Nome do Projeto
Levantamento topográfico da área de inundação do canal Santa Bárbara, Pelotas/RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 31/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O “Projeto Levantamento topográfico da área de inundação do canal Santa Bárbara” foi idealizado com o intuito de obter informações precisas sobre as características geográficas da área em estudo, em razão de que às margens do canal Santa Bárbara são consideradas zonas planas e caracterizadas como extensas planícies de inundação. Esse processo é crucial em diversos campos, incluindo engenharia, arquitetura, cartografia, agricultura e planejamento urbano. Espera-se que os dados provenientes deste estudo subsidiem novos projetos que visem estudar a mancha de inundação da área e a modelagem do canal Santa Bárbara. Conta com a parceria do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP).

Objetivo Geral

Realizar o levantamento topográfico planialtimétrico da área de inundação do Canal do Santa Bárbara, a jusante da Barragem do Santa Bárbara, em Pelotas/RS.

Justificativa

O arroio Santa Bárbara possui um barramento que foi projetado com o objetivo de evitar cheias na área urbana de Pelotas e proporcionar reserva para abastecimento público de água potável. O canal do Santa Bárbara fica a jusante do barramento e direciona o excedente do reservatório para o Canal São Gonçalo. Ocorre que, quando da ocorrência de eventos de chuvas intensas e do vertimento da barragem, o Canal do Santa Bárbara tem apresentado escoamento à seção plena e, muitas vezes, extravasamento. Esse extravasamento atinge a área urbana do município, incluindo campos com características de banhado e zonas de intensa ocupação urbana.
Com isso, o levantamento topográfico planialtimétrico das áreas de inundação do Canal do Santa Bárbara permitirá a representação precisa das áreas susceptíveis à inundação. O mapa oriundo desse levantamento será acoplado ao sistema de previsão hidrológica que está sendo desenvolvido pelo GP Hidrologia, permitindo a previsão antecipada da vazão defluente do barramento, da cota de inundação do canal, do horário de ocorrência da cota de inundação e das áreas atingidas pelas águas.
Consistirá de uma ferramenta valiosa para gestão de desastres por parte da Defesa Civil e Prefeitura Municipal, permitindo ações pró-ativas na assistência às pessoas que residem nos locais de risco.

Metodologia

Este projeto será desenvolvido em 4 etapas. A primeira etapa consistirá de visitas ao local, a fim de identificar as áreas urbanas propensas à inundação do Canal do Santa Bárbara, tomando como referência os eventos mais raros de chuvas intensas ocorridos na cidade. Na segunda etapa, será realizado o levantamento topográfico planialtimétrico da área considerando ruas e áreas verdes; para esse levantamento será empregado um equipamento do tipo GNSS, que é um Sistema Global de Navegação por Satélite de alta precisão. Com os dados do levantamento planialtimétrico, a terceira etapa será iniciada junto ao ArcGIS Pro. Esses dados serão processados e, as isolinhas das cotadas de inundação sobre a área urbana, serão traçadas. A quarta e última etapa envolverá a disponibilização do mapa através da plataforma de envolvimento da sociedade Hub do ArcGIS Pro, onde será desenvolvido um WebSIG com as informações espaciais georreferenciadas coletadas no levantamento e posteriormente processadas. Esse WebSIG poderá ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet e ficará à disposição da Defesa Civil e gestores municipais.

Indicadores, Metas e Resultados

Tem-se como meta disponibilizar aos gestores municipais e Defesa Civil um mapa de fácil compreensão que permita identificar as áreas inundadas pelo canal do Santa Bárbara para diferentes cotas, a fim de que seja possível - junto ao sistema de previsão que encontra-se em desenvolvimento pelo GP Hidrologia - organizarem-se de forma antecipada e estratégica quando da remoção de pessoas, animais e bens materiais.
Espera-se, ao final do projeto: i) ter mapeado todas as áreas susceptíveis à inundação, em nível de detalhamento compatível com a precisão exigida; ii) ter produzido um mapa com isolinhas de cota de inundação, identificando as áreas inundadas; e iii) ter auxiliado na compreensão das inundações do Canal do Santa Bárbara e seus efeitos sobre a cidade, de modo que possa existir uma ação eficaz e tecnicamente embasada, por parte da Defesa Civil, para a remoção de pessoas, animais e bens materiais durante um evento extremo e, ainda, que possa subsidiar o planejamento urbano ordenado, com expansão em direção as áreas de menor susceptibilidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Crístian Larri Pires Veber
DANIELLE DE ALMEIDA BRESSIANI6
DENIS LEAL TEIXEIRA9
ISABEL SILVA NEUTZLING
LUCIANA CARDOSO NETA
MONICA NAVARINI KURZ
SAMUEL BESKOW7
TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW7

Página gerada em 02/05/2024 15:00:25 (consulta levou 0.403267s)