Nome do Projeto
Reflexões sobre a aprendizagem nas aulas da graduação em Geografia - UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 15/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Quando se fala no processo de aprendizagem, corre-se o risco de adotar uma descrição idealizada, que tende a considerar isoladamente os atores envolvidos. Assim pensa-se muitas vezes que basta um professor bem preparado, com um bom planejamento e bom domínio de conteúdos e dos métodos, aliado a um conjunto de alunos individualmente motivados e dotados de condições prévias consideradas satisfatórias, posse dos pré-requisitos cognitivos e boa disposição, que acontecerá o ensino e aprendizagem. Assegura-se que a aprendizagem é um processo construído dentro e fora da sala de aula e que exige de ambos professor e aluno pesquisas contínuas alicerçadas em literatura representativa para subsidiar uma bagagem teórico metodológica. O presente projeto leva a reflexão de como ter além dessas características e de como ser um profissional continuamente criativo diante das mudanças técnico-científico-informacional, destacadas nas obras de Milton Santos. Diante do contexto atual vivenciado em sala de aula, como metodologicamente poderemos desenvolver melhor nossas aulas de maneira que possamos envolver definitivamente nossos discentes nas atividades de sala de aula?. De acordo com Cavalcanti (2010) para cumprir os objetivos do ensino de Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes. Desse modo, a prática docente, exercida pelos graduandos de licenciatura permite a vivencia de experiências inerentes ao cotidiano das ações educativas e como isso, amplia os seus conhecimentos através do embate entre as disciplinas estudadas na universidade e a sua aplicação em situações concretas de ensino-aprendizagem. Ainda para Cavalcanti (2011) são pertinentes as observações sobre os cuidados de se investigar temas e sujeitos antes marginais ou emergentes em um “paradigma crítico social”, no sentido de não esquecer os nexos entre conhecimento e poder, entre o pequeno, o singular, o qualitativo, o narrativo, o simbólico e o cotidiano, sem perder de vista hegemonias e assimetrias que atravessam uns e outros. A contribuição relevante advinda da prática docente por meio da monitoria diz respeito a articulação entre formação e pesquisa, interagindo com a perspectiva do professor reflexivo, portanto, que não seja um mero reprodutor de ideias e sim, que pense sobre o trabalho pedagógico desenvolvido. Nesse sentido, destaca Schon (1990), as novas tendências investigativas sobre a formação dos professores, articulando-se com pesquisa e política de formação, valorizam o que denominam de professor reflexivo. Então, acredita-se na relevância de promover a complementação da formação dos discentes devido a possibilidade de oportunizar a articulação entre os conhecimentos socializados na academia e a prática no meio acadêmico, no sentido de ampliar seus conhecimentos e fortalecer a profissão docente.O presente projeto tem o mérito de acompanhar como são desenvolvidas a leitura, produção textual e interesse dos discentes no desenvolvimento das atividades acadêmicas, observando a elaboração das atividades como resenhas críticas e fichamento.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Contribuir para formação docente através da fundamentação e aprofundamento epistemológico que possibilite a melhoria do processo de aprendizagem em sala de aula.
- Objetivos Específicos:
• Acompanhar e observar as atividades do docente em sala de aula;
• Proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento de sua criatividade;
• Possibilitar ao discente a oportunidade de fortalecer seus conhecimentos teóricos e desenvolver problematizações;
• Aprofundar estudos do conteúdo programático da disciplina que complementem a formação acadêmica dos discentes e atendam às necessidades do próprio curso de graduação;
• Participar das atividades estabelecidas no cronograma da disciplina

