Nome do Projeto
Processos educativos e escolarização de grupos étnicos alemães e italianos na região de Pelotas- RS (1880-1980)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 04/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto é continuação do projeto 4500 O presente projeto visa abordar os processos educativos dos grupos étnicos alemães e italianos na região da Serra dos Tapes, região meridional do estado do RS. Esses grupos imigratórios organizaram a educação e escola estreitamente relacionados com a religiosidade. Os grupos étnicos alemães estavam ligados a religião luterana e os italianos relacionados com a religião católica. Portanto, o projeto pretende ainda compreender a cultura escolar das escolas paroquiais, sociedades escolares comunitárias particulares e públicas, sociedades recreativas e as de mútuo socorro, atentando para material impresso circulante como cartilhas, revistas infantis, livros didáticos e religiosos, catecismos, entre outros. Ainda, pretende-se compreender o papel dos professores nesse contexto nas diferentes formas de organização dessas instituições educativas. Pode-se depreender que esses processos educativos podem ser divididos em duas fases, a primeira antes da política estadonovista, implantada por Getúlio Vargas, forçando a unificação do currículo escolar (meados do século XIX até 1938) e a segunda fase quando essas escolas passam a se adaptar as normas impostas, algumas são tornadas públicas, mas mantém vínculos comunitários e religiosos e outras permanecem particulares comunitárias (1938-1980). Para empreender o levantamento de dados na primeira fase contaremos com fontes a partir do material didático das organizações étnicas, assim como revistas, relatórios de cônsules, relatórios das organizações religiosas, entre outros. Assim, será realizada a análise documental em que se compreende o documento não como a realidade posta, mas como uma representação do real e que requer devida problematização. Na segunda fase, além da análise documental os dados são sistematizados a partir de entrevistas e da memória daqueles que participaram desse período, tanto professores, como alunos. Ainda nessa segunda fase houve produção farta de escrituração escolar estimulada pelos órgãos fiscalizadores do governo, sendo possível ter material relevante e consistente nos acervos públicos dos municípios da Serra dos Tapes, principalmente nas localidades de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul. Cabe destacar que, especialmente na primeira fase de constituição, essas escolas foram influenciadas pelos grupos étnicos que mantinham vínculos com os países de origem, a saber Alemanha, Estados Unidos e a Itália. Na continuidade do projeto, interessa visualizar grupos subalternos como mulheres, jovens e a relação com os processos educativos. Destaca-se a realização desse ano de estágio pos doutoral na Alemanha para levantamento de fontes das mulheres, como diaconisas e discussão da metodologia do transnacional. Destaca-se a orientação de pos doutoramento de Maria Angela Peter da Fonseca Deutsche Schulen urbanas na América Latina: Brasil, Chile e Paraguay (1898-1930) em uma perspectiva transnacional

Objetivo Geral

Abordar os processos educativos dos grupos étnicos de imigrantes alemães e italianos na região
da Serra dos Tapes na região meridional do estado do RS, compreendendo a cultura escolar específica
das diferentes organizações educativas e escolares, observando as conexões do transnacional desses processos entre Brasil, Alemanha, Italia, América Latina e Estados Unidos.
Específicos: -
Mapear as diferentes organizações
escolares e educativas alemãs e italianas;
- Compreender as especificidades da cultura escolar de cada
organização;
-Diferenciar as fases de organização, antes e depois do processo de nacionalização do
ensino; - Diferenciar as escolas étnicas no meio urbano e rural;
-Levantar diferentes tipos de fontes documentais, orais e em acervos municipais e particulares.
Organizar grupos de estudos para o aprofundamento dos conceitos de
transnacionalidade, histórias cruzadas, etnicidade e identidade com os alunos
orientandos e o grupo do CEIHE.
- Estabelecer diálogos com as escolas que historicamente foram étnicas e agora são
públicas para fomentar a formação de professores e o auxílio no levantamento de
dados da pesquisa.
trabalhar com fontes estrangeiras coletadas na Alemanha acerca de processos educativos-religiosos realizados com conexão entre Brasil e Alemanha no final do século XIX e início do XX (pelo menos até o processo de nacionalização do ensino). Especificamente será investigado o papel das mulheres na escolarização e na formação educativa das comunidades étnicas imigradas ao Brasil. Será possível comparar e problematizar a constituição étnica alemã e italiana nesse processo.

Justificativa

Justifica-se pela região da Serra dos Tapes ter sido habitada e colonizada grupos étnicos culturais que tiveram a escolarização e os processos
educativos com especial atenção e que ainda refletem na educação.
Ao estudar os processo históricos étnicos podemos compreender em muito a realidade educativa da região.
Entender o papel dos invisibilizados na história é importante, bem como as conexões nacionais e transnacionais, a fim de verificar as resistências e negociações dos grupos humanos como forma de resiliência.
Observar o contexto transnacional entre a realidade brasileira com países europeus, com os Estados Unidos e com a América Latina vão ampliar a compreensão dos grupos étnicos e suas dinâmicas por meio de processos de formação e educação .

