Nome do Projeto
Atenção precoce na infância: uma abordagem centrada na família
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/06/2024 - 09/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
A atenção precoce na infância tem a finalidade de assegurar e facilitar o desenvolvimento de crianças com risco de atraso neuropsicomotor. As práticas centradas nas famílias compreendem um trabalho transdisciplinar que incentivam a participação ativa das famílias no processo de tomada de decisões relacionadas à criança, como avaliação, planejamento e intervenção; desenvolvem um plano de serviços que estabelece metas a serem alcançadas; e oferecem apoio às famílias para que possam alcançar as metas estabelecidas para os seus filhos e outros membros da família. Assim, o objetivo deste projeto é de identificar crianças de 0 a 6 anos de idade com risco de atraso e favorecer o seu desenvolvimento neuropsicomotor.
Será desenvolvido em rede de Educação, Saúde e Assistência social, para crianças de 0 a 6 anos em risco no desenvolvimento neuropsicomotor, matriculadas em oito diferentes escolas públicas de Educação Infantil no Bairro Fragata.
Objetivo Geral
Desenvolver a área da atenção precoce na infância, capacitando discentes do curso de fisioterapia para uma abordagem biopsicossocial, centrada na família, através de um trabalho em equipe transdisciplinar.
Objetivos específicos:
Estabelecer um grupo de estudantes para o debate com a finalidade de aprimorar, consolidar e atualizar
constantemente o conhecimento na área da atenção precoce na infância e o papel do fisioterapeuta na atuação junto a equipe;
Proporcionar aos discentes integrantes do projeto atividades práticas a partir da solicitação das escolas e discussões de casos de crianças com atraso ou risco de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e/ou com deficiência;
Identificar crianças de 0 a 6 anos de idade de escolas de educação infantil do bairro Fragata com risco de atraso e favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor;
Desenvolver análise crítica e interpretação científica;
Estimular a participação extraclasse dos discentes, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, minimizando reprovações e evasão do curso.
Objetivos específicos:
Estabelecer um grupo de estudantes para o debate com a finalidade de aprimorar, consolidar e atualizar
constantemente o conhecimento na área da atenção precoce na infância e o papel do fisioterapeuta na atuação junto a equipe;
Proporcionar aos discentes integrantes do projeto atividades práticas a partir da solicitação das escolas e discussões de casos de crianças com atraso ou risco de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e/ou com deficiência;
Identificar crianças de 0 a 6 anos de idade de escolas de educação infantil do bairro Fragata com risco de atraso e favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor;
Desenvolver análise crítica e interpretação científica;
Estimular a participação extraclasse dos discentes, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, minimizando reprovações e evasão do curso.
Justificativa
A Intervenção Precoce na Infância é definida como um conjunto de serviços ajustados para as crianças e suas respectivas famílias, com a finalidade de assegurar recursos no âmbito da educação, saúde e ação social. Por meio desses apoios, são promovidas oportunidades para prevenir, assegurar e incrementar o desenvolvimento das crianças, com idades entre 0 e 6 anos de idade, que estejam em risco de atraso no desenvolvimento ou com alguma deficiência, nos seus contextos naturais (ANIP, 2016).
A participação nos contextos de atividade diária são entendidos como momentos que propiciam a intervenção, oportunizando a aprendizagem das crianças (ANIP, 2016). A qualidade do ambiente familiar tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças (Brooks-Gunn & Duncan, 1997) e, portanto, é essencial adotar uma abordagem centrada na família buscando a parceria entre profissionais e famílias na promoção do desenvolvimento infantil e no apoio às necessidades individuais de cada criança e sua família (Dunst & Trivette, 2009).
As práticas centradas nas famílias compreendem um trabalho transdisciplinar, ou seja, envolvem atividades que incentivam a participação ativa das famílias no processo de tomada de decisões relacionadas à criança, como avaliação, planejamento e intervenção; desenvolvem um plano de serviços que estabelece metas a serem alcançadas; e oferecem apoio às famílias para que possam alcançar as metas estabelecidas para os seus filhos e outros membros da família.
Desta forma, é possível oportunizar que crianças em risco ou com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e suas famílias possam usufruir de uma abordagem transdisciplinar, em contexto real e de forma integral. Essa abordagem com uma visão ampliada, possibilita aos discentes envolvidos no projeto, novas experiências e mudanças de paradigma para além da reabilitação física, como no caso do curso de fisioterapia. Este projeto está abarcado pelo Programa de Atenção Precoce à infância- PROAPi, previamente aprovado por esta universidade e subsidiado pelo Ministério da Educação.
