Nome do Projeto
REGISTRO FOTOGRÁFICO E IDENTIFICAÇÃO DE MACROFUNGOS NA REGIÃO DO MONTE BONITO 9° DISTRITO DE PELOTAS/RS.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2024 - 31/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Constituindo um reino próprio, os fungos representam um dos grupos de organismos mais diversos do planeta (HYDE, 2022), podendo ser encontrados em praticamente todos os lugares, vivendo em diversos ambientes como na água, no solo, em plantas e até mesmo em animais incluindo seres humanos, tendo sua preferência por locais quentes e úmidos (MAIA, 2014).Devido a essa precariedade de registros e estudos que se tem no bioma Pampa, o presente trabalho busca identificar espécies de fungos presentes nessa região, mais especificamente na localidade do Monte Bonito 9° distrito da cidade de Pelotas/RS. O foco será então em dois principais filos: Basidiomicetos e Ascomicetos, conhecidos por formar estruturas macroscópicas como cogumelos e orelhas-de-pau, a partir da observação dessas estruturas vistas a olho nu que serão feitas as classificações, e assim pretende-se identificar o máximo de espécies possível e elaborar um documento com imagens e descrições tanto dos fungos quanto do seu habitat.

Objetivo Geral

● Identificar e apresentar a diversidade de cogumelos e orelhas-de-pau que fazem parte da micobiota do local;
● Montar e disponibilizar um documento virtual com fotos das espécies identificadas;
● Contribuir para a divulgação e estudo de espécies encontradas no bioma Pampa, com um foco na cidade de Pelotas/RS, mais especificamente no Monte Bonito 9° distrito;
● Mostrar a importância de se realizarem estudos para identificação e preservação de fungos.

Justificativa

Fica evidente que existe uma grande necessidade de trabalhos científicos sobre fungos em regiões pouco estudadas, tanto para descrever novas espécies quanto para preservação daquelas já identificadas, e que podem estar em perigo de extinção, sem contar que auxilia na prática de educação ambiental. Diante disso, o levantamento de macrofungos é importante para ampliar os conhecimentos sobre biologia e ecologia fúngica. Entretanto, apresenta muitas dificuldades durante a coleta até a identificação correta devido à morfologia semelhante de algumas espécies. Portanto, a cooperação com projetos são fundamentais para o estudo da biodiversidade fúngica, com isso realizar saídas de campo, coletas, fotografias e a criação de documentos digitais de consulta pública permite construir uma melhor visão dos fungos presentes na região, sendo assim o presente projeto visa preencher essa lacuna de conhecimento da biodiversidade micológica macroscópica da localidade proposta para estudo.

Metodologia

No decorrer desse projeto serão realizadas saídas de campo nas delimitações do Monte Bonito 9° distrito da cidade de Pelotas/RS, com um foco em encontrar diferentes espécies de cogumelos e orelhas-de-pau. Quando encontrado algum exemplar de interesse da pesquisa o substrato em que o indivíduo está fixado é limpo com cuidado, de modo que não prejudique o corpo frutífero do fungo, para assim não afetar na hora de fazer a identificação, logo em seguida é realizado o registro fotográfico em diferentes fases de desenvolvimento e diferentes ângulos focando detalhadamente em cada estrutura do macrofungo, posteriormente com auxilio de uma régua é medida a altura do corpo de frutificação da espécie a ser identificada, que constará no guia digital. Tudo isso seguindo um protocolo de captura de imagens de macrofungos desenvolvido pelo projeto MIND.Funga, onde nele consta todas as dicas e passos de como realizar um bom registro fotográfico de fungos macroscópicos.
Visando chegar a um resultado preciso de qual espécie se trata, iremos realizar um comparativo das melhores imagens de pelo menos um representante de cada espécie encontrada, para assim uma melhor visualização das características morfológicas como, formas do chapéu, himênio e estipe, também entraram nos requisitos para identificação as cores e o habitat em que o cogumelo está presente.
Para ajudar a realizar esse reconhecimento serão consultadas diversas bibliografias relacionadas à macrofungos, como: The Pocket Guide to Mushrooms (POLESE, 2005); Pocket Nature Fungi (EVANS & KIBBY, 2010); Simon & Schuster’s Guide to Mushrooms (PACIONI & LINCOFF, 1982) e Mushrooms (LAESSOE, 2010). Guias práticos de coleta que contém informações a respeito dos nomes populares e científicos, importantes descrições das características morfológicas, incluindo fichas e registros visuais de diversos fungos podem facilitar na hora de comparar. Como resultado da pesquisa será elaborado um documento com imagens de todos os macrofungos classificados, que ficará a disposição para possíveis modificações caso necessário.

Indicadores, Metas e Resultados

Conhecimento da micobiota macroscópica da Região estudada, bem como publicações da pesquisa e elaboração de manuais de identificação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO BERNARDI8
HIAGO LIMA XAVIER

Página gerada em 17/10/2024 23:48:27 (consulta levou 0.082389s)