIN/Coordenação de Diversidade e Inclusão da UFPEL.
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Antropologia UFPEL (Universidade Federal de Pelotas, Em andamento)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 1998)
Áreas de atuação
Educação
Educação - Fundamentos da Educação
Tópicos Específicos de Educação - Planejamento e Educação Ambiental
Tópicos Específicos de Educação - Gestão Ambiental
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Observatório de dados acadêmicos da UFPel | 24/03/2019 | 24/03/2021 | 3 | |
Etnologia Ameríndia e Mitologia: O ponto de vista autóctone sobre xamanismo, espiritualidade, epistemologia ameríndias, relações interétnicas, recuperação de saberes e políticas públicas na América do Sul | 05/07/2021 | 01/07/2024 | ||
Para sair da grande noite: uma abordagem transversal das relações entre experimentalismo, tecnologias e geopolítica no campo da arte | 15/06/2020 | 15/06/2023 | ||
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE - PAPE | 27/04/2019 | 27/03/2020 | 8 | |
Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAPE) | 23/03/2020 | 31/12/2020 | 8 | |
II SEMINÁRIO DISCENTE PPGSociologia 2020 RESSIGNIFICAR OS SENTIDOS DO SOCIAL: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES | 01/07/2020 | 15/12/2020 |
Programa de Gestão de Desempenho (PGD)
Plano de trabalho do servidor para o período de 01/12/2023 a 31/12/2023:
Atividade | Horas | Quant. | Modalidade |
---|---|---|---|
Acompanhamento dos projetos de pesquisa de fluxo contínuo | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Elaboração de Ata de Reunião | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Pesquisa e Atualização das legislações, normas e regulamentações | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Instrução e acompanhamento de Processos Administrativos e confecção de documentos | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Acompanhamento de etapas de Editais. | 6 | 2 | TELETRABALHO |
Agendamento de compromissos, eventos e reuniões do(a) Gestor(a) da Unidade | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Acompanhamento de noticias (para identficação de tendências de pautas) | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Alimentação das Mídias Digitais da UFPel (Redes Sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Flickr) | 2 | 2 | PRESENCIAL |
Atendimento ao servidor, estudante, comunidade em geral por canais diversos. | 4 | 6 | TELETRABALHO |
Atividade sob demanda | 2 | 2 | PRESENCIAL |
Encaminhamento de processos para conhecimento da equipe | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Atividades diversas relativas à organização do ambiente físico de trabalho | 2 | 2 | PRESENCIAL |
Atualização e inclusão de informações no site. | 2 | 2 | TELETRABALHO |
Participação em comissões/Representações da UFPel | 2 | 2 | PRESENCIAL |
Participação em reuniões | 4 | 2 | PRESENCIAL |
Orientação e acompanhamento de Estagiários/Bolsistas | 4 | 2 | PRESENCIAL |
Planejamento, distribuição e acompanhamento de tarefas junto aos servidores do setor | 2 | 2 | PRESENCIAL |
Atendimento ao servidor, estudante, comunidade em geral por canais diversos. | 4 | 6 | PRESENCIAL |
Acompanhamento de e-mail institucional | 4 | 4 | TELETRABALHO |
Concepção, criação e /ou supervisão de peças publicitárias institucionais avulsas solicitadas para a divulgação de eventos, projetos e ações administrativas ou acadêmicas . | 2 | 2 | PRESENCIAL |
Assessoramento à Gestão da UFPel | 4 | 3 | TELETRABALHO |