Nome do Projeto
V Seminário Internacional Ensino da Arte
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/05/2024 - 30/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O V Seminário Internacional Ensino de Arte visa constituir um debate que seja capaz de provocar deslocamentos a partir de saberes que se insurgem dos territórios em que vivemos a partir da socialização de práticas que envolvam fazeres protagonizados por mulheres, por pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ por meio da escuta e do compartilhamento de ações que levem-nos à compreensão das dinâmicas que constituem a atualidade educacional de nosso tempo. O Seminário Internacional Ensino de Arte é realizado pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas desde 2012 pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Em suas quatro edições (2012, 2015, 2017, 2020), o Seminário colocou em visibilidade discussões sobre o ensino da arte que eram candentes ao seu tempo, como as relações entre a cultura visual, a escola e o cotidiano; as culturas e práticas do cotidiano; o avesso das práticas; a arte e o meio ambiente. Em sua quinta edição, serão discutidas as relações entre os territórios, os deslocamentos e os saberes que emergem dos cotidianos em que ocorre o ensino da arte, sejam eles a escola, a universidade, a cidade, o mundo. Com o evento pretende-se reunir pesquisadoras, pesquisadores, docentes da educação superior, docentes da educação básica e estudantes dos cursos de licenciatura da área de Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) para pensarmos coletivamente, nos desafios que estão colocados na atualidade em que vivemos.

Objetivo Geral

O objetivo do evento é constituir um debate que seja capaz de provocar deslocamentos a partir de saberes que se insurgem dos territórios em que vivemos a partir da socialização de práticas que envolvam fazeres protagonizados por mulheres, por pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ por meio da escuta e do compartilhamento de ações que levem-nos à compreensão das dinâmicas que constituem a atualidade educacional de nosso tempo.

Apostamos na capacidade das instituições educativas – escolas e universidades-, como agente de transformação social e política capazes de mobilizar, por meio de estratégias advindas do campo artístico, um conjunto de experiências desenvolvidas com arte e educação, através de grupos de estudo e trabalho internacionais, por meio de conferências, mesas temáticas, oficinas, exposições e rodas de conversa que busquem qualificar o ensino da arte e a formação de docentes em Arte.
Além disso, tem-se uma possibilidade de democratização do acesso aos conhecimentos produzidos recentemente estreitando os laços entre estas instituições e encurtando as distâncias, por meio de exercícios de escuta e fala. Assim, são objetivos deste evento:
• Aproximar instituições envolvidas com os campos artísticos e educativos para promoção de discussões que permitam a compreensão dos desafios que envolvem o ensino da arte na atualidade com vistas a apresentação de elementos que possibilitem o avanço qualitativo dos processos pedagógicos – nas escolas, universidades e museus.
• Valorizar os saberes que emergem dos territórios locais por meio de práticas que ampliam as possibilidades dos fazeres educativos e artísticos com vistas a contribuição do debate sobre os desafios do trabalho educativo na atualidade em que vivemos.
• Realizar intercambio entre pesquisadoras, pesquisadores, professoras, professores e estudantes de diferentes países e distintas regiões brasileiras para identificação de elementos que contribuam na mudança de questões epistemológicas no ensino da arte.

Justificativa

O evento se justifica pela oportunidade de contribuir para uma educação de excelência em artes, desde a formação inicial e continuada de docentes, bem como fomentar a divulgação da produção cientifica e poética, em prol da valorização da pesquisa em artes. Assim, justificamos a importância do financiamento do evento para atender os propósitos elencados. Apostando na capacidade da arte como agente de transformação social e política nos distintos territórios, pretendemos colocar em visibilidades temas e questões que fazem parte dos cotidianos da atuação de professoras e professores para mediar as tensões do mundo em que vivemos. O evento quer atender esse quesito, bem como entendemos que é uma oportunidade para fortalecimento das relações já construídas entre o Brasil e os demais países envolvidos (Colômbia e Espanha), além de articular laços com instituições brasileiras como USP, UNIFAP e consolidar as relações com universidades como UFRGS. Pois, entendemos que os intercâmbios possibilitam a construção de uma comunidade latino-americana que pode corroborar com a valorização da arte/educação como área de conhecimento

Metodologia

o evento consistirá em palestras, rodas de conversas, exposições, oficinas nas temáticas oferecidas e GTs de apresentação de trabalhos.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o evento pretende-se reunir pesquisadoras, pesquisadores, docentes da educação superior, docentes da educação básica e estudantes dos cursos de licenciatura da área de Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) para pensarmos coletivamente, nos desafios que estão colocados na atualidade em que vivemos. A mobilização das discussões sobre o tempo de agora, emerge de questões de nosso próprio tempo, tais como as marcas deixadas pela pandemia da COVID-19 (2020, 2021); os debates gerados pelos movimentos de efervescência política como a retomada da democracia no Brasil, a resistência dos povos originários como visto durante o Acampamento Terra Livre anualmente realizado na cidade de Brasília (DF), os movimentos contra o racismo no Brasil e no mundo, os movimentos de mulheres na luta pela afirmação de seus direitos e na luta pela dignidade da população LGBTQIA+; e a discussão sobre a concepção de educação e escola diante das mudanças educacionais realizadas no Brasil recentemente, principalmente pela Lei 13.415/2017 que alterou a LDB e redesenhou a configuração do sistema educacional do país.
Ainda é relevante para o fomento da pesquisa e intercâmbio de saberes na área de Arte e de Educação, em seus processos de formação, com forte influência para os profissionais dessas áreas em geral, de ensino fundamental ao superior.
Todas estas questões pretende-se ter registrado no formato de Anais do evento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUÍZA NOGUEIRA DE QUADROS
CAROLINE LEAL BONILHA24
DANIEL BRUNO MOMOLI24
DAYANNA MICHELLE CANON PEREZ
DEISY JAQUES RIBEIRO
ESTER FONSECA MORAES
JORDANA BELEM RODRIGUES
LEAN D OLIVEIRA GONCALVES PINTO
LISLAINE SIRSI CANSI24
MARIANA COSTA GONCALVES
NADIA DA CRUZ SENNA32
NATALIA CERQUEIRA NORNBERG
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA
PEDRO IVO BRAMÉ
ROSA INDIRA ALVES DA SILVA
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN24
URSULA ROSA DA SILVA32

Página gerada em 26/09/2025 23:28:13 (consulta levou 0.195084s)