Metodologia

A partir das fontes empíricas já aventadas, a análise documental assentada em Bacellar, (2005); Cellard (2014) Luca (2008), será de vital importância, a fim de entender os dados, não esquecendo de entender a tipologia e o contexto em que documentos foram produzidos. Para tanto, Cellard (2014) orienta que a pesquisa documental possibilite ao pesquisador seguir determinados passos: análise preliminar: com exame e crítica do documento, olhando o contexto, o autor e os autores dos documentos; a autenticidade, confiabilidade e a natureza do texto; para depois empreender a análise. A análise pode ser efetuada somente com a familiaridade do material e a leitura reflexiva e crítica do objeto em que a documentação está inserida. Para tanto, devido a larga experiência que tenho com a temática e com as fontes já estudadas e analisadas em língua estrangeira, acredito ser possível alavancar a pesquisa. Para demonstrar a proximidade com as fontes, é apresentado a organização e levantamento de dados empíricos, ao longo da minha trajetória, assim arrolados:
a) Levantamento, catalogação e organização em banco de dados: Banco de dados Ebook D2 da revista o Pequeno Luterano. (período doutoral).
b) Digitalização de material empírico no Instituto Histórico da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) de revistas pedagógicas para professores e pastores em língua alemã e portuguesa (período pós doutoral).
c) Familiaridade com a linguagem em escrita gótica alemã impressa e cursiva;
d) Contatos com pesquisadores e acervos relacionados com a imigração alemã no Brasil e na Alemanha.
Com esse apanhado de dados, abaixo são apresentados diferentes tipologias de fontes já encontradas, assim listadas:
Período (1870-1938) maioria em língua estrangeira:
Produção de materiais em língua estrangeira, com editoras brasileiras e estrangeiras como: Revistas de orientação infantil e juvenil circuladas na região editadas pelas instituições religiosas; Revistas pedagógicas direcionadas aos docentes; Cartilhas em alemão das duas principais editoras da época, circuladas no contexto: Concórdia e Rotermund; Catecismos; Livros didáticos de matemática e história natural na língua alemã e italiana; Relatórios consulares da Itália para o fomento de escolas estrangeiras; Livros usados para formação de professores em alemão e italiano; Livros de literatura infantil (alemão e italiano).
Então a pesquisa contando com os arcabouços teóricos apresentados, a transnacionaldade, a identidade e o papel das mulheres, buscar-se-á a relação da participação das mulheres em arquivos e acervos brasileiros, como por exemplo, na casa de diaconisas, nos currículos de formação de cursos para mulheres, na relação de mulheres de pastores e professores em arquivos privados cotejando com a influência, apoio e financiamento de instituições alemãs para esse fim, com possibilidade de pesquisa em muitos arquivos.
Já em consulta prévia aos acervos da Alemanha, de forma online, delimitando as palavras chaves: mulheres de párocos, professoras, diaconisas, parteiras, mães, escritoras e leitoras no arquivo disponibilizado denominado Portal https://www.archivportal-d.de/, foi possível encontrar alguns acervos importantes para as questões levantadas.

Indicadores, Metas e Resultados

O desenvolvimento desse projeto, cujo foco incide sobre a escolarização de
grupos étnicos alemães italianos, ancorados conceitualmente nos conceitos de
transnacionalidade, histórias cruzadas, identidade e etnicidade, visa contribuir:
a) Com mapeamento das nuances e diferenças da escolarização e da
educação dos grupos étnicos aqui arrolados. A partir das pesquisas pontuais da
realidade da região da Serra dos Tapes, não tão exploradas ainda como em outras
regiões de grupos étnicos imigratórios, busca-se poder entender as ideias
ressoantes da transnacionalidade e histórias cruzadas dos grupos estrangeiros e
compreender as especificidades da cultura escolar de cada instituição, cruzando
diferentes aspectos diferenciadores como: a etnia, a religiosidade, a área geográfica
ocupada e a temporalidade.
b) Na organização de banco de dados e de fontes em língua portuguesa
e língua estrangeira (alemão, italiano inglês) para que se possam subsidiar
pesquisas futuras.
c) Com a formação de novos pesquisadores;
d) Com a consolidação do CEIHE, o qual é constituído por professores
pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação, especialmente da linha de
pesquisa “Filosofia e História da Educação”;
e) Com a ampliação de produção científica a partir da empiria e teoria
empreendida;
f) Fomentar contatos com as universidades estrangeiras alemãs, norteamericanas e latino americanas.
g) Envolver os professores da rede básica na coleta de dados e no
retorno dos resultados para a sua formação, pelo conhecimento histórico e pela
preservação documental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ HELLWIG NEUNFELD
ELIAS KRUGER ALBRECHT
JOÃO VÍTOR SAND THEISEN
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG
MARIA ANGELA PETER DA FONSECA
MYRNA SUSAN GOWERT MADIA BERWALDT
MÁRCIO NILANDER AVILA BARRETO
PATRICIA WEIDUSCHADT2
Raila Graciela Ferraz Saraiva
SIMONE GOMES DE FARIA
TANIA NAIR ALVARES TEIXEIRA
VITOR GARCIA STOLL
WÉLITON BARBOSA KUSTER

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