Nome do Projeto
LABORATÓRIO ABERTO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS EM MADEIRA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/05/2024 - 13/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto organiza as atividades de extensão realizadas sobre bens culturais de suporte em madeira, vinculando-as a ensino e pesquisa. Através desde projeto o espaço físico do laboratório de Conservação e Restauração de Bens em Madeira do curso de Conservação e Restauração torna-se uma oportunidade para o atendimento de demandas da comunidade, recebendo bens culturais que necessitam de procedimentos de conservação e restauração, divulgando e facilitando o acesso de estudantes, pesquisadores e do público em geral a estas atividades.
Objetivo Geral
Fornecer serviços de conservação e restauração de bens culturais em suporte madeira para a comunidade em geral, integralizando o ensino da prática da conservação e restauração com a pesquisa sobre objetos culturais.
Justificativa
Este projeto justifica-se para atender uma demanda da comunidade (museus, clubes, particulares, etc); e também curricularizar, por meio das ações realizadas, as atividades de extensão que acontecem dentro do laboratório.
Metodologia
A extensão, no caso deste projeto, caracteriza-se pelo trabalho de conservação e restauração realizado diretamente sobre um bem que pertence à comunidade externa da UFPel.
O laboratório funciona por demanda, seja das disciplinas que terão carga horária de extensão ou por demanda da comunidade que poderá ser atendida por alunos interessados em atividades práticas fora do horário das aulas.
Em qualquer uma destas situações os alunos executarão, sob a orientação dos professores e técnicos da UFPel, procedimentos consonantes com a teoria, metodologia e códigos de ética da conservação e restauração.
O laboratório funciona por demanda, seja das disciplinas que terão carga horária de extensão ou por demanda da comunidade que poderá ser atendida por alunos interessados em atividades práticas fora do horário das aulas.
Em qualquer uma destas situações os alunos executarão, sob a orientação dos professores e técnicos da UFPel, procedimentos consonantes com a teoria, metodologia e códigos de ética da conservação e restauração.
Indicadores, Metas e Resultados
Não há como prever um número de objetos a serem tratados anualmente através deste projeto, no entanto, o atendimento das demandas da comunidade é sua principal meta. Como a documentação das obras e das atividades de restauração é considerada atividade obrigatória, incentiva-se os alunos a apresentarem e divulgarem os trabalhos em eventos acadêmicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRTON CARPINTER MOREIRA | |||
ALINE DUVAL DA CUNHA | |||
ANA RITA DA SILVA SCHORN | |||
ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI | |||
ANTONIA JERONIMO ROCHA DA SILVA | |||
Andreia Salvadori | |||
CAMILA BORGES COELHO | |||
CAROLINE ROSAS D AVILA | |||
CLAUDIA CARLA AVILA RODRIGUES | |||
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES | |||
DANIELE BALTZ DA FONSECA | 6 | ||
DANIELLE CORREA DE CASTRO | |||
DARLENE VILANOVA SABANY | |||
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA | |||
ELISABETE BARBOSA CARDOSO | |||
ELISABETE DA COSTA LEAL | |||
ELISABETE DA COSTA LEAL | 8 | ||
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY | |||
GILSON CANDIDO DOS SANTOS BREM | |||
GIOVANI RODRIGUES ROLIM | |||
GISLAINE MOTA LESSA | |||
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO | |||
ISADORA DELGADO MELCHEQUE DE AVILA | |||
JOSÉ LUÍS JESUS DA CUNHA JÚNIOR | |||
JULIA SILVEIRA LESSA | |||
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ | |||
LUCAS MORAES SALLES | |||
LUCAS ZUCHOSKI CEGLINSKI | |||
LUIZA BARBOSA BRUNELLI | |||
MARGALIS MENEZES BURGUÊZ | |||
MARIA CELOI DA SILVA VOLZ | |||
MARISTELA ZLUHAN FENZKE | |||
Marcelo de Andrade Cabral | |||
NATHALIA DA SILVA BENITO | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 2 | ||
OLGA GENI PINTO JECK CABRAL | |||
PAOLA FERREIRA MORAES | |||
PAOLA LOUREIRO ROTTER | |||
PATRÍCIA LETTNINN TORRES | |||
ROSÂNGELA OXLEY MICHAEL |