Nome do Projeto
Mapeamento das cotas de inundação do rio Piratini nos municípios de Pedro Osório e Cerrito
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 31/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto “Mapeamento das cotas de inundação do rio Piratini nos municípios de Pedro Osório e Cerrito” surgiu de uma parceria entre o GP Hidrologia e a Defesa Civil de Pedro Osório, quando do auxílio prestado pelo Grupo com previsões hidrológicas horárias das cotas de inundação durante o evento de setembro de 2023. Naquele momento, e em eventos posteriores, foi possível realizar previsões da cota do rio com erro inferior a 5%, porém, não era possível informar a partir de dados técnicos aonde a água chegaria na cidade. Essa lacuna culminou no problema de pesquisa abordado nesse Projeto, que se estende ao município vizinho de Cerrito. Assim, durante o seu desenvolvimento, serão realizados levantamentos topográficos planialtimétricos, através de equipamento do tipo GNSS, com o intuito de relacionar as cotas das réguas de monitoramento linimétrico instaladas junto ao rio com as cotas das ruas susceptíveis à inundação. A escolha da área de abrangência guiar-se-á pelo conhecimento empírico da população, experienciado pela inundação sem precedentes ocorrida em 1992 (para a qual estima-se cota máxima em torno de 20m). O mapa com as curvas de igual cota de inundação será produzido no Sistema de Informações Geográficas (SIG) ArcGIS Pro. A disponibilização do mapa ocorrerá também no ArcGIS Pro, através da plataforma de envolvimento da sociedade chamada "Hub". O "Hub" ficará à disposição dos gestores municipais para gestão de crise em situações de inundação e, também, para estudos de planejamento urbano e áreas de expansão. Além da disponibilização aos gestores, o mapa será interligado ao protótipo de sistema de previsão hidrológica em tempo real e alerta antecipado para a bacia do rio Piratini, o qual encontra-se em desenvolvimento pelo GP Hidrologia. Espera-se fornecer à Defesa Civil uma ferramenta eficaz para intervenção em situações de possível extravasamento da calha natural do rio. Ao antecipar e mapear áreas de risco de maneira precisa, o projeto busca capacitar a Defesa Civil a agir proativamente, minimizando potenciais danos sociais e econômicos para as cidades como um todo. Além disso, contribui para o fortalecimento da resiliência da comunidade frente a eventos climáticos extremos, fornecendo informações cruciais para uma tomada de decisão ágil e eficaz.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral o mapeamento das cotas de inundação do rio Piratini nas áreas urbanas dos municípios gaúchos de Pedro Osório e Cerrito.

Justificativa

A justificativa do projeto é fundamentada na relevância do tema, seu impacto socioambiental e no aumento dos casos de inundação nos últimos anos. Concomitantemente a esta situação, existe a necessidade de otimizar as estratégias de gestão de riscos e resposta a emergências na cidade de Pedro Osório, no estado do Rio Grande do Sul.

Metodologia

Este projeto será desenvolvido em 4 etapas. A primeira etapa consistirá de visitas aos municípios de Pedro Osório e Cerrito, a fim de identificar as áreas urbanas propensas a inundação do rio Piratini, tomando como referência o evento ocorrido em 1992. Na segunda etapa, será realizado o levantamento topográfico planialtimétrico da área considerando ruas e áreas verdes; para esse levantamento será empregado um equipamento do tipo GNSS, que é um Sistema Global de Navegação por Satélite de alta precisão. Com os dados do levantamento planialtimétrico, a terceira etapa será iniciada junto ao ArcGIS Pro. Esses dados serão processados e, as isolinhas das cotadas de inundação sobre as cidades, serão traçadas. A quarta e última etapa envolverá a disponibilização do mapa através da plataforma de envolvimento da sociedade Hub do ArcGIS Pro, onde será desenvolvido um WebSIG com as informações espaciais georreferenciadas coletadas no levantamento e posteriormente processadas. Esse WebSIG poderá ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet e ficará à disposição da Defesa Civil e gestores municipais.

Indicadores, Metas e Resultados

Tem-se como meta disponibilizar aos gestores municipais e Defesa Civil um mapa de fácil compreensão que permita identificar as áreas inundadas pelo rio Piratini para diferentes cotas, a fim de que seja possível - junto ao sistema de previsão que encontra-se em desenvolvimento pelo GP Hidrologia - organizarem-se de forma antecipada e estratégica quando da remoção de pessoas, animais e bens materiais.
Espera-se, ao final do projeto: i) ter mapeado todas as áreas susceptíveis a inundação nos municípios de Pedro Osório e Cerrito, em nível de detalhamento compatível com a precisão exigida; ii) ter produzido um mapa com isolinhas de cota de inundação, a cada 50cm, identificando as áreas inundadas sobre as cidades; e iii) ter auxiliado na compreensão das inundações do rio Piratini e seus efeitos sobre as cidades, de modo que possa existir uma ação eficaz e tecnicamente embasada, por parte da Defesa Civil, para a remoção de pessoas, animais e bens materiais durante um evento extremo e, ainda, que possa subsidiar o planejamento urbano ordenado, com expansão em direção as áreas de menor susceptibilidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENIS LEAL TEIXEIRA14
Eduardo Luceiro Santana
LARISSA CORRÊA SANTOS
LAURA MARTINS BUENO
OTTONI MARQUES MOURA DE LEON
SAMUEL BESKOW14
TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW14

Página gerada em 18/11/2024 09:41:16 (consulta levou 0.106580s)