Justificativa

As últimas décadas têm sido marcadas por intensos debates no pensamento filosófico e científico em decorrência de transformações, também intensas no mundo e na organização das sociedades, nas diversas áreas científicas, especialmente as ciências humanas, têm provocado e efetuado reflexões e análises para compreender os processos de mudanças e seus desdobramentos. A Geografia, como ciência social, está diretamente implicada nessas transformações. (CAVALCANTI, 2010).
Um aspecto relevante da relação pedagógica diz respeito ao fato de que ela se estabelece em grande medida do discurso, do diálogo ou da linguagem, nas diversas práticas que se desenvolvem na sala de aula. A dimensão linguística não recobre todos os aspectos da relação pedagógica, mas certamente a compreensão das maneiras como se desenvolve o discurso na sala de aula ajuda a melhor situar grande parte das interações que ali ocorrem, seja, entre professor e alunos, seja entre os próprios alunos. A partir do momento que identificarmos falhas no processo de aprendizagem poderemos estar contribuindo para mudar essa realidade
De acordo com Passini (2010) a escolha do conteúdo para ensinar Geografia deve ser feita pensando na responsabilidade de formação do cidadão que precisa entender o mundo. A forma, a transposição didática, utiliza o conhecimento construído e as ferramentas da inteligência de que o aluno dispõe para que ele avance do conhecimento menor para um conhecimento maior.
Desse modo, a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica por meio da monitoria configura-se num elemento fundamental para a construção de uma formação voltada para o diálogo entre teoria e prática a partir das situações concretas do fazer pedagógico cotidiano, uma vez que para Pimenta (1997) nas práticas docentes estão contidos elementos extremamente importantes, tais como a problematização, a intencionalidade para encontrar soluções, a experimentação metodológica, o enfrentamento de situações de ensino complexas, as tentativas mais radicais mais ricas e mais sugestivas de uma didática inovadora, que ainda não está configurada teoricamente.
Um dos aspectos que justificam estudos orientados e dirigidos explicitamente por discussões teórico-metodológicas é que, com relação à pesquisa sobre ensino de Geografia, o alerta colocado no início do texto é igualmente válido, ou seja, no ensino é também um desafio escapar da ilusão do empirismo e buscar métodos para abordar didaticamente os conteúdos geográficos que possam efetivamente contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico-crítico dos alunos.
Destacamos aqui o elemento histórico que é fundamental para os estudos dos fatos humanos, não podendo ser desprezados, lembrando que o objeto de estudo das ciências humanas é o próprio homem vivendo em sociedade, ou seja, é um objeto construído historicamente pelo ator social homem e está em constante estado de transformação. Desse modo, ele difere-se do objeto das ciências naturais, pois a natureza é uma realidade dada, exterior ao homem. Sobre isso Japiasssu (1994) coloca que, as ciências humanas não formam um todo constituído segundo a lógica, um todo cuja estrutura seria análoga à nosso conhecimento da natureza.
Nesse contexto, o curso de licenciatura permite uma análise teórica importante que servirá de embasamento da prática educativa dos alunos da graduação necessárias para um profissional crítico e criativo no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula.

Metodologia

O projeto será desenvolvido no decorrer de um ano. Será utilizada com a utilização da metodologia problematizadora de fatos que segundo Berbel (1998), estimulam o pensamento crítico da realidade e promove a aprendizagem significativa. Desse modo, o processo de ensino e aprendizagem deve ser fundamentado nas ações de aprimoramento do acadêmico com a finalidade de promover a sua formação no que diz respeito aos problemas contemporâneos.
As atividades serão desenvolvidas respeitando os princípios humanístico, crítico e reflexivo, estimulando sempre o senso de responsabilidade do discente com relação as questões levantadas.
As atividades serão elaboradas e sistematicamente acompanhadas pelo orientador através de reuniões periódicas e tem a finalidade de efetivo aprendizado do futuro profissional da educação. Os procedimentos metodológicos serão realizados a partir de levantamento bibliográfico com leitura e discussão dos textos, acompanhamento das atividades didático-pedagógicas e elaboração de relatório final.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADORES DO PLANO DE AÇÃO:
Leitura dos textos.
Participar das reuniões.
Participar das discussões dos textos.
Observar o desenvolvimento das atividades em sala de aula.

METAS E RESULTADOS ESPERADOS:

Capacitar o discente para análise crítica de textos e identificação de possíveis problemas que possam estar interferindo na aprendizagem.
Elaboração de um diagnóstico qualitativo da situação da aprendizagem em sala de aula

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDILMA FERNANDES DA SILVA4
GIANCARLA SALAMONI3
LIZIANE KERCHINER DA SILVA
MARIA REGINA CAETANO COSTA4
MATEUS SILVA DA ROSA
PEDRO HENRIQUE SOARES RAUPP
SANDI XAVIER MANCILIA

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