Nome do Projeto
Ensino de Metodologias para o Ensino Médio e Preparação para o Enem na Educação de Surdos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/03/2024 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
No contexto educacional voltado para a educação de surdos na rede pública, identifica-se a necessidade premente de desenvolver o projeto "Ensino de Metodologias para o Ensino Médio e Preparação para o Enem na Educação de Surdos". Este projeto surge como uma resposta à carência de métodos didáticos adequados e de conhecimento específico por parte dos professores que atuam com alunos surdos no ensino médio, focando especialmente na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A importância deste projeto se destaca na busca por assegurar uma educação inclusiva e de qualidade para os estudantes surdos, almejando não somente superar as barreiras linguísticas, mas também promover oportunidades educacionais equitativas, conforme diretrizes estabelecido de execução de programas e ações da Diretoria de Politicas de Educação Bilingue de Surdos (Dipebs) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação.

Objetivo Geral

Aperfeiçoar os professores e profissionais da educação básica da rede de ensino para o Ensino Médio, envolvendo-os com alunos surdos e com deficiências auditivas, na educação de surdos no país.

Objetivos Específicos:
I. Conhecer os tipos de estratégias e metodologias para o Ensino Médio voltado para surdos.
II. Explorar os planejamentos, didáticas e avaliações no Ensino Médio para surdos.
III. Desenvolver competências e habilidades nas áreas de conhecimento do currículo do Ensino Médio.
IV. Preparar estratégias para a preparação para o Enem.
V. Capacitar no uso da Videoprova do Enem em Libras.

Justificativa

A importância e a necessidade deste projeto são claramente evidenciadas ao analisar o cenário educacional atual nas escolas para surdos. A carência de didática apropriada e de conhecimento específico entre os professores do ensino médio, particularmente no que se refere ao conteúdo do Enem, representa um obstáculo significativo para o progresso acadêmico dos alunos surdos. A inclusão desses estudantes no exame nacional exige uma abordagem pedagógica especializada, que considere não somente a língua de sinais, mas também as estratégias necessárias para uma compreensão eficaz dos temas do Enem.

O projeto propõe preencher essa lacuna, oferecendo aos professores do ensino médio treinamento extensivo em metodologias de ensino adaptadas à realidade dos alunos surdos. Pretende-se também disponibilizar materiais didáticos específicos e oportunidades práticas voltadas ao Enem. A capacitação de profissionais da educação para lidar com os desafios únicos do ensino de alunos surdos não somente beneficia diretamente os estudantes, mas também contribui para a formação de uma comunidade educacional mais inclusiva e diversificada.

Ao preparar os professores para o ensino médio, especialmente no contexto do Enem, o projeto não só amplia as oportunidades educacionais para os alunos surdos, mas também reforça o papel da escola como um agente de transformação social. A justificativa se baseia, portanto, na necessidade imperativa de ultrapassar as barreiras existentes, fomentando uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos os estudantes, independentemente de suas particularidades ou necessidades especiais.

Metodologia

O curso de aperfeiçoamento adota uma abordagem na qual o aluno participa ativamente do processo de aprendizagem. Nesta metodologia, o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada, levando em consideração as experiências prévias do aluno como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos.

Além disso, a metodologia é projetada para incentivar o aluno a buscar conhecimento de forma autônoma, desenvolver sua capacidade de questionamento e de diálogo com professores e tutores, e gerenciar seu tempo de forma produtiva.

As estratégias didáticas empregadas incluem uma combinação de atividades coletivas e individuais, aproveitando as ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Estas ferramentas incluem fóruns de discussão temáticos, webconferências, questionários, textos-base, vídeos de aula e avaliações. As avaliações são compostas por exercícios, sínteses e estudos de caso, e são realizadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Um aspecto fundamental do curso é o seu caráter bilíngue, com a utilização simultânea da língua de sinais e da língua portuguesa ao longo de todo o processo de aprendizagem.

Indicadores, Metas e Resultados

Objetivos de Aprendizagem:
Os alunos conhecerão as diretrizes da BNCC e aprenderão a aplicá-las ao currículo com ênfase nos alunos surdos, seja em escolas para surdos, educação bilíngue de surdos, salas especializadas na educação de surdos ou na educação inclusiva. O curso visa promover conhecimentos, habilidades e valores para os alunos surdos. Além disso, será aproveitado para utilizar a Videoprova do Enem em Libras como treinamento e aplicação prática, preparando os alunos surdos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado anualmente pelo Ministério da Educação e pelo Inep.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional:
O curso contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, aprimorando e atualizando-os com materiais didáticos e estratégias para trabalhar com alunos surdos na educação especializada.

Aplicação Prática:
Os conhecimentos e habilidades adquiridos poderão ser aplicados na prática em salas de aula do Ensino Médio, por professores, coordenadores e pedagogos que implementarão suas práticas em escolas para surdos, escolas bilíngues para surdos ou escolas inclusivas destinadas a alunos surdos.

Contribuição para a Comunidade:
O curso contribuirá para a comunidade e o campo de estudo do Ensino Médio para Surdos, buscando gerar novos conhecimentos, contribuir para a resolução de problemas sociais e fortalecer redes profissionais. Isso inclui o desenvolvimento de novos currículos e estratégias pedagógicas para atender alunos surdos no Ensino Médio do país.

Resultados Quantificáveis:
Espera-se atingir a meta de 70% dos alunos concluindo o curso de aperfeiçoamento. A frequência será monitorizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), assim como a participação no curso.

Feedback e Avaliação Contínua:
O curso de aperfeiçoamento terá 180 horas de carga horária, divididas em seis módulos de 30 horas cada. Ao final de cada módulo, será realizada uma autoavaliação, permitindo avaliar e aprimorar os módulos e as estratégias pedagógicas para melhoria ou atualizada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIELLE CANTARELLI MARTINS5
Alexandre Castro Gollo
Ana Regina e Souza Campello
BRUNA DA SILVA BRANCO13
Dayana Priscila da Silva
Débora Gobatto Gasperin
Erida Rúbia de Oliveira Lima
FABIANO SOUTO ROSA8
Flávia da Silva Schaun
Franciele Torani de Camargo
Grasiele Pavan
Helena Virginia Pereira Paiva
IVANA GOMES DA SILVA20
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS10
JOSEANE MACIEL VIANA
Jonathas Oliveira Dias
João Batista Neves Ferreira
Juliana Fernandes Montalvão Mateus
Letícia Lima do Nascimento
Lucas Sousa da Cruz
Mariana Ayelen Gomes Soares de Lima
MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH25
Márcia Figueiró Kalamarz
NATHIELLE FRANCOS DA SILVA
Pedro Henrique Mota de Queiroz
Rodrigo Szezepanski Tavares
Simone Gonçalves de Lima da Silva
THERENA DA LUZ OBELHEIRO
Tales Douglas Moreira Nogueira
Thiago Ramos de Albuquerque

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
Ministério da EducaçãoR$ 138.433,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 138.433,00

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