Nome do Projeto
Parceria MuDI e Marte Agência de Conteúdo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2024 - 01/05/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Trata-se de projeto voltado à área da divulgação, uma das subáreas fundamentais da comunicação museológica. Tendo como campo o Museu Diários do Isolamento - MuDI, oportuniza estabelecer estratégias e ações pedagógicas no sentido da instrumentalização para atuação na referida área em sua prática profissional. Considerando a parceria entre o MuDI e a Marte Agência de Conteúdos, contribui diretamente para a formação em dois curso da UFPel, Museologia e Jornalismo, mas não só, uma vez que há potência do diálogo interdisciplinar, como característica básica essencial da formação em Museologia.

Objetivo Geral

Proporcionar, no contexto de formação de profissionais museólogos, ambiente de instrumentalização e qualificação para implementar ações voltadas à divulgação do Museu Diários do Isolamento - MuDI, por meio de estratégias de marketing digital, se valendo de parceria com a Marte Agência de Conteúdo, laboratório do Curso de Jornalismo da UFPel.

Justificativa

A divulgação é uma das principais áreas da comunicação museológica. Trata-se de ampliar, de maneira qualificada, o alcance e a inserção da instituição na comunidade em que está especificamente inserida, e com a sociedade como um todo. Sendo a Museologia uma ciência impreterivelmente interdisciplinar, o diálogo com diversas áreas de conhecimento, disciplinas e outras ciência é igualmente inevitável e absolutamente necessário. Dessa maneira, no contexto da UFPel, esse projeto se justifica por estreitar laços e impulsionar tal diálogo interdisciplinar. Justifica-se, também, por propiciar avanços práticos na comunicação museológica de uma das instituições museais formalmente vinculada à universidade. A justificativa se sustenta, ainda, em razão de ser um projeto que se vincula diretamente com uma das disciplinas práticas do Curso de Museologia da UFPel, dando, assim, oportunidade para que os estudantes vivenciem aspectos, idiossincrasias e problemas da "vida real" do profissional museólogo, podendo se preparar para encará-los de forma adequada em suas práticas futuras.

Metodologia

Metodologicamente, o projeto se desenvolverá por meio de duas frentes: no contexto das rotinas do MuDI; e na previsão de cronograma da próxima oferta da disciplina de Práticas de Comunicação em Museus. Assim, a previsão é que, de maneira geral, sejam desenvolvidas atividades práticas de cunho pedagógico-formativa envolvendo: serviços de mídia social; desenvolvimento de materiais de imprensa. estratégias relacionadas à difusão do museu; produção e desenvolvimento de conteúdos referentes ao cronograma de publicações do museu; media training; entre outras.

Indicadores, Metas e Resultados

- Instrumentalização dos estudantes na área da divulgação, no contexto da comunicação museológica.
- Oportunização de aspectos previstos como importantes à formação do profissional museólogo.
- Implementação de conteúdos previstos no Projeto Pedagógico do Curso de Museologia da UFPel.
- Fortalecimento da imagem do MuDI.
- Aumento e qualificação do engajamento do museu com a comunidade, por meio do uso das mídias sociais.
- Difusão do conhecimento sobre a missão do MuDI.
- Ampliação da rede de conexões com outras instituições.
- Aprimoramento dos formatos e conteúdos das peças de divulgação.
- Dinamização do layout dos conteúdos do museu.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA11
JOAO PEDRO PECCINI RODRIGUES
LUISA BRITO DA COSTA
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO1

Página gerada em 19/12/2024 03:12:46 (consulta levou 0.099706s)