Nome do Projeto
MADEIRAS TRATADAS COM BIODIESEL COMO MATERIAL DE MUDANÇA DE FASE E SUA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/05/2024 - 20/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto "Madeiras tratadas com biodiesel como material de mudança de fase e sua eficiência energética no ambiente construído" aborda o desenvolvimento de madeiras de reflorestamento tratadas com materiais de mudança de fase de origem sustentável (biodiesel) e a avaliação de suas propriedades na eficiência energética no ambiente construído. Para isso, amostras de madeiras de reflorestamento Pinus sp. serão tratadas com biodiesel (mono-alquil éster de cadeia longa) produzidos a partir de óleo se soja residual de fritura. O biodiesel será produzido e caracterizado como um material de mudança de fase, sendo verificada sua capacidade de atender as demandas energéticas do ambiente construído. As madeiras serão tratadas e submetidas a ensaios mecânicos, físicos e biológicos para verificação de sua capacidade de uso como material de construção, bem como sua capacidade de armazenamento e condutividade térmica. Uma vez identificadas as propriedades das madeiras tratadas, serão realizadas simulações computacionais de uma habitação de interesse social (HIS), com o uso do software EnergyPlus. A simulação identificará a capacidade da madeira tratada com biodiesel em reduzir as flutuações de temperatura interna do ambiente construído, e permitirá identificar em qual zona bioclimática brasileira o material apresenta melhor desempenho térmico e qual a eficiência energética do sistema proposto.

Objetivo Geral

Desenvolver tratamentos para madeiras com o uso de materiais de mudança de fase de origem sustentável, e avaliar as propriedades das madeiras tratadas quanto a sua eficiência no ambiente construído.

Justificativa

O uso de madeiras de refloestamento para construção civil é uma prática comum no Brasil, no entanto as construções apresentam um baixo desempenho energético, requerendo, muita vezes, o emprego de materiais de isolamento térmico para a melhoria de sua eficência. Assim, a presente pesquisa se justifica por investigar materiais de origem sustentável aplicáveis à madeira, e que proporcionem uma melhoria de suas propriedades, conferindo um aumento da eficiência energética do ambiente construído e maior conforto aos usuários.

Metodologia

O método de trabalho para a presente pesquisa é dividido em fases distintas, sendo elas:
- Produção, caracterização e avaliação do biodiesel como um material de mudança de fase.
- Tratamento de madeiras com biodiesel e avaliação de suas propriedades para fins construtivos e de eficiência energética.
- Simulação computacional de ambientes construídos com a madeira tratada e verificação da eficiência energética do modelo para as diferentes
zonas bioclimática brasileiras.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas e resultados esperados:
- Obtenção de um material de mudança de fase de origem sustentável aplicável ao clima brasileiro;
- Desenvolvimento de madeiras tratadas com melhoramento de suas propriedades para fins construtivos;
- Identificação da zona bioclimática brasileira em que melhor se enquadra o material desenvolvido;
- Determinação da eficiência energética aferida ao ambiente construído pelo tratamento da madeira;
- Publicação de resultdos em periódicos;
- Desenvolvimento de teses e dissertações;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE TREMPER MINASI4
BRUNO NUNES DA ROSA
CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA1
EDUARDO GRALA DA CUNHA1
MAURICIO ALVES RAMOS
PEDRO HENRIQUE DE MORAES KOLTON
RAFAEL BELTRAME2
RICARDO RIPOLL DE MEDEIROS2
ROSINEI SILVA SANTOS

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 10.000,00Coordenador

Página gerada em 21/12/2024 13:19:40 (consulta levou 0.130998s)