Nome do Projeto
Etnologia Ameríndia e Mitologia: O ponto de vista autóctone sobre xamanismo, espiritualidade, epistemologia ameríndias, relações interétnicas, recuperação de saberes e políticas públicas na América do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/07/2021 - 01/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Baseado, sobretudo, em estudos realizados por etnólogos/as e intelectuais ameríndios/as, o presente projeto de pesquisa (ênfase), ensino e extensão, a partir das áreas de Etnologia Ameríndia e Mitologia, além do método etnográfico, busca compreender o ponto de vista autóctone sobre os seguintes temas: xamanismo, espiritualidade, epistemologias ameríndias, relações interétnicas, recuperação de saberes e políticas públicas. Tratando-se do universo de pesquisa, o mesmo abrangerá, de início, Kaingang, Mbyá-Guarani, descendentes Charrua/Minuano, Guarani-missioneiros e Tapes (“índio”, “pelo duro”, “pecuarista tradicional”, “gaúcho”, “peão”, “crioulo”, “mestiço”, “mestizo”, “criollos”, “changadores”, “paisanos” e “campesino”), incluindo ainda afrodescendentes, pescadores artesanais (marítimos e ribeirinhos) e demais coletivos tradicionais que habitam na América do Sul. Esse projeto se vincula à linha de pesquisa “Comunidade, Rede e Performance” do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) e às linhas “Cosmologia, Mitologia e Memória”, “Relações Interétnicas, Etnicidade e Território” e “Universidade, Educação e Ações Afirmativas” do Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA).
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto de pesquisa, baseado em estudos realizados por etnólogos e intelectuais ameríndios, a partir das áreas de Etnologia Ameríndia e Mitologia, além do método etnográfico, é a compreensão do ponto de vista autóctone sobre xamanismo, espiritualidade, epistemologia ameríndias, relações interétnicas, recuperação de saberes e políticas públicas.
Justificativa
O(s) Estado(s) privilegia(m) a dominação do mercado e da natureza enquanto horizonte para a sociedade. Com isso, institui-se um distanciamento acerca dos povos autóctones e seus saberes relacionados à floresta, à espiritualidade, às epistemologias ameríndias e às políticas públicas. Pode-se dizer que, o pensamento sensível que conecta a lógica das qualidades protagonizadas pelos ameríndios e demais coletivos tradicionais em seus territórios ligam humanos e não humanos, bem como corpos e interioridades – com ênfase diferente a do Ocidente (DESCOLA, 2015, p. 11). Tais relações sensíveis formam uma epistemologia ameríndia, trazendo uma decisiva contribuição à humanidade e ao delineamento de políticas públicas que visem o bem-estar dessas pessoas, além da preservação do ambiente. O fortalecimento e a recuperação dos saberes ameríndios geram indivíduos criativos e fortalece as suas identidades e culturas, bem como os instrumentaliza para o diálogo com outras culturas, o(s) Estado(s) e a sociedade abrangente (CARRANZA, 2015, p. 21).
Metodologia
No projeto de pesquisa serão empregados os seguintes procedimentos de método, considerando cinco momentos:
1) Assim que retomadas as atividades presenciais, organização de acervo e realização de pesquisa etnográfica, digital, cartográfica, imagética e mitológica visando acessar o ponto de vista dos interlocutores/as ameríndios/as, afro-americanos/as e tradicionais que habitam na América do Sul.
2) Tratando-se dos estudos etnológicos e mitológicos, os/as pesquisadores/as realizarão trabalho de campo, inserindo-se junto aos povos autóctones em seus espaços e territórios na América do Sul. Nesses casos, serão realizados estudos sobre xamanismo, a situação territorial e sócio-econômica das pessoas. Quanto ao método, o recurso da observação participante, realização de entrevistas abertas e fechadas, coleta de narrativas e de imagens serão formas de se remeter às noções êmicas e do pensamento sensível e mitológico. O uso de diário de campo, câmeras digitais, gravadores de áudio/audiovisuais e GPS serão de fundamental importância.
3) A análise dos dados bibliográficos, etnográficos, audiovisuais e a escrita de artigos e livros ocorrerão no NETA. No final, a ideia é a publicação de um livro sobre a contribuição dos ameríndios e tradicionais na formação mitológica, cultural e territorial na América Latina.
4) A equipe participará de congressos e seminários no Brasil e exterior visando aprofundar seus conhecimentos. O NETA realizará um seminário buscando a socialização dos resultados alcançados junto a comunidade acadêmica, governamental, sociedade civil e interlocutores.
5) A equipe retornará os dados e resultados da produção acadêmica aos coletivos ameríndios e tradicionais através da devolução de imagens, textos, livros, mapas de parentesco e convites para eventos. Em todas as fases, recursos financeiros serão buscados na UFPel e editais nacionais.
1) Assim que retomadas as atividades presenciais, organização de acervo e realização de pesquisa etnográfica, digital, cartográfica, imagética e mitológica visando acessar o ponto de vista dos interlocutores/as ameríndios/as, afro-americanos/as e tradicionais que habitam na América do Sul.
