Nome do Projeto
Epistemologias negras, quilombolas e indígenas na Educação Étnico-racial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2024 - 11/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
Este projeto visa articular ações de extensão a partir de epistemologias entre a UFPel, escolas municipais e estaduais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e demais territórios negros propiciando uma educação para as relações étnico-raciais em diálogo com a Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Objetivo Geral
a) Propiciar cursos, oficinas, rodas de conversa com a temática central de Educação étnico-racial abordando os seguintes temas: raça, etnia, racismo, epistemologias negras, epistemologias indígenas, epistemologias quilombolas, gênero;
b) Realizar visitas em comunidades quilombolas, aldeias indígenas, clubes sociais negros, instituições carnavalescas e demais territórios negros.
b) Realizar visitas em comunidades quilombolas, aldeias indígenas, clubes sociais negros, instituições carnavalescas e demais territórios negros.
Justificativa
Este projeto justifica-se pela necessidade urgente referente a demanda da comunidade da UFPel recebida pela CODIN de diálogo que contemple a diversidade e a inclusão para uma educação étnico-racial que inclusive poderá impactar no ingresso e permanência de estudantes dentro desta instituição.
Metodologia
Este projeto será realizado mediante cursos, oficinas, rodas de conversa, além de visitas em escolas (municipais e estaduais), comunidades quilombolas, aldeias indígenas, clubes sociais negros, instituições carnavalescas e demais territórios negros.
Indicadores, Metas e Resultados
*Aproximação de epistemologias indígenas, quilombolas e negras com a UFPel;
*Tabulação e análise de dados coletados referentes a ações afirmativas no âmbito da UFPel;
*Tabulação e análise de dados coletados referentes a ações afirmativas no âmbito da UFPel;
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALINE GONZALEZ KOCHHANN | 12 | ||
| ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
| BIOLANGE OLIVEIRA PIEGAS | 3 | ||
| CAROLINA BADIM DE OLIVEIRA | |||
| CAROLINE FAGUNDES SILVEIRA | |||
| CLÁUDIA DAIANE GARCIA MOLET | |||
| CÉSAR VINÍCIUS CAVALHEIRO SCHWARTZ | |||
| DANIELA SANTANA FERREIRA | |||
| EMANOELE MARQUES SOUZA | |||
| ERIVELTON DE LIMA DA CRUZ | 6 | ||
| HENRIQUE BORDIN VILELA | 12 | ||
| IGOR DOS SANTOS DA ROSA | |||
| JANAINA DA SILVA GUERRA | |||
| JANAIZE BATALHA NEVES | 8 | ||
| JAQUELINE LEMOS GALVAO | |||
| JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DUARTE | |||
| LAURENA ARAUJO TAVARES | |||
| LUCIMARA DA SILVA XAVIER | |||
| LUIZ HENRIQUE GOMES DA COSTA | |||
| MARIA GABRIELA RIBEIRO | |||
| MICHELLE COITINHO DE OLIVEIRA | |||
| ORI OMAR ROSA MATTOS | |||
| REJANE BACHINI JOUGLARD | 4 | ||
| RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVA | 4 | ||
| ROBSON PITUVA MATTOS | |||
| SHANA CORRÊA PACHECO | |||
| SIDNEY DANIEL BATISTA | 32 | ||
| SIMONE PITUVA SILVEIRA | |||
| THAÍSE MENDES FARIAS | 3 |