Nome do Projeto
Gurias da Comp
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
31/03/2024 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O projeto "Gurias da Comp" constitui-se como uma iniciativa voltada à promoção da inclusão e permanência feminina no campo da Computação e tecnologias correlatas. Por meio da implementação de espaços seguros para diálogo e compartilhamento de experiências, busca-se não apenas destacar as contribuições femininas históricas e contemporâneas no setor, mas também desenvolver estratégias eficazes para enfrentar os desafios impostos pela desigualdade de gênero. Além disso, estende sua atuação ao contexto educacional básico, visando fomentar o interesse e equidade no acesso às áreas de STEM desde cedo.
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto "Gurias da Comp" é promover a inclusão, o apoio e a retenção de mulheres na área de Computação e tecnologias afins, através da criação de espaços seguros para diálogo, compartilhamento de experiências, e desenvolvimento de estratégias para superação dos desafios enfrentados por mulheres nesse campo. Visa, adicionalmente, fomentar a equidade de gênero em ambientes acadêmicos e profissionais, bem como despertar o interesse de jovens estudantes femininas pelas disciplinas STEM, contribuindo para a construção de uma comunidade tecnológica mais diversa e inclusiva.
Justificativa
A justificativa para o projeto "Gurias da Comp" reside na persistente disparidade de gênero observada na área de Computação e tecnologias afins, onde mulheres estão significativamente subrepresentadas. Essa discrepância não é apenas um reflexo das barreiras culturais e educacionais que limitam o acesso das mulheres a esses campos, mas também contribui para a perpetuação de ambientes de trabalho e estudo que muitas vezes não são acolhedores ou seguros para elas. A inclusão de mulheres na tecnologia não é apenas uma questão de equidade de gênero, mas também uma necessidade para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e para a promoção da diversidade de perspectivas no processo de inovação tecnológica. O projeto "Gurias da Comp" busca, portanto, criar condições mais favoráveis para a entrada, permanência e sucesso das mulheres na Computação, através da sensibilização da comunidade acadêmica e profissional, do incentivo à participação feminina desde a educação básica e da valorização das contribuições femininas no campo tecnológico. Esta iniciativa é fundamental para o desmantelamento das barreiras existentes e para a construção de um futuro no qual o gênero não seja um fator limitante para a participação plena e efetiva no universo da tecnologia.
Metodologia
A metodologia do projeto "Gurias da Comp" é estruturada para abordar as diversas facetas da inclusão e retenção de mulheres na Computação e tecnologias correlatas, implementando ações multifacetadas que englobam:
Criação de Espaços Seguros: Organização de reuniões mensais, conhecidas como "Café das Gurias", onde participantes podem discutir livremente sobre suas experiências, desafios e estratégias de superação em um ambiente acolhedor e sem julgamentos. Esses encontros promovem a solidariedade, a troca de conhecimentos e o suporte mútuo entre as mulheres no campo da tecnologia.
Programa Além de Ada: Desenvolvimento de uma série de eventos e publicações que destacam as contribuições de mulheres na tecnologia, tanto históricas quanto contemporâneas, visando inspirar e fortalecer a presença feminina na área. Esta ação visa ampliar a percepção sobre os caminhos possíveis e os modelos femininos em tecnologia.
Cafés das Gurias Educativos: Realização semestral de encontros abertos à comunidade, com o objetivo de discutir aspectos importantes para a construção de um ambiente mais inclusivo e seguro na universidade e no meio tecnológico em geral. Esses eventos educativos servem como plataforma para sensibilizar a comunidade sobre a importância da equidade de gênero em tecnologia.
Ações em Escolas de Educação Básica: Implementação de atividades direcionadas a estudantes do ensino fundamental e médio, com o intuito de despertar interesse pelas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e promover a equidade de acesso aos recursos e conhecimentos nessas áreas. As atividades incluem oficinas, palestras e demonstrações práticas, visando reduzir as barreiras culturais e educacionais que desencorajam as meninas de seguir carreiras em tecnologia.
Monitoramento e Avaliação: Estabelecimento de mecanismos de acompanhamento e avaliação para mensurar o impacto das ações implementadas, coletar feedback dos participantes e ajustar as estratégias conforme necessário. Essa abordagem iterativa permite a melhoria contínua do projeto e a adaptação às necessidades emergentes da comunidade alvo.
Por meio dessa abordagem metodológica, o projeto "Gurias da Comp" busca não apenas abordar os sintomas da desigualdade de gênero na tecnologia, mas também suas causas raízes, promovendo uma mudança cultural sustentável que favoreça a inclusão e a diversidade no campo tecnológico.
Criação de Espaços Seguros: Organização de reuniões mensais, conhecidas como "Café das Gurias", onde participantes podem discutir livremente sobre suas experiências, desafios e estratégias de superação em um ambiente acolhedor e sem julgamentos. Esses encontros promovem a solidariedade, a troca de conhecimentos e o suporte mútuo entre as mulheres no campo da tecnologia.
Programa Além de Ada: Desenvolvimento de uma série de eventos e publicações que destacam as contribuições de mulheres na tecnologia, tanto históricas quanto contemporâneas, visando inspirar e fortalecer a presença feminina na área. Esta ação visa ampliar a percepção sobre os caminhos possíveis e os modelos femininos em tecnologia.
Cafés das Gurias Educativos: Realização semestral de encontros abertos à comunidade, com o objetivo de discutir aspectos importantes para a construção de um ambiente mais inclusivo e seguro na universidade e no meio tecnológico em geral. Esses eventos educativos servem como plataforma para sensibilizar a comunidade sobre a importância da equidade de gênero em tecnologia.