2) Tratando-se dos estudos etnológicos e mitológicos, os/as pesquisadores/as realizarão trabalho de campo, inserindo-se junto aos povos autóctones em seus espaços e territórios na América do Sul. Nesses casos, serão realizados estudos sobre xamanismo, a situação territorial e sócio-econômica das pessoas. Quanto ao método, o recurso da observação participante, realização de entrevistas abertas e fechadas, coleta de narrativas e de imagens serão formas de se remeter às noções êmicas e do pensamento sensível e mitológico. O uso de diário de campo, câmeras digitais, gravadores de áudio/audiovisuais e GPS serão de fundamental importância.
3) A análise dos dados bibliográficos, etnográficos, audiovisuais e a escrita de artigos e livros ocorrerão no NETA. No final, a ideia é a publicação de um livro sobre a contribuição dos ameríndios e tradicionais na formação mitológica, cultural e territorial na América Latina.
4) A equipe participará de congressos e seminários no Brasil e exterior visando aprofundar seus conhecimentos. O NETA realizará um seminário buscando a socialização dos resultados alcançados junto a comunidade acadêmica, governamental, sociedade civil e interlocutores.
5) A equipe retornará os dados e resultados da produção acadêmica aos coletivos ameríndios e tradicionais através da devolução de imagens, textos, livros, mapas de parentesco e convites para eventos. Em todas as fases, recursos financeiros serão buscados na UFPel e editais nacionais.
Indicadores, Metas e Resultados
A consolidação do NETA, do PPGANT e parcerias institucionais propiciaram um incremento do interesse de discentes vinculados a temas e objetos de pesquisa relacionados aos povos ameríndios situados no Brasil. No mesmo sentido, o avanço da teorias etnológica. A meta, a partir desse projeto de pesquisa (ênfase), novas parcerias e produtos acadêmicos, é a expansão ainda maior do conhecimento etnológico e do campo de trabalho às novas gerações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABICAEL MOREIRA | |||
AILTON DA SILVA | |||
ANDREIA COSTA MACEDO | |||
ANGELICA DA ROSA SILVA MORTAGUA | |||
ANTONIO ERNANI PINTO DA SILVA FILHO | |||
Ana Paula Lhullier Moreira Pinto | |||
Andréa Jorge do Amaral Dominguez | |||
BIANOR SARAIVA NOGUEIRA JÚNIOR | |||
BRUNO ANDERSON SOJA VAZ | |||
CARINA ALVES TORRES | |||
CLAUDIO BAPTISTA CARLE | 35 | ||
Carla Vargas Bozzato | |||
Clarissa Corrêa Garcia | |||
DAIANE GONÇALVES MOLINA | |||
Emerson Avelino de Souza | |||
Everton Gomes Da Silva | |||
Fabíola Peres de Souza | |||
HAYNA HELYDA HELEIA ORDONE | |||
ISABEL FERREIRA VARGAS | |||
Iury Fontes dos Passos | |||
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | |||
JANIE CRISTINE DO AMARAL GONCALVES | 1 | ||
JAQUELINE RODRIGUES MARQUES | |||
JEFFERSON FOSTER DA SILVA | |||
JOSIANE ABRUNHOSA DA SILVA ULRICH | |||
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER | 35 | ||
LAÍSA ARLENE SALES RIBEIRO | |||
LAÍSA ARLENE SALES RIBEIRO | |||
LEONARDO SAPUCAIA | |||
LORI ALTMANN | 3 | ||
LORI ALTMANN | 52 | ||
LUCAS BRAUNSTEIN DA CUNHA | |||
LUIS OTAVIO COSTA NOYA PENNA | |||
LUIZA MORAIS MARQUES | |||
LUIZA MORAIS MARQUES | |||
LUIZI LOPES DE OLIVEIRA | |||
LUÍS CÉSAR DA SILVA GUIOT | |||
Lindomar Dias Padilha | |||
Lisandra Files Dias | |||
MARCELO CAMPOLIM | |||
MARCOS CESAR PEREIRA SANTOS | 35 | ||
MARIA EDUARDA FERREIRA SANTANA | |||
MARTIN CESAR TEMPASS | |||
MATHEUS REGATO NUNES SOARES | |||
Maiara Rodrigues | |||
Marcos Salvador | |||
NATHALIA RACHINHAS CARPE | |||
NAYARA GOMES PEREIRA | |||
NILZA MORAES DUARTE | |||
PEDRO LUIS MACHADO SANCHES | 35 | ||
RAFAEL CORTELETTI | 70 | ||
REJANE BACHINI JOUGLARD | |||
REJANE BACHINI JOUGLARD | |||
ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA | 77 | ||
Rosenilda Nunes Padilha | |||
SHIRAWANA ALVES DO NASCIMENTO | |||
VICTORIA CASSIA LUCERO DIAS | |||
vitoria de lima cardoso | |||
zezinha da silva | |||
ÍTALO MARQUES DE CASTRO |