Nome do Projeto
Como ensinar sobre a ditadura e educar para a democracia? Ações educativas nos marcos dos 60 anos do Golpe de 1964
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/03/2024 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O presente Projeto se vincula a uma série de ações e eventos acadêmicos que tem sido articulados em todo o país com o objetivo de marcar os 60 anos do Golpe de 1964 e fortalecer os valores democráticos e a afirmação dos direitos humanos. Neste sentido, propõe o desenvolvimento de ações educativas que oportunizem discutir sobre os 60 anos do Golpe a partir de diferentes iniciativas, que incluem a realização de um Curso de Formação de Professores/as, a produção de uma exposição itinerante sobre o período ditatorial e a redemocratização e a realização de atividades em escolas de Pelotas e região, direcionadas a estudantes dos Ensino Fundamental e Médio.
Objetivo Geral
Promover ações direcionadas à formação de professores/as da Educação Básica em torno dos 60 anos do Golpe de 1964, a partir da perspectiva de uma educação em direitos humanos e para a democracia, bem como desenvolver atividades de ensino e aprendizagem acerca do tema em escolas da região.
Justificativa
No ano de 2024, completam-se 60 anos do Golpe de 1964, que deu início a um longe período de ditadura no Brasil. Ensinar e aprender sobre a ditadura é fundamental, especialmente no sentido de fortalecer a democracia e os direitos humanos como valores fundamentais. No entanto, a abordagem deste tema na Educação Básica tem sido marcada pelos negacionismos e tentativas de relativização. Neste sentido, a realização de um Curso de Formação Continuada busca oportunizar espaços de debate e reflexões sobre o tema, de forma a instrumentalizar os/as docentes para esta abordagem. Da mesma forma, a realização de atividades direcionadas a estudantes dos Ensino Fundamental e Médio permitirão abordar o tema a partir de novas abordagens e perspectivas, bem como aprofundar reflexões sobre ditadura, democracia e direitos humanos nas escolas. Destaca-se que a abordagem do tema está prevista na Base Nacional Curricular Comum e que diferentes documentos oficiais indicam como fundamental a abordagem do tema nas escolas, tais como o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007) e o III Programa Nacional De Direitos Humanos (2009).
Metodologia
O Projeto vem sendo construído coletivamente por uma equipe formada por servidores da UFPel, professores/as da rede, estudantes de Graduação e Pós-Graduação e integrantes de entidades parceiras. A Metodologia prevista para o desenvolvimento do Projeto se estrutura em três eixos:
* a realização de um Curso de Formação de professores/as intitulado "60 anos do Golpe de 1964:
Como ensinar sobre a ditadura e educar para a democracia?", que será desenvolvido entre os meses de abril e maio de 2024, em cinco encontros que totalizam 20 horas/aula. O público alvo são professores/as da rede, mas o Curso também é direcionado para estudantes das Licenciaturas. As atividades incluem: mesas-redondas, com ênfase na apresentação de novas pesquisas e abordagens; visita guiada em lugares de memória da ditadura em Pelotas; oficinas pedagógicas, dedicadas à tratar de novas metodologias e abordagens sobre o tema na sala de aula; atividades culturais (que incluem a apresentação do monólogo Subversivas") e escuta de depoimentos de pessoas que viveram o período.
* a montagem de uma exposição que trata do Golpe e do período ditatorial em Pelotas e região, que será desenvolvida em parceria com o Instituto de Estudos Políticos Mário Alves; tal exposição será itinerante, de forma que possa ser exposta em diferentes espaços de educação formal e não formal;
* realização de oficinas em escolas de Educação Básica, previstas para o segundo semestre de 2024;
* a realização de um Curso de Formação de professores/as intitulado "60 anos do Golpe de 1964:
Como ensinar sobre a ditadura e educar para a democracia?", que será desenvolvido entre os meses de abril e maio de 2024, em cinco encontros que totalizam 20 horas/aula. O público alvo são professores/as da rede, mas o Curso também é direcionado para estudantes das Licenciaturas. As atividades incluem: mesas-redondas, com ênfase na apresentação de novas pesquisas e abordagens; visita guiada em lugares de memória da ditadura em Pelotas; oficinas pedagógicas, dedicadas à tratar de novas metodologias e abordagens sobre o tema na sala de aula; atividades culturais (que incluem a apresentação do monólogo Subversivas") e escuta de depoimentos de pessoas que viveram o período.
* a montagem de uma exposição que trata do Golpe e do período ditatorial em Pelotas e região, que será desenvolvida em parceria com o Instituto de Estudos Políticos Mário Alves; tal exposição será itinerante, de forma que possa ser exposta em diferentes espaços de educação formal e não formal;
* realização de oficinas em escolas de Educação Básica, previstas para o segundo semestre de 2024;
Indicadores, Metas e Resultados
No que se referem às metas e resultados esperados, estes se relacionam com a possibilidade de qualificar a abordagem sobre os 60 anos do Golpe de 1964 e sobre os conceitos de democracia e direitos humanos na Educação Básica. Neste sentido, como indicadores apontamos a participação de professores da Educação Básica no Curso de Formação de Professores/as e o envolvimento das escolas nas propostas de oficinas e na recepção da exposição itinerante prevista para o segundo semestre.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 5 | ||
DARLISE GONÇALVES DE GONÇALVES | |||
DARLISE GONÇALVES DE GONÇALVES | |||
Herison de Carvalho Silva | |||
LARA BOTELHO CROCHI | |||
NATASHA DIAS CASTELLI | 5 | ||
NATHALIA LIMA ESTEVAM | |||
NÁDIA CRISTIANE COELHO DA SILVA KENDZERSKI | 5 | ||
RODRIGO TRESOLDI GIOVANAZ | |||
TIAGO PERINAZZO CASSOL |