Nome do Projeto
Ensino de Metodologias para o Ensino Médio e Preparação para o Enem na Educação de Surdos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/03/2024 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
No contexto educacional voltado para a educação de surdos na rede pública, identifica-se a necessidade premente de desenvolver o projeto "Ensino de Metodologias para o Ensino Médio e Preparação para o Enem na Educação de Surdos". Este projeto surge como uma resposta à carência de métodos didáticos adequados e de conhecimento específico por parte dos professores que atuam com alunos surdos no ensino médio, focando especialmente na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A importância deste projeto se destaca na busca por assegurar uma educação inclusiva e de qualidade para os estudantes surdos, almejando não somente superar as barreiras linguísticas, mas também promover oportunidades educacionais equitativas, conforme diretrizes estabelecido de execução de programas e ações da Diretoria de Politicas de Educação Bilingue de Surdos (Dipebs) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação.
Objetivo Geral
Aperfeiçoar os professores e profissionais da educação básica da rede de ensino para o Ensino Médio, envolvendo-os com alunos surdos e com deficiências auditivas, na educação de surdos no país.
Objetivos Específicos:
I. Conhecer os tipos de estratégias e metodologias para o Ensino Médio voltado para surdos.
II. Explorar os planejamentos, didáticas e avaliações no Ensino Médio para surdos.
III. Desenvolver competências e habilidades nas áreas de conhecimento do currículo do Ensino Médio.
IV. Preparar estratégias para a preparação para o Enem.
V. Capacitar no uso da Videoprova do Enem em Libras.
Objetivos Específicos:
I. Conhecer os tipos de estratégias e metodologias para o Ensino Médio voltado para surdos.
II. Explorar os planejamentos, didáticas e avaliações no Ensino Médio para surdos.
III. Desenvolver competências e habilidades nas áreas de conhecimento do currículo do Ensino Médio.
IV. Preparar estratégias para a preparação para o Enem.
V. Capacitar no uso da Videoprova do Enem em Libras.
Justificativa
A importância e a necessidade deste projeto são claramente evidenciadas ao analisar o cenário educacional atual nas escolas para surdos. A carência de didática apropriada e de conhecimento específico entre os professores do ensino médio, particularmente no que se refere ao conteúdo do Enem, representa um obstáculo significativo para o progresso acadêmico dos alunos surdos. A inclusão desses estudantes no exame nacional exige uma abordagem pedagógica especializada, que considere não somente a língua de sinais, mas também as estratégias necessárias para uma compreensão eficaz dos temas do Enem.
O projeto propõe preencher essa lacuna, oferecendo aos professores do ensino médio treinamento extensivo em metodologias de ensino adaptadas à realidade dos alunos surdos. Pretende-se também disponibilizar materiais didáticos específicos e oportunidades práticas voltadas ao Enem. A capacitação de profissionais da educação para lidar com os desafios únicos do ensino de alunos surdos não somente beneficia diretamente os estudantes, mas também contribui para a formação de uma comunidade educacional mais inclusiva e diversificada.
Ao preparar os professores para o ensino médio, especialmente no contexto do Enem, o projeto não só amplia as oportunidades educacionais para os alunos surdos, mas também reforça o papel da escola como um agente de transformação social. A justificativa se baseia, portanto, na necessidade imperativa de ultrapassar as barreiras existentes, fomentando uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos os estudantes, independentemente de suas particularidades ou necessidades especiais.
O projeto propõe preencher essa lacuna, oferecendo aos professores do ensino médio treinamento extensivo em metodologias de ensino adaptadas à realidade dos alunos surdos. Pretende-se também disponibilizar materiais didáticos específicos e oportunidades práticas voltadas ao Enem. A capacitação de profissionais da educação para lidar com os desafios únicos do ensino de alunos surdos não somente beneficia diretamente os estudantes, mas também contribui para a formação de uma comunidade educacional mais inclusiva e diversificada.
Ao preparar os professores para o ensino médio, especialmente no contexto do Enem, o projeto não só amplia as oportunidades educacionais para os alunos surdos, mas também reforça o papel da escola como um agente de transformação social. A justificativa se baseia, portanto, na necessidade imperativa de ultrapassar as barreiras existentes, fomentando uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos os estudantes, independentemente de suas particularidades ou necessidades especiais.
Metodologia
O curso de aperfeiçoamento adota uma abordagem na qual o aluno participa ativamente do processo de aprendizagem. Nesta metodologia, o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada, levando em consideração as experiências prévias do aluno como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos.
Além disso, a metodologia é projetada para incentivar o aluno a buscar conhecimento de forma autônoma, desenvolver sua capacidade de questionamento e de diálogo com professores e tutores, e gerenciar seu tempo de forma produtiva.
As estratégias didáticas empregadas incluem uma combinação de atividades coletivas e individuais, aproveitando as ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Estas ferramentas incluem fóruns de discussão temáticos, webconferências, questionários, textos-base, vídeos de aula e avaliações. As avaliações são compostas por exercícios, sínteses e estudos de caso, e são realizadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
Um aspecto fundamental do curso é o seu caráter bilíngue, com a utilização simultânea da língua de sinais e da língua portuguesa ao longo de todo o processo de aprendizagem.
Além disso, a metodologia é projetada para incentivar o aluno a buscar conhecimento de forma autônoma, desenvolver sua capacidade de questionamento e de diálogo com professores e tutores, e gerenciar seu tempo de forma produtiva.
