Nome do Projeto
INTERCULTURALIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: MÚLTIPLAS DIMENSÕES À FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/05/2024 - 10/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto de pesquisa interinstitucional tem como tema a ser investigado a área da docência no âmbito da formação e profissionalização recebida nos cursos de educação superior. Será desenvolvido a partir de dois eixos centrais: como eixo nuclear teórico a ser investigado, estão os conceitos da interculturalidade e internacionalização que são desenvolvidos pelas IES brasileiras em decorrência das políticas educacionais nacionais e internacionais; como eixo nuclear prático, a pesquisa ocorrerá em distintas frentes de trabalho como o campo a ser investigado (instituições, documentos, sujeitos da formação e a profissionalização docente), ações do tipo extensão (evento aberto a comunidade acadêmica e demais interessados; grupo de estudos) e ação do tipo ensino (formação continuada de curta duração no formato on line por lives e atividades remotas). As problemáticas do projeto de pesquisa articulam-se de maneira transversal pelos conceitos teóricos (da interculturalidade e da internacionalização) e práticos (modelos formativos e profissionais, documentos e políticas educacionais) de modo que a temática da docência tanto nos aspectos da formação como da profissão estão presentes. As questões de pesquisa que subsidiam as ações são: 1)Quais modelos e racionalidades formativas foram e estão sendo desenvolvidas para a formação docente nas IES federais gaúchas tanto no seu formato estrutural-administrativo quanto no formato didático-pedagógico pós política educacional do Reuni? 2) Como as Instituições de Educação Superior (IES) gaúchas definiram os seus processos de internacionalização por meio do CAPES/PrInt? Em quais países os pesquisadores estiveram presentes, de quais países vieram para o Rio Grande do Sul e como se movimentaram? Que impacto as ações de internacionalização efetivaram no ensino, na pesquisa ou na extensão das universidades participantes? 3) Há nas políticas de formação dos professores nos países latinoamericanos pesquisados a presença da interculturalidade e da internacionalização? Como essas políticas corroboram para a profissionalização docente? Quais desdobramentos na formação docente? 4) Quais são as produções científicas desenvolvidas sobre o desenvolvimento profissional docente da Educação Superior? Como ocorre o desenvolvimento profissional docente considerando as dimensões de docência, culturas, aprendizagem, trajetórias, redes de conhecimento e profissão docente de professores de Instituições de Educação Superior, do contexto brasileiro? Espera-se desenvolver com esta investigação científica, contribuições para a área da formação e profissão docente bem como para as políticas educacionais auxiliando o processo de avaliação e proposição de novos rumos interculturais e internacionais para as políticas públicas da educação superior de maneira articulada com nossa realidade multicultural e diversificada de gentes e saberes baseada na originalidade regional latino-americana.

Objetivo Geral

Os desdobramentos desta investigação serão a partir dos objetivos gerais:

1. Investigar e compreender as dimensões teórico-práticas que envolvem a formação e profissionalização do docente quando se trata de uma formação docente voltada à interculturalidade e internacionalização.
2. Discutir de maneira articulada os conceitos da interculturalidade e internacionalização para a formação e profissionalização docente a partir das experiências latino-americanas enfatizando os modelos adotados nas IES brasileiras com base nos documentos e politicas educacionais nacionais e internacionais.

Justificativa

Desenvolver o projeto de pesquisa INTERCULTURALIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: MÚLTIPLAS DIMENSÕES À FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE é um premissa importante frente a temática da formação e profissionalização docente. Conforme os estudos apontam, “pouco se estudam as práticas institucionais, práticas curriculares, interpretações das orientações oficiais etc., criando uma certa lacuna para redirecionamentos e inovações na seara das realizações. Estas questões pedem compreensão não apenas em si e para si, mas em seus efeitos em segmentos a quem se dirige e com os quais interage no contexto societário”. (GATTI et al., 2019, p. 78). Por isso, estudar a formação e profissionalização docente no horizonte do que propõe a interculturalidade e a internacionalização é um desafio contemporâneo para o desenvolvimento do cidadão cosmopolita.
Frente ao multiculturalismo dos povos-nações constitutivos da nossa brasilidade e diante da necessidade de entendermo-nos como cidadãos cosmopolitas, entendemos ser significativo questionar as racionalidades que efetivamente são formadoras dos futuros docentes tanto na dimensão de uma concepção de interculturalidade que não desfaz sua origem etnicoracial quanto na construção de processos de internacionalização para a qualificação do desenvolvimento profissional desse docente.
No contexto brasileiro, a interculturalidade e a internacionalização na educação superior ganham centralidade com o avanço do processo de globalização, a universidade tendo em vista responder às exigências do novo perfil de formação, tem o desafio de tornar-se internacionalizada, ou seja, criar programas de internacionalização, repercutindo na reorganização da instituição.
A internacionalização está no cerne do ente universitário. O planejamento estratégico numa universidade representa um espaço que pode ser utilizado para analisar crítica e prospectivamente a organização e as práticas institucionais. Pensar nisso, implica em refletir sobre o modelo existente dentro das instituições e a possibilidade de conhecer este processo em vários espaços acadêmicos.
A relevância científica e política de parte desse projeto é a possibilidade de refletir sobre as ações de internacionalização realizadas no PrInt, que desencadearam novos cenários institucionais dialógicos na consolidação dos grupos e redes de pesquisa nacionais e internacionais. Às pesquisas de Barbosa; Neves (2020) advertem que a internacionalização vem crescendo de forma acelerada nas últimas décadas (desde os anos 2000), no entanto, a internacionalização da IES deve ser uma ação planejada, “como tarefa estratégica da gestão do ensino superior, com foco definido em conteúdos, métodos, pessoas e estruturas internacionais” (p.25-26). Ou seja, a internacionalização das IES é um processo intencional, entretanto, há que contar com recursos humanos, financeiros, capacidade técnica e tecnologias inovadoras, em um mundo globalizado e competitivo.
Internacionalizar os processos formativos e profissionais dos professores a partir de nossas experiências latino-americanas requer repensar nossos formatos institucionais e como nossos distintos matizes afro-ibérico e ameríndios tem sido inseridos nos cursos de educação superior para formar profissionais docentes.

