Nome do Projeto
Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online: práticas híbridas e a distância
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/06/2024 - 05/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto unificado, com ênfase em pesquisa, tem como objetivo promover a discussão das práticas de ensino e aprendizagem de línguas em contextos online (ensino híbrido) e a distância. A partir da elaboração de cursos e/ou atividades e da sua aplicação, busca-se analisar de que formas as práticas que podem estar envolvidas neste processo influenciam os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos e professores (e/ou tutores). Sabemos que a crescente demanda por práticas digitais e a busca por cusos a distância no ensino superior (INEP, 2022) torna cada vez mais importante a discussão sobre a forma como tais práticas são desenvolvidas. Além disso, após a pandemia de COVID-19, entendemos também que é cada vez mais necessária a discussão sobre educação online ou à distância, ainda que em contextos emergenciais, pois, assim como ocorreu em 2020, pode ser a forma pela qual atividades letivas tenham continuidade de forma acessível e com qualidade ao maior número de alunos (PAIVA, 2020). Deste modo, as ações desenvolvidas poderão envolver tanto a análise de cursos quanto a própria oferta de cursos a distância (a partir de ações de ensino e/ou extensão vinculdas a este projeto unificado). Já os objetivos de pesquisa envolverão a discussão quanto à elaboração de cursos e atividades bem como aos aspectos que envolvem a participação dos docentes, discentes e tutores nessas práticas, tais como motivação, autonomia, etc.
Objetivo Geral
Promover a discussão das práticas de ensino e aprendizagem em contextos online a partir de práticas de ensino híbrido e a distância.
Justificativa
Este projeto unificado justifica-se pela crescente demanda e busca por cursos a distância, especialmente no ensino superior. De acordo com dados do INEP (2022), entre 2011 e 2021, o número de pessoas que ingressaram em cursos superiores de graduação a distância aumentou em 472%. Embora até este ano houvesse um número significativamente maior de instituições privadas de ensino superior a distância do que públicas, sabemos que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como um de seus objetivos a formação inicial e continuada de professores, de modo a ampliar e a interiorizar tal oferta. Além disso, conforme aponta Paiva (2020), a pandemia apresentou uma mudança de perspectiva para o ensino, seja com o desconforto causado pelo ensino remoto, seja com a necessidade emergente de mudanças em políticas educacionais. Deste modo, entendemos que a necessidade de repensar em práticas desenvolvidas em contextos a distância ou híbridos tornam-se relevantes durante a formação inicial de futuros profesosres. Espera-se, assim, que possamos, neste laboratório, desenvolver ações de pesquisa que visem à prática de elaboração de atividades e cursos, à reflexão quanto a aspectos relacionados à motivação dos alunos, à permanência e/ou evasão, ao feedback e design instrucional, entre outros que possam surgir ao longo de cada ação de pesquisa
Metodologia
A pesquisa realizada terá, essencialemente, uma abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), a fim de considerar as percepções dos discentes e docentes investigados ao longo das práticas de ensino e aprendizagem de línguas nos contextos analisados. A investigação ocorrerá através de observações, questionários ou entrevistas,de acordo com cada contexto de coleta de dados (virtualmente e/ou presencialmente). Contudo, metodologias específicas, ou até mesmo quantitativas, poderão ser selecionadas considerando cada ação de pesquisa desenvolvida pelos alunos que farão parte do projeto ao longo de sua execução.
Para discutirmos conceitos relevantes dentro, especialmente, da educação à distância, partiremos de referenciais básicos e relevantes para a área, como Moore (1993), Paiva (2020), Kenski (2019), Tori (2022), Leffa (2016; 2017; 2019), Leffa e Freire (2013), mas também buscaremos textos que sejam relevantes para cada ação de pesquisa a ser desenvolvida, de acordo com cada contexto e situação de ensino e aprendizagem de línguas investigada.
Serão feitas discussões teóricas sobre os principais conceitos e pontos que serão investigados ao longo do projeto. Poderão ser elaboradas atividades/cursos, com vistas a essa investigação, ou poderão ser analisadas turmas e/ou cursos já existentes, nos contextos presenciais ou virtuais. Todas as atividades envolvendo entrevistas ou questionários, em qualquer contexto, demandarão a utilização de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido assinados pelos sujeitos envolvidos (ou por seus responsáveis, se for o caso).
Para discutirmos conceitos relevantes dentro, especialmente, da educação à distância, partiremos de referenciais básicos e relevantes para a área, como Moore (1993), Paiva (2020), Kenski (2019), Tori (2022), Leffa (2016; 2017; 2019), Leffa e Freire (2013), mas também buscaremos textos que sejam relevantes para cada ação de pesquisa a ser desenvolvida, de acordo com cada contexto e situação de ensino e aprendizagem de línguas investigada.
Serão feitas discussões teóricas sobre os principais conceitos e pontos que serão investigados ao longo do projeto. Poderão ser elaboradas atividades/cursos, com vistas a essa investigação, ou poderão ser analisadas turmas e/ou cursos já existentes, nos contextos presenciais ou virtuais. Todas as atividades envolvendo entrevistas ou questionários, em qualquer contexto, demandarão a utilização de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido assinados pelos sujeitos envolvidos (ou por seus responsáveis, se for o caso).
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com a criação deste projeto que os alunos possamos criar um espaço para a discussão dos aspectos referentes ao ensino de línguas em contextos online e à distância, de modo a contribuir para a formação inicial dos professores e possibilitar a prática de elaboração de atividades e cursos, de reflexão quanto a aspectos relacionados à motivação dos alunos, à permanência e/ou evasão, ao feedback e design instrucional, entre outros que possam surgir ao longo de cada ação de pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA PEGORARO SCHIAVON | |||
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS | |||
AMANDA GOLDBECK GERBAUDO | |||
AMANDA LANZARINI BITELO | |||
ANA ALICE VARGAS OLIVEIRA | |||
ANDRÉ FIRPO BEVILÁQUA | |||
ELOISA BERNARDI ZAMBONI | |||
FERNANDA DIAS JESUS | |||
GABRIELA BOHLMANN DUARTE | 14 | ||
GRACIELA VELARDE ALVAREZ DE OLIVEIRA | |||
GUSTAVO GABRIEL COELHO | |||
Gabriela Saleh Ribeiro | |||
HENRIQUE DA PAZ CONCEICAO | |||
ISABELLI REIS SOUSA | |||
JULIA MOREIRA GOMES | |||
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS | |||
LARISSA RIBEIRO DUARTE | |||
LEONARDO BLANK WEYMAR | |||
Laura dos Santos Ferreira | |||
MARCELA OLIVEIRA PEREZ | |||
MARIA BEATRIZ BORGES CONCEIÇÃO | |||
MATEUS DE OLIVEIRA NESPOLO | |||
MATHEUS TAFERNABERRY PEREIRA | |||
Melissa Aguilhera Neves | |||
NATALIA SANTOS KOPP | |||
PÂMELA MARTINS DUTRA | |||
RAFAELA ANACKER HERMES | |||
RAYZA ROVEDA ATAIDES | |||
RICARDO TRAMPUSCKI CRUZ | |||
SIBELE LEAL DE OLIVEIRA | |||
STEPHANIE FEIJO CARDOSO MARTINEZ | |||
TAINA FERNANDA BARBOSA NUNES | |||
VITORIA LIMA DA SILVA | |||
Vanessa Rocha Teixeira | |||
YASMYN CABISTANY DOS SANTOS GARCIA |