Ações em Escolas de Educação Básica: Implementação de atividades direcionadas a estudantes do ensino fundamental e médio, com o intuito de despertar interesse pelas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e promover a equidade de acesso aos recursos e conhecimentos nessas áreas. As atividades incluem oficinas, palestras e demonstrações práticas, visando reduzir as barreiras culturais e educacionais que desencorajam as meninas de seguir carreiras em tecnologia.
Monitoramento e Avaliação: Estabelecimento de mecanismos de acompanhamento e avaliação para mensurar o impacto das ações implementadas, coletar feedback dos participantes e ajustar as estratégias conforme necessário. Essa abordagem iterativa permite a melhoria contínua do projeto e a adaptação às necessidades emergentes da comunidade alvo.
Por meio dessa abordagem metodológica, o projeto "Gurias da Comp" busca não apenas abordar os sintomas da desigualdade de gênero na tecnologia, mas também suas causas raízes, promovendo uma mudança cultural sustentável que favoreça a inclusão e a diversidade no campo tecnológico.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
Número de participantes nas atividades do projeto: Inclui reuniões do "Café das Gurias", eventos "Além de Ada", "Cafés das Gurias Educativos" e oficinas em escolas de educação básica.
Diversidade dos participantes: Mede a representatividade de diferentes grupos dentro da comunidade de mulheres em tecnologia, incluindo estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais do setor e estudantes do ensino básico.
Satisfação dos participantes: Avaliada por meio de pesquisas e feedbacks após cada atividade, refletindo a percepção de valor e a sensação de pertencimento no espaço criado pelo projeto.
Número de iniciativas e projetos desenvolvidos a partir das atividades: Projetos, pesquisas ou grupos de estudo que surgem como resultado das discussões e do networking promovido pelo projeto.
Mudança na percepção sobre equidade de gênero em tecnologia: Medida através de pesquisas antes e depois da participação no projeto, para avaliar mudanças de atitude em relação à diversidade e inclusão.
Metas
Atingir, em média, um número de 40 participantes femininas nas atividades ao longo do ano: Definir um número específico baseado na capacidade e recursos disponíveis.
Garantir que exista participação de grupos sub-representados: Promover a inclusão de mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+ e outras minorias.
Alcançar uma taxa alta de satisfação de entre os participantes: Estabelecer um limiar de satisfação que indique sucesso na criação de um ambiente acolhedor e útil.
Resultados Esperados
Fortalecimento da Comunidade: Construção de uma rede de apoio sólida entre mulheres na área de Computação e tecnologia, promovendo colaboração, mentorias e suporte mútuo.
Aumento na Visibilidade Feminina: Maior reconhecimento das contribuições de mulheres na tecnologia, servindo como inspiração para futuras gerações.
Mudança Cultural: Contribuição para a mudança de cultura dentro do ambiente acadêmico e profissional em tecnologia, tornando-o mais inclusivo e diversificado.
Estímulo à Carreira em STEM: Aumento no interesse e engajamento de meninas e jovens mulheres em áreas de STEM, reduzindo barreiras à entrada e promovendo equidade no acesso a oportunidades.
Esses indicadores, metas e resultados esperados devem ser revistos e ajustados periodicamente para refletir a evolução do projeto e garantir que esteja atendendo às necessidades da comunidade de maneira eficaz.
Número de participantes nas atividades do projeto: Inclui reuniões do "Café das Gurias", eventos "Além de Ada", "Cafés das Gurias Educativos" e oficinas em escolas de educação básica.
Diversidade dos participantes: Mede a representatividade de diferentes grupos dentro da comunidade de mulheres em tecnologia, incluindo estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais do setor e estudantes do ensino básico.
Satisfação dos participantes: Avaliada por meio de pesquisas e feedbacks após cada atividade, refletindo a percepção de valor e a sensação de pertencimento no espaço criado pelo projeto.
Número de iniciativas e projetos desenvolvidos a partir das atividades: Projetos, pesquisas ou grupos de estudo que surgem como resultado das discussões e do networking promovido pelo projeto.
Mudança na percepção sobre equidade de gênero em tecnologia: Medida através de pesquisas antes e depois da participação no projeto, para avaliar mudanças de atitude em relação à diversidade e inclusão.
Metas
Atingir, em média, um número de 40 participantes femininas nas atividades ao longo do ano: Definir um número específico baseado na capacidade e recursos disponíveis.
Garantir que exista participação de grupos sub-representados: Promover a inclusão de mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+ e outras minorias.
Alcançar uma taxa alta de satisfação de entre os participantes: Estabelecer um limiar de satisfação que indique sucesso na criação de um ambiente acolhedor e útil.
Resultados Esperados
Fortalecimento da Comunidade: Construção de uma rede de apoio sólida entre mulheres na área de Computação e tecnologia, promovendo colaboração, mentorias e suporte mútuo.
Aumento na Visibilidade Feminina: Maior reconhecimento das contribuições de mulheres na tecnologia, servindo como inspiração para futuras gerações.
Mudança Cultural: Contribuição para a mudança de cultura dentro do ambiente acadêmico e profissional em tecnologia, tornando-o mais inclusivo e diversificado.
Estímulo à Carreira em STEM: Aumento no interesse e engajamento de meninas e jovens mulheres em áreas de STEM, reduzindo barreiras à entrada e promovendo equidade no acesso a oportunidades.
Esses indicadores, metas e resultados esperados devem ser revistos e ajustados periodicamente para refletir a evolução do projeto e garantir que esteja atendendo às necessidades da comunidade de maneira eficaz.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA NORNBERG KONRADT | |||
EDUARDA PEREIRA MEDEIROS | |||
LAURA QUEVEDO JURGINA | |||
LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR | 12 |