Nome do Projeto
Núcleo de Comunicação e Divulgação do curso de Química Forense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2024 - 15/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O Núcleo de Comunicação e Divulgação (NCD) do curso de Química Forense da Universidade Federal de Pelotas, estabelecido em conformidade com os itens pontuados neste projeto, compreende ações de comunicação externa e interna do curso de Química Forense, bem como de Divulgação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no âmbito do curso em eventos e afins. O Núcleo correlaciona-se com a Coordenação de Graduação do curso, com atuação direta de representação discente e Centro Acadêmico do Curso, constituindo um meio oficial de Comunicação e Divulgação deste.

Objetivo Geral

O Núcleo de Comunicação e Divulgação (NCD) do curso de Química Forense tem o objetivo de Comunicar notícias e assuntos de interesse dos públicos interno e externo ao curso, bem como Divulgar à comunidade as atividades desenvolvidas no âmbito universitário, relativas aos três eixos (ensino, pesquisa, extensão).
Objetivos específicos:
- Estabelecer o NCD como instância de comunicação e divulgação oficial do curso de Química Forense;
- Articular os diversos serviços de comunicação, como: manutenção e atualização do site do curso e canais oficiais de redes sociais vinculados ao curso; produção de notícias, materiais, entre outros; relacionamento com a Coordenação de Comunicação Social da UFPel; Interação com os públicos pelas redes sociais;
- Promover a divulgação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no curso, mediante apresentação em feiras, eventos e afins.

Justificativa

O estabelecimento de um Núcleo de Comunicação e Divulgação do curso de Química Forense, surge a partir da necessidade de disseminação de informações e assuntos de interesse, de modo oficializado, tanto ao público interno quanto à comunidade. Assim, considerando que a Comunicação e a Divulgação constituem elementos estratégicos, especialmente no âmbito universitário, o desenvolvimento de ações nestas áreas, vinculadas à prática da extensão universitária, possibilita à sociedade conhecer atividades do curso, e da universidade, enquanto que por outra via permite à equipe do projeto, como universidade, se envolver com a realidade acadêmica e social que a cerca.

Metodologia

A equipe será envolvida na manutenção e atualização dos canais de comunicação do curso, incluindo site e redes sociais; produção de notícias pertinentes para divulgação nos canais de comunicação do curso e/ou site da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da UFPel; relação com os públicos interno e externo por meio das redes sociais; programação de atividades e materiais para a divulgação do curso em eventos, feiras, exposições e afins. As atividades serão cadastradas no projeto em ações específicas, sendo executadas por equipe composta por docentes vinculados à Coordenação de Graduação do curso, e discentes ocupantes de cargo de representação discente, integrantes do Centro Acadêmico do curso e/ou inseridos por meio de seleção entre interessados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se: o estabelecimento do NCD do curso de Química Forense da Universidade Federal de Pelotas; A implementação de comunicação oficial do curso frente aos públicos interno e externo; A ampla divulgação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no curso perante a comunidade; A participação efetiva da equipe envolvida, constituindo atividade de extensão universitária vinculada ao curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA DE ANDRADE HARTWIG3
GABRIELE OLIVEIRA LASSANCE
NAIANA TELLES OSTOSI2
RAYANE BRAGA MARTINS
ROGERIO ANTONIO FREITAG3
TAINA FERNANDA BARBOSA NUNES

Página gerada em 29/04/2024 00:50:06 (consulta levou 0.171894s)