Metodologia

Este projeto unificado é caracterizado por ser um projeto de pesquisa. Porém, em decorrência das atividades de pesquisa que serão realizadas ao longo do tempo, consideramos necessário articulá-lo com ações de ensino e extensão. Deste modo, garantimos o tripe institucional próprio da educação superior como Universidade, ou seja, a indissociabilidade entre ações de ensino-pesquisa e extensão. Como projeto unificado e ainda interinstitucional, integra distintas ações em frentes de trabalho que articulam-se de forma inter-transdisciplinar. A metodologia decorre do horizonte geral ao especifico. No âmbito geral, a metodologia e as estratégias de ação da pesquisa exigem, pois, a caminhada contínua de forma transversal nos seus aspectos qualitativos e quantitativos. Partem de pesquisas teórico bibliográficas, Pesquisa documental, Pesquisa de campo (ida as IES para visitas técnicas e contato com investigadores para entrevistas). A análise dos dados seguem no geral a proposta analítica com base no conteúdo. Como síntese analítica dos resultados obtidos a partir da coleta dos dados e do cruzamento teórico-reflexivo realizado, espera-se trabalhar com a metodologia desenvolvida na obra “Avaliação por Triangulação de Métodos: abordagem de programas sociais” (Orgs. Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis, Edinilsa Ramos de Souza), a qual emprega de maneira interdisciplinar atividade que junta investigação e avaliação e se distingue pela contextualização, pela teorização e pela complexificação tanto dos instrumentos como dos métodos e das análises de resultados. Por fim, a metodologia das demais ações de ensino e extensão serão a partir de encontros de estudo e formativos, tanto a nível presencial quanto on line. O evento e o curso de formação, da mesma forma serão transmitidos de forma híbrida (evento) e on line (curso).

Indicadores, Metas e Resultados

As investigações propostas neste projeto intentam impactar a proposição e/ou redefinição de políticas educacionais para a educação superior e para a formação e profissionalização docente tomando como referência a experiência vivida pelas IES brasileiras no quesito interculturalidade e internacionalização.
Estão previstas estratégias investigativas que vão desde o diagnóstico vivido pelas IES até a proposição de modelos e racionalidades formativas para a formação e profissionalização docente tomando por base as experiências consideradas inovadoras e vividas pelas IES.
Ao final desta pesquisa espera-se que as ações atinjam os seguintes indicadores, metas e resultados:
- Produzir um banco de dados online em website dos grupos de pesquisa listados;
-Subsidiar com dados quantitativos e qualitativos outros bancos de dados e pesquisas sobre a formação e profissionalização docente;
- Produzir textos, artigos, palestras ou outros documentos para divulgar os resultados obtidos;
- Participar de eventos e promover pelo menos um evento integrador das IES envolvidas no projeto;
- Estimular a formação de recursos humanos com qualificada formação cientifica a partir da integração de estudantes-pesquisadores neste projeto oriundos da graduação ou pós-graduação das IES envolvidas;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIZA JANKE HARTER
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW
Egeslaine de Nez
FRANCIANE MARIA ARALDI
Ivan Pereira Quintana
Juliana Fátima Serraglio Pasini
LUIZA DA LUZ KASTER
MELINA NEUGEBAUER LEDEBUHR
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA31
SACHA DETTMANN ZARNOTT

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