Nome do Projeto
Ciclo de Estudos Patrimoniais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/04/2017 - 24/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto em questão se propõe à realização de atividades de Educação para o Patrimônio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, com vistas a promover estudos, debates, a respeito do Patrimônio Cultural e de seus elementos, além de despertar o senso crítico e preservacionista nos estudantes e também nos professores diretamente envolvidos na parceria de trabalho. Para tanto, desenvolveremos encontros mensais, respeitando o calendário escolar, com a abordagem de um tema atinente ao Patrimônio Cultural, seguido de uma atividade prática. A temática será desenvolvida por meio de atividades lúdicas, debates, oficinas, rodas de conversas, dinâmicas de grupo, dentre outros. Serão realizadas visitas aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas e a exibição do documentário intitulado "Sopapo - O Grande Tambor". A cada ano de realização do projeto, como em um ciclo, desenvolveremos atividades com estudantes e professores de períodos formativos diferentes, a saber: 3º, 4º e 5º anos, respectivamente. Ao final de cada ciclo, será desenvolvida uma avaliação da metodologia e dos resultados obtidos. Neste trabalho, de educação para o patrimônio, destacamos a necessidade premente em discutir a relevância da relação que se estabelece entre o meio ambiente, o homem e o sistema articulado de bens patrimoniais, sendo a escola um dos espaços ideais ao aprendizado por aproximar e harmonizar estudantes em torno da fruição e construção do conhecimento.

Objetivo Geral

Fomentar discussões, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, acerca da importância do Patrimônio Cultural e suas categorias de elementos, abordando a relevância das ações preservacionistas.

Justificativa

Na atualidade, tem sido cada vez maior a necessidade em refletir acerca do Patrimônio Cultural e suas categorias de elementos. As escolas têm se mostrado sensíveis em despertar em seus alunos uma atenção maior ao conjunto de bens patrimoniais, responsáveis por fortalecer a relação dialógica dos cidadãos com seus legados culturais. O presente projeto, de educação para o patrimônio, propõe discutir a relevância da relação que se estabelece entre o meio ambiente, o homem e o sistema articulado de bens patrimoniais. Ademais, é de fundamental importância apontar a necessidade da preservação sistemática de segmentos do Patrimônio Cultural, representativos de uma nação, da identidade de um povo. Devemos fomentar a preservação dos testemunhos culturais materiais, assim como das formas de expressão, dos modos de fazer, viver e sentir. É dever de cada cidadão salvaguardar as condições ambientais e os recursos materiais em sua inteireza. Desta forma, a escola se apresenta enquanto espaço ideal ao aprendizado por aproximar e harmonizar estudantes em torno da fruição e construção do conhecimento.

Metodologia

O Ciclo de Estudos Patrimoniais será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, na cidade de Pelotas. O projeto se desenvolverá em ciclos, a saber: no primeiro, será direcionado aos estudantes e professores do 3º ano; no segundo, será direcionado aos estudantes e professores do 4º ano e, no terceiro e último ciclo, será direcionado aos estudantes e professores do 5º ano. Os encontros serão mensais, sempre respeitando o calendário escolar, com a abordagem de um tema atinente ao Patrimônio Cultural, seguido de uma atividade prática que vise despertar a sensibilidade artística dos estudantes e que auxilie na consolidação de conteúdos. A proposta de trabalho fundamenta-se na construção do conhecimento. A temática será abordada por meio de atividades lúdicas, debates, oficinas, rodas de conversas, dinâmicas de grupo, dentre outros. Serão realizadas visitas aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas e também a exibição do documentário intitulado "Sopapo - O Grande Tambor". Ao final de cada ciclo, será desenvolvida uma avaliação da metodologia e dos resultados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Realizar visitas culturais e educativas aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas;
- Desenvolver jogos educativos e atividades lúdicas com vistas à consolidação dos conteúdos
desenvolvidos;
- Despertar nos estudantes e educadores um novo olhar acerca da importância da riqueza patrimonial da
cidade de Pelotas;
- Promover a valorização da memória histórica do município;
- Desenvolver o conceito de cidadania alicerçado no reconhecimento, respeito e preservação dos bens
culturais;
- Despertar nos estudantes o desejo de preservação, respeito e valorização do Patrimônio Cultural, em
especial àquele representativos da cidade de Pelotas.



Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉA CUNHA MESSIAS
CAROLINE MENDES KASTER
EDUARDO GARRALAGA MELGAR JUNIOR
GIZELE DOS SANTOS AMARO
SARAH MAGGITTI SILVA10

Página gerada em 29/03/2024 03:28:31 (consulta levou 0.129330s)