A participação nos contextos de atividade diária são entendidos como momentos que propiciam a intervenção, oportunizando a aprendizagem das crianças (ANIP, 2016). A qualidade do ambiente familiar tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças (Brooks-Gunn & Duncan, 1997) e, portanto, é essencial adotar uma abordagem centrada na família buscando a parceria entre profissionais e famílias na promoção do desenvolvimento infantil e no apoio às necessidades individuais de cada criança e sua família (Dunst & Trivette, 2009).
As práticas centradas nas famílias compreendem um trabalho transdisciplinar, ou seja, envolvem atividades que incentivam a participação ativa das famílias no processo de tomada de decisões relacionadas à criança, como avaliação, planejamento e intervenção; desenvolvem um plano de serviços que estabelece metas a serem alcançadas; e oferecem apoio às famílias para que possam alcançar as metas estabelecidas para os seus filhos e outros membros da família.
Desta forma, é possível oportunizar que crianças em risco ou com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e suas famílias possam usufruir de uma abordagem transdisciplinar, em contexto real e de forma integral. Essa abordagem com uma visão ampliada, possibilita aos discentes envolvidos no projeto, novas experiências e mudanças de paradigma para além da reabilitação física, como no caso do curso de fisioterapia. Este projeto está abarcado pelo Programa de Atenção Precoce à infância- PROAPi, previamente aprovado por esta universidade e subsidiado pelo Ministério da Educação.
Metodologia
Formação em atenção precoce aos discentes do curso de fisioterapia para atuação em equipe de forma transdisciplinar juntamente aos eixos da saúde e educação;
Identificação e análise contextual e sistêmica das crianças em situação de risco para o desenvolvimento e crianças apoiadas pela Educação Especial em escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas;
Aplicação de instrumentos de avaliação, não psicométricos, mas que possibilitem a compreensão
dos contextos e dos marcos de desenvolvimento, autonomia e aprendizagem;
Realização de Entrevistas para famílias (Entrevista baseada nas retinas – EBR) e avaliação das Impressões dos Educadores acerca das Rotinas e do Envolvimento (EAIERE);
Elaboração do Plano de Atenção Precoce a Infância (PAPI);
Monitorização das práticas recomendadas para a atenção precoce na infância
Identificação e análise contextual e sistêmica das crianças em situação de risco para o desenvolvimento e crianças apoiadas pela Educação Especial em escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas;
Aplicação de instrumentos de avaliação, não psicométricos, mas que possibilitem a compreensão
dos contextos e dos marcos de desenvolvimento, autonomia e aprendizagem;
Realização de Entrevistas para famílias (Entrevista baseada nas retinas – EBR) e avaliação das Impressões dos Educadores acerca das Rotinas e do Envolvimento (EAIERE);
Elaboração do Plano de Atenção Precoce a Infância (PAPI);
Monitorização das práticas recomendadas para a atenção precoce na infância
Indicadores, Metas e Resultados
- Identificar as crianças apoiadas pela Educação Especial ou em risco de Desenvolvimento, matriculadas nas escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas;
- Facilitar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 6 anos em atraso ou risco de atraso do desenvolvimento;
- Assegurar às crianças, a garantia de seus direitos, desenvolvimento de suas capacidades, autonomia e desenvolvimento, em ambientes inclusivos e emancipatórios;
- Assegurar o apoio às famílias, professores e demais ambientes naturais da criança, no que se refere ao desenvolvimento, aprendizagem e oportunidades;
- Facilitar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 6 anos em atraso ou risco de atraso do desenvolvimento;
- Assegurar às crianças, a garantia de seus direitos, desenvolvimento de suas capacidades, autonomia e desenvolvimento, em ambientes inclusivos e emancipatórios;
- Assegurar o apoio às famílias, professores e demais ambientes naturais da criança, no que se refere ao desenvolvimento, aprendizagem e oportunidades;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANNA LUISA FISCHER KLUG | |||
EDUARDA AVILA PINTO | |||
EDUARDO HENKE MANKE | |||
ELISA LETTNIN KAMINSKI | 4 | ||
GABRIELA RODRIGUES COSTA | |||
JANAÍNA MIELKE ROLOFF | |||
Josué da Silveira Machado | |||
KARLA CORREA COLMAN | |||
LAUREN DOS SANTOS DE MEDEIROS | |||
MANOELA ARAUJO DA COSTA | |||
MANUELA KRUGER DA SILVA | |||
NUBIA BROETTO CUNHA | 4 | ||
RAFAEL ABREU RIBEIRO | |||
SUENDI STIFFT NORNBERG | |||
talita antiqueira barbosa |