Nome do Projeto
PROJECTARE - Revista de Arquitetura e Urbanismo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/06/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A PROJECTARE, Revista de Arquitetura e Urbanismo é uma publicação da FAUrb, fundada em 1999, num trabalho iniciado pelo Grupo PET FAUrb, sob a tutoria do Prof. Maurício Polidori. Apresentava um problema de continuidade nas suas publicações, ainda que muito esforço fosse feito por ele, principalmente, desde o Laboratório de Urbanismo. Publicar uma revista, segundo seu fundador, significava construir um espaço para discussão sobre a Arquitetura e Urbanismo, e seus modos particulares de posicionar-se frente a distintas realidades. Ter a oportunidade de divulgar uma diversidade de ideias, é sem dúvida enriquecedor. Hoje, a revista PROJECTARE, está nas mãos do PROGRAU - Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, e tem imensas dificuldades nas rotinas e protocolos, não só para organizar a revista mas também publicá-la, e faz parte dos periódicos da UFPEL que utilizam o sistema OJS - Open Journal System. Acredita-se que a inclusão da PROJECTARE como projeto de extensão, visto tratar-se de veículo de comunicação, poderá alavancar, através de bolsas de extensão oficiais e/ou voluntárias, uma ajuda fundamental aos planos de ampliação e qualidade das publicações. Vivemos o acelerado ritmo de geração de novos conhecimentos, tecnologias e facilidade de socialização, principalmente pelo avanço dos sistemas de informações e comunicações. Isto propicia melhor domínio do estado da arte em abrangência, profundidade e especificidade, bem como, maior rapidez e alcance de maior número de pessoas na socialização dos conhecimentos e saberes que produzimos e valorização das referências mais atuais. No contexto acadêmico, o grande desafio da educação é formar docentes que propiciam a formação plena do aluno como profissional que domina as bases técnico-científicas de sua área de atuação e que realmente alcança o perfil desejado da formação acadêmica ou universitária. Profissionais capazes de ler a realidade e construir novas práticas apoiando-se em conhecimentos e tecnologias já existentes e exercitando o processo de avançar, implementando novas práticas. Uma sociedade em expansão, em desenvolvimento, precisa de informações de qualidade. Desse modo, a PROJECTARE pretende contribuir para uma sociedade que possa se desenvolver, que compartilha o conhecimento para agregar, criando uma rede benéfica de participação social.

Objetivo Geral

São objetivos desse projeto:
- oportunizar a divulgação do conhecimento produzido localmente, incluindo professores, alunos e egressos da FAUrb;
- incluir argumentações sobre a Arquitetura e o Urbanismo produzidos nacional e internacionalmente, conectando a comunidade regional com uma rede de conhecimentos mais ampla;
- ser reconhecido nacional e internacional como um periódico científico de qualidade, com acesso aberto e democrático, pautado por um processo editorial justo e transparente que irá agregar valor à comunidade científica e à sociedade como um todo.

Justificativa

A divulgação da produção intelectual e acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão possibilita que diferentes públicos conheçam o trabalho de pesquisadores nacionais e internacionais. Busca-se o desenvolvimento humano e uma educação com qualidade continuada e permanente para todos, através da disponibilização de materiais técnico e científicos para a comunidade como um todo, utilizando uma linguagem acessível e inclusiva com acesso aberto e gratuito.

Metodologia

Desde sua concepção até a sua publicação, uma revista demanda muitas etapas metodológicas.
1 - definição da pauta do número.
2- abertura das submissões dentro de prazos estabelecidos.
3- envio dos artigos recebidos para revisores dentro das diferentes áreas do conhecimento.
4- reenvio dos artigos aos autores, para ajustes e/ou adequações.
5- diagramação da revista com os artigos aprovados.
6- publicação do número em questão.

Indicadores, Metas e Resultados

- A curto prazo, publicar dois números anuais. A médio prazo, três números anuais.
- Receber um upgrade na categorização QUALIS da CAPES. Hoje a PROJECTARE é uma revista B3.
- Alavancar a pontuação do PROGRAU e por consequência da UFPEL, como uma universidade que se preocupa e põe em prática o ensino, a pesquisa e a extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE FEISTAUER URBAN
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA1
AMANDA PEREIRA DOS SANTOS
ANTONIO SOUKEF JUNIOR
CELINA MARIA BRITTO CORREA2
CINTIA GRUPPELLI DA SILVA12
FRANCIELE FRAGA PEREIRA
Fernanda Jahn Vetti

Página gerada em 22/07/2025 11:10:01 (consulta levou 0.139206s)