Nome do Projeto
Epistemologias negras, quilombolas e indígenas na Educação Étnico-racial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2024 - 11/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
Este projeto visa articular ações de extensão a partir de epistemologias entre a UFPel, escolas municipais e estaduais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e demais territórios negros propiciando uma educação para as relações étnico-raciais em diálogo com a Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Objetivo Geral

a) Propiciar cursos, oficinas, rodas de conversa com a temática central de Educação étnico-racial abordando os seguintes temas: raça, etnia, racismo, epistemologias negras, epistemologias indígenas, epistemologias quilombolas, gênero;

b) Realizar visitas em comunidades quilombolas, aldeias indígenas, clubes sociais negros, instituições carnavalescas e demais territórios negros.

Justificativa

Este projeto justifica-se pela necessidade urgente referente a demanda da comunidade da UFPel recebida pela CODIN de diálogo que contemple a diversidade e a inclusão para uma educação étnico-racial que inclusive poderá impactar no ingresso e permanência de estudantes dentro desta instituição.

Metodologia

Este projeto será realizado mediante cursos, oficinas, rodas de conversa, além de visitas em escolas (municipais e estaduais), comunidades quilombolas, aldeias indígenas, clubes sociais negros, instituições carnavalescas e demais territórios negros.

Indicadores, Metas e Resultados

*Aproximação de epistemologias indígenas, quilombolas e negras com a UFPel;

*Tabulação e análise de dados coletados referentes a ações afirmativas no âmbito da UFPel;

Página gerada em 18/11/2024 10:39:02 (consulta levou 0.268012s)