Nome do Projeto
Capacitação em Avaliação de Serviços de Saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/07/2017 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Brasil tem se destacado pela realização de estudos de abrangência nacional de avaliação de serviços de saúde. A capacitação de pessoal para realizar o trabalho de campo é essencial para qualificar estas pesquisas. A capacitação em Avaliação de Serviços de Saúde será oferecida a 518 profissionais em 6 estados da Federação (RS, SC, GO, DF, MG, MA). Consistirá em 2 etapas: a primeira abordará aspectos teóricos da Avaliação de Serviços de Saúde incluindo aqueles relativos as técnicas de coleta de dados, manuseio de tablets e dramatização de entrevistas; a segunda etapa será oferecida aos alunos com melhor desempenho na primeira etapa. Estes alunos serão contemplados com um estágio prático para adquirir experiência em trabalho de campo. Este estágio prático ocorrerá no âmbito do Projeto PMAQ3.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais na área de avaliação de serviços de saúde.

Justificativa

Os estudos de abrangência nacional de avaliação de serviços de saúde têm sido propostos pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS) e se centram na qualificação da Atenção Básica com o objetivo de ampliar e apoiar as ações já implementadas no âmbito do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A capacitação de pessoal para realizar o trabalho de campo é essencial para qualificar estas pesquisas.

Metodologia

A participação na capacitação em Avaliação de Serviços de Saúde será realizada mediante etapa classificatória, que se dará através de seleção por prova online e análise do currículo dos candidatos. O Curso terá duas etapas: a primeira etapa consiste na Capacitação Presencial em Avaliação de Serviços de Saúde, com 40 horas de duração e abordará aspectos teóricos da Avaliação de Serviços de Saúde incluindo aqueles relativos as técnicas de coleta de dados, manuseio de tablets e dramatização de entrevistas. Todos os alunos aprovados nesta etapa serão certificados. Os alunos com melhor desempenho por estado passarão para a segunda etapa, que consistirá na Capacitação relativa ao Estágio Prático em Avaliação de Serviços de Saúde. O estágio será realizado, em período integral, nas atividades de coleta de dados e trabalho de campo do Convênio nº 17/2016, Projeto “Estudo e Pesquisa sobre Atenção Básica - Avaliação da Atenção Básica no 3º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da AB (PMAQ)”, nas UF às quais se vinculam as instituições acadêmicas. Todos os alunos realizarão entrevistas, constituindo equipes de pesquisa lideradas por um de seus membros, designado supervisor de campo, em função do desempenho no processo de avaliação a Capacitação Presencial em Avaliação de Serviços de Saúde.

Indicadores, Metas e Resultados

Capacitar 518 (quinhentos e dezoito profissionais em aspectos teóricos de Avaliação de Serviços de Saúde e Capacitar 345 (trezentos e quarenta e cinco) profissionais em Estágio Prático de Avaliação de Serviços de Saúde
Realizar parcerias institucionais fomentando a capacitação de recursos humanos para Avaliação de Serviços de Saúde em outros estados da federação


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADSON MONTALVÃO OLIVEIRA
ALESSANDER OSORIO
ALINE SAMPIERI TONELLO BENAZZI
ALLAN CLAUDIUS QUEIROZ BARBOSA
ANA BASÍLIA DOS REIS OLIVEIRA
ANA CAROLINA OLIVEIRA RUIVO
ANACLAUDIA GASTAL FASSA2
CLAUDIA FLEMMING COLUSSI
DANTE GRAPIUNA DE ALMEIDA
ELAINE THUME1
ELAINE TOMASI1
ERIKA BÁRBARA ABREU FONSECA THOMAZ
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA1
GABRIELLA DE ALMEIDA RASCHKE MEDEIROS
JOSIMARI TELINO DE LACERDA
JÚLIO HENRIQUE OLIVEIRA
KÁTIA CRESTINE POÇAS
LOURIELE SOARES WACHS
LUIZ AUGUSTO FACCHINI1
MARIA CRISTINA MARINO CALVO
MARTA ROVERY DE SOUZA
Mirelle de Oliveira Saes
NÚBIA CRISTINA DA SILVA ROCHA
REJANE CHRISTINE DE SOUSA QUEIROZ
THIAGO AUGUSTO HERNANDES ROCHA
VIVIANE APARECIDA ALVARES DA SILVA

Página gerada em 25/04/2024 11:34:10 (consulta levou 0.187452s)