Nome do Projeto
Atenção precoce na infância: uma abordagem centrada na família
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/06/2024 - 09/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
A atenção precoce na infância tem a finalidade de assegurar e facilitar o desenvolvimento de crianças com risco de atraso neuropsicomotor. As práticas centradas nas famílias compreendem um trabalho transdisciplinar que incentivam a participação ativa das famílias no processo de tomada de decisões relacionadas à criança, como avaliação, planejamento e intervenção; desenvolvem um plano de serviços que estabelece metas a serem alcançadas; e oferecem apoio às famílias para que possam alcançar as metas estabelecidas para os seus filhos e outros membros da família. Assim, o objetivo deste projeto é de identificar crianças de 0 a 6 anos de idade com risco de atraso e favorecer o seu desenvolvimento neuropsicomotor. Será desenvolvido em rede de Educação, Saúde e Assistência social, para crianças de 0 a 6 anos em risco no desenvolvimento neuropsicomotor, matriculadas em oito diferentes escolas públicas de Educação Infantil no Bairro Fragata.

Objetivo Geral

Desenvolver a área da atenção precoce na infância, capacitando discentes do curso de fisioterapia para uma abordagem biopsicossocial, centrada na família, através de um trabalho em equipe transdisciplinar.

Objetivos específicos:
Estabelecer um grupo de estudantes para o debate com a finalidade de aprimorar, consolidar e atualizar
constantemente o conhecimento na área da atenção precoce na infância e o papel do fisioterapeuta na atuação junto a equipe;

Proporcionar aos discentes integrantes do projeto atividades práticas a partir da solicitação das escolas e discussões de casos de crianças com atraso ou risco de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e/ou com deficiência;

Identificar crianças de 0 a 6 anos de idade de escolas de educação infantil do bairro Fragata com risco de atraso e favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor;

Desenvolver análise crítica e interpretação científica;

Estimular a participação extraclasse dos discentes, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, minimizando reprovações e evasão do curso.

Justificativa

A Intervenção Precoce na Infância é definida como um conjunto de serviços ajustados para as crianças e suas respectivas famílias, com a finalidade de assegurar recursos no âmbito da educação, saúde e ação social. Por meio desses apoios, são promovidas oportunidades para prevenir, assegurar e incrementar o desenvolvimento das crianças, com idades entre 0 e 6 anos de idade, que estejam em risco de atraso no desenvolvimento ou com alguma deficiência, nos seus contextos naturais (ANIP, 2016).
A participação nos contextos de atividade diária são entendidos como momentos que propiciam a intervenção, oportunizando a aprendizagem das crianças (ANIP, 2016). A qualidade do ambiente familiar tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças (Brooks-Gunn & Duncan, 1997) e, portanto, é essencial adotar uma abordagem centrada na família buscando a parceria entre profissionais e famílias na promoção do desenvolvimento infantil e no apoio às necessidades individuais de cada criança e sua família (Dunst & Trivette, 2009).
As práticas centradas nas famílias compreendem um trabalho transdisciplinar, ou seja, envolvem atividades que incentivam a participação ativa das famílias no processo de tomada de decisões relacionadas à criança, como avaliação, planejamento e intervenção; desenvolvem um plano de serviços que estabelece metas a serem alcançadas; e oferecem apoio às famílias para que possam alcançar as metas estabelecidas para os seus filhos e outros membros da família.
Desta forma, é possível oportunizar que crianças em risco ou com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e suas famílias possam usufruir de uma abordagem transdisciplinar, em contexto real e de forma integral. Essa abordagem com uma visão ampliada, possibilita aos discentes envolvidos no projeto, novas experiências e mudanças de paradigma para além da reabilitação física, como no caso do curso de fisioterapia. Este projeto está abarcado pelo Programa de Atenção Precoce à infância- PROAPi, previamente aprovado por esta universidade e subsidiado pelo Ministério da Educação.

Metodologia

Formação em atenção precoce aos discentes do curso de fisioterapia para atuação em equipe de forma transdisciplinar juntamente aos eixos da saúde e educação;
Identificação e análise contextual e sistêmica das crianças em situação de risco para o desenvolvimento e crianças apoiadas pela Educação Especial em escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas;
Aplicação de instrumentos de avaliação, não psicométricos, mas que possibilitem a compreensão
dos contextos e dos marcos de desenvolvimento, autonomia e aprendizagem;
Realização de Entrevistas para famílias (Entrevista baseada nas retinas – EBR) e avaliação das Impressões dos Educadores acerca das Rotinas e do Envolvimento (EAIERE);
Elaboração do Plano de Atenção Precoce a Infância (PAPI);
Monitorização das práticas recomendadas para a atenção precoce na infância

Indicadores, Metas e Resultados

- Identificar as crianças apoiadas pela Educação Especial ou em risco de Desenvolvimento, matriculadas nas escolas de Educação Infantil da microrregião Fragata, município de Pelotas;
- Facilitar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 6 anos em atraso ou risco de atraso do desenvolvimento;
- Assegurar às crianças, a garantia de seus direitos, desenvolvimento de suas capacidades, autonomia e desenvolvimento, em ambientes inclusivos e emancipatórios;
- Assegurar o apoio às famílias, professores e demais ambientes naturais da criança, no que se refere ao desenvolvimento, aprendizagem e oportunidades;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANNA LUISA FISCHER KLUG
EDUARDA AVILA PINTO
EDUARDO HENKE MANKE
ELISA LETTNIN KAMINSKI4
GABRIELA RODRIGUES COSTA
JANAÍNA MIELKE ROLOFF
Josué da Silveira Machado
KARLA CORREA COLMAN
LAUREN DOS SANTOS DE MEDEIROS
MANOELA ARAUJO DA COSTA
MANUELA KRUGER DA SILVA
NUBIA BROETTO CUNHA4
RAFAEL ABREU RIBEIRO
SUENDI STIFFT NORNBERG
talita antiqueira barbosa

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