As estratégias didáticas empregadas incluem uma combinação de atividades coletivas e individuais, aproveitando as ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Estas ferramentas incluem fóruns de discussão temáticos, webconferências, questionários, textos-base, vídeos de aula e avaliações. As avaliações são compostas por exercícios, sínteses e estudos de caso, e são realizadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
Um aspecto fundamental do curso é o seu caráter bilíngue, com a utilização simultânea da língua de sinais e da língua portuguesa ao longo de todo o processo de aprendizagem.
Indicadores, Metas e Resultados
Objetivos de Aprendizagem:
Os alunos conhecerão as diretrizes da BNCC e aprenderão a aplicá-las ao currículo com ênfase nos alunos surdos, seja em escolas para surdos, educação bilíngue de surdos, salas especializadas na educação de surdos ou na educação inclusiva. O curso visa promover conhecimentos, habilidades e valores para os alunos surdos. Além disso, será aproveitado para utilizar a Videoprova do Enem em Libras como treinamento e aplicação prática, preparando os alunos surdos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado anualmente pelo Ministério da Educação e pelo Inep.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional:
O curso contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, aprimorando e atualizando-os com materiais didáticos e estratégias para trabalhar com alunos surdos na educação especializada.
Aplicação Prática:
Os conhecimentos e habilidades adquiridos poderão ser aplicados na prática em salas de aula do Ensino Médio, por professores, coordenadores e pedagogos que implementarão suas práticas em escolas para surdos, escolas bilíngues para surdos ou escolas inclusivas destinadas a alunos surdos.
Contribuição para a Comunidade:
O curso contribuirá para a comunidade e o campo de estudo do Ensino Médio para Surdos, buscando gerar novos conhecimentos, contribuir para a resolução de problemas sociais e fortalecer redes profissionais. Isso inclui o desenvolvimento de novos currículos e estratégias pedagógicas para atender alunos surdos no Ensino Médio do país.
Resultados Quantificáveis:
Espera-se atingir a meta de 70% dos alunos concluindo o curso de aperfeiçoamento. A frequência será monitorizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), assim como a participação no curso.
Feedback e Avaliação Contínua:
O curso de aperfeiçoamento terá 180 horas de carga horária, divididas em seis módulos de 30 horas cada. Ao final de cada módulo, será realizada uma autoavaliação, permitindo avaliar e aprimorar os módulos e as estratégias pedagógicas para melhoria ou atualizada.
Os alunos conhecerão as diretrizes da BNCC e aprenderão a aplicá-las ao currículo com ênfase nos alunos surdos, seja em escolas para surdos, educação bilíngue de surdos, salas especializadas na educação de surdos ou na educação inclusiva. O curso visa promover conhecimentos, habilidades e valores para os alunos surdos. Além disso, será aproveitado para utilizar a Videoprova do Enem em Libras como treinamento e aplicação prática, preparando os alunos surdos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado anualmente pelo Ministério da Educação e pelo Inep.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional:
O curso contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, aprimorando e atualizando-os com materiais didáticos e estratégias para trabalhar com alunos surdos na educação especializada.
Aplicação Prática:
Os conhecimentos e habilidades adquiridos poderão ser aplicados na prática em salas de aula do Ensino Médio, por professores, coordenadores e pedagogos que implementarão suas práticas em escolas para surdos, escolas bilíngues para surdos ou escolas inclusivas destinadas a alunos surdos.
Contribuição para a Comunidade:
O curso contribuirá para a comunidade e o campo de estudo do Ensino Médio para Surdos, buscando gerar novos conhecimentos, contribuir para a resolução de problemas sociais e fortalecer redes profissionais. Isso inclui o desenvolvimento de novos currículos e estratégias pedagógicas para atender alunos surdos no Ensino Médio do país.
Resultados Quantificáveis:
Espera-se atingir a meta de 70% dos alunos concluindo o curso de aperfeiçoamento. A frequência será monitorizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), assim como a participação no curso.
Feedback e Avaliação Contínua:
O curso de aperfeiçoamento terá 180 horas de carga horária, divididas em seis módulos de 30 horas cada. Ao final de cada módulo, será realizada uma autoavaliação, permitindo avaliar e aprimorar os módulos e as estratégias pedagógicas para melhoria ou atualizada.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIELLE CANTARELLI MARTINS | 5 | ||
Alexandre Castro Gollo | |||
Ana Regina e Souza Campello | |||
BRUNA DA SILVA BRANCO | 13 | ||
Dayana Priscila da Silva | |||
Débora Gobatto Gasperin | |||
Erida Rúbia de Oliveira Lima | |||
FABIANO SOUTO ROSA | 8 | ||
Flávia da Silva Schaun | |||
Franciele Torani de Camargo | |||
Grasiele Pavan | |||
Helena Virginia Pereira Paiva | |||
IVANA GOMES DA SILVA | 20 | ||
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS | 10 | ||
JOSEANE MACIEL VIANA | |||
Jonathas Oliveira Dias | |||
João Batista Neves Ferreira | |||
Juliana Fernandes Montalvão Mateus | |||
Letícia Lima do Nascimento | |||
Lucas Sousa da Cruz | |||
Mariana Ayelen Gomes Soares de Lima | |||
MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH | 25 | ||
Márcia Figueiró Kalamarz | |||
NATHIELLE FRANCOS DA SILVA | |||
Pedro Henrique Mota de Queiroz | |||
Rodrigo Szezepanski Tavares | |||
Simone Gonçalves de Lima da Silva | |||
THERENA DA LUZ OBELHEIRO | |||
Tales Douglas Moreira Nogueira | |||
Thiago Ramos de Albuquerque |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Ministério da Educação | R$ 138.433,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 138.433,00 |