Nome do Projeto
Conexões Científicas na Base: União Escola-Universidade no Ensino Fundamental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 01/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O projeto "Conexões Científicas na Base: União Escola-Universidade no Ensino Fundamental" visa promover a integração entre universidades e escolas de ensino fundamental, criando uma ponte para a disseminação do conhecimento científico desde cedo. Através de atividades colaborativas, workshops, e eventos interativos que deverão ocorrer nos muros da Universidade. Buscando estimular a criança a frequentar e fazer mais parte da UFPel, mostrando que ali é seu lugar. Ao mesmo tempo que proporciona aos estudantes universitários a oportunidade de aplicar e compartilhar seus conhecimentos. Essa iniciativa tem como objetivo formar uma base sólida para futuros cientistas e cidadãos conscientes, aproximando a ciência do cotidiano das comunidades escolares.
Objetivo Geral
O principal objetivo deste projeto é proporcionar uma experiência enriquecedora e inspiradora para os alunos, introduzindo-os ao fascinante mundo da ciência desde uma idade precoce, mostrando que a Universidade é local deles de pertencimento. Para alcançar esse objetivo, o projeto oferecerá uma variedade de atividades e recursos educacionais que são integrados ao currículo escolar existente conforme trabalhado na escola. Isso inclui oficinas práticas, palestras interativas, visitas guiadas, exposições, brincadeiras e trilhas, um laboratório de ciências e de vivências no campus universitário Capão do Leão.
Justificativa
A ciência desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma sociedade bem informada e capaz de enfrentar desafios contemporâneos. Iniciativas que promovem a alfabetização científica desde a educação fundamental são essenciais para cultivar o pensamento crítico e a curiosidade intelectual nas futuras gerações. Este projeto fortalece a colaboração entre universidades e escolas, contribuindo para uma educação mais integrada e contextualizada. Além disso, ao envolver estudantes universitários, promove a responsabilidade social e o compromisso com a disseminação do conhecimento, beneficiando tanto os alunos do ensino fundamental quanto a comunidade acadêmica.
Metodologia
.Planejamento:
Formação de uma equipe multidisciplinar envolvendo docentes, técnicos, estudantes universitários e professores do ensino fundamental.
Identificação das escolas parceiras e definição das áreas temáticas a serem abordadas.
Desenvolvimento de um cronograma de atividades e eventos a serem realizados ao longo do ano letivo.
Implementação:
Realização de workshops e oficinas interativas nas escolas parceiras, abordando temas científicos de maneira prática e lúdica.
Criação de materiais didáticos, como folhetos, vídeos e kits de experimentos, para serem utilizados pelos professores do ensino fundamental.
Organização de visitas guiadas de alunos do ensino fundamental à universidade, proporcionando experiências diretas com laboratórios e pesquisadores.
Avaliação:
Coleta de feedback dos professores, alunos do ensino fundamental e estudantes universitários participantes.
Análise dos impactos das atividades realizadas no interesse e desempenho dos alunos em ciências.
Ajustes e melhorias contínuas no projeto com base nas avaliações recebidas.
Formação de uma equipe multidisciplinar envolvendo docentes, técnicos, estudantes universitários e professores do ensino fundamental.
Identificação das escolas parceiras e definição das áreas temáticas a serem abordadas.
Desenvolvimento de um cronograma de atividades e eventos a serem realizados ao longo do ano letivo.
Implementação:
Realização de workshops e oficinas interativas nas escolas parceiras, abordando temas científicos de maneira prática e lúdica.
Criação de materiais didáticos, como folhetos, vídeos e kits de experimentos, para serem utilizados pelos professores do ensino fundamental.
Organização de visitas guiadas de alunos do ensino fundamental à universidade, proporcionando experiências diretas com laboratórios e pesquisadores.
Avaliação:
Coleta de feedback dos professores, alunos do ensino fundamental e estudantes universitários participantes.
Análise dos impactos das atividades realizadas no interesse e desempenho dos alunos em ciências.
Ajustes e melhorias contínuas no projeto com base nas avaliações recebidas.
Indicadores, Metas e Resultados
Número de Escolas Parceiras:
Meta: Estabelecer parcerias com pelo menos 2 escolas de ensino fundamental no primeiro ano do projeto.
Indicador: Quantidade de escolas envolvidas no projeto.
Número de Workshops e Oficinas Realizadas:
Meta: Realizar pelo menos 10 workshops e oficinas interativas na Universidade para as escolas parceiras durante o ano letivo.
Indicador: Quantidade de eventos educativos realizados.
Participação de Estudantes Universitários:
Meta: Envolver pelo menos 50 estudantes universitários nas atividades de extensão ao longo do projeto.
Indicador: Número de estudantes universitários participando ativamente.
Desenvolvimento de Materiais Didáticos:
Meta: Produzir e distribuir pelo menos 5 tipos de materiais didáticos (folhetos, vídeos, kits de experimentos) por ano.
Indicador: Quantidade e tipos de materiais didáticos desenvolvidos e distribuídos.
Satisfação dos Participantes:
Meta: Alcançar uma taxa de satisfação de 85% entre professores, alunos do ensino fundamental e estudantes universitários.
Indicador: Resultados das pesquisas de satisfação aplicadas após as atividades.
Impacto no Interesse e Desempenho em Ciências:
Meta: Aumentar em 20% o interesse e desempenho dos alunos do ensino fundamental em ciências após um ano de participação no projeto.
Indicador: Avaliações pré e pós-projeto sobre interesse e desempenho dos alunos em ciências.
Cobertura Midiática e Divulgação:
Meta: Garantir que pelo menos 10 reportagens ou artigos sobre o projeto sejam publicados em mídias locais e acadêmicas ao longo do projeto.
Indicador: Número de publicações e reportagens sobre o projeto.
Meta: Estabelecer parcerias com pelo menos 2 escolas de ensino fundamental no primeiro ano do projeto.
Indicador: Quantidade de escolas envolvidas no projeto.
Número de Workshops e Oficinas Realizadas:
Meta: Realizar pelo menos 10 workshops e oficinas interativas na Universidade para as escolas parceiras durante o ano letivo.
Indicador: Quantidade de eventos educativos realizados.
Participação de Estudantes Universitários:
Meta: Envolver pelo menos 50 estudantes universitários nas atividades de extensão ao longo do projeto.
Indicador: Número de estudantes universitários participando ativamente.
Desenvolvimento de Materiais Didáticos:
Meta: Produzir e distribuir pelo menos 5 tipos de materiais didáticos (folhetos, vídeos, kits de experimentos) por ano.
Indicador: Quantidade e tipos de materiais didáticos desenvolvidos e distribuídos.
Satisfação dos Participantes:
Meta: Alcançar uma taxa de satisfação de 85% entre professores, alunos do ensino fundamental e estudantes universitários.
Indicador: Resultados das pesquisas de satisfação aplicadas após as atividades.
Impacto no Interesse e Desempenho em Ciências:
Meta: Aumentar em 20% o interesse e desempenho dos alunos do ensino fundamental em ciências após um ano de participação no projeto.
Indicador: Avaliações pré e pós-projeto sobre interesse e desempenho dos alunos em ciências.
Cobertura Midiática e Divulgação:
Meta: Garantir que pelo menos 10 reportagens ou artigos sobre o projeto sejam publicados em mídias locais e acadêmicas ao longo do projeto.
Indicador: Número de publicações e reportagens sobre o projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO SERGIO VARELA JUNIOR | |||
BOAVENTURA LOBO CENTENO FILHO | |||
BRUNA DA ROSA CURCIO | 1 | ||
CARINE DAHL CORCINI | 2 | ||
CRISTIANO AGRA ISERHARD | 1 | ||
GUSTAVO DESIRÉ ANTUNES GASTAL | |||
LISIANE GASTAL PEREIRA | 1 | ||
MAURO MASCARENHAS | 1 | ||
RAQUELI TERESINHA FRANCA | 2 |