Nome do Projeto
Ciclo de Estudos Patrimoniais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/04/2017 - 24/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto em questão se propõe à realização de atividades de Educação para o Patrimônio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, com vistas a promover estudos, debates, a respeito do Patrimônio Cultural e de seus elementos, além de despertar o senso crítico e preservacionista nos estudantes e também nos professores diretamente envolvidos na parceria de trabalho. Para tanto, desenvolveremos encontros mensais, respeitando o calendário escolar, com a abordagem de um tema atinente ao Patrimônio Cultural, seguido de uma atividade prática. A temática será desenvolvida por meio de atividades lúdicas, debates, oficinas, rodas de conversas, dinâmicas de grupo, dentre outros. Serão realizadas visitas aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas e a exibição do documentário intitulado "Sopapo - O Grande Tambor". A cada ano de realização do projeto, como em um ciclo, desenvolveremos atividades com estudantes e professores de períodos formativos diferentes, a saber: 3º, 4º e 5º anos, respectivamente. Ao final de cada ciclo, será desenvolvida uma avaliação da metodologia e dos resultados obtidos. Neste trabalho, de educação para o patrimônio, destacamos a necessidade premente em discutir a relevância da relação que se estabelece entre o meio ambiente, o homem e o sistema articulado de bens patrimoniais, sendo a escola um dos espaços ideais ao aprendizado por aproximar e harmonizar estudantes em torno da fruição e construção do conhecimento.
Objetivo Geral
Fomentar discussões, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, acerca da importância do Patrimônio Cultural e suas categorias de elementos, abordando a relevância das ações preservacionistas.
Justificativa
Na atualidade, tem sido cada vez maior a necessidade em refletir acerca do Patrimônio Cultural e suas categorias de elementos. As escolas têm se mostrado sensíveis em despertar em seus alunos uma atenção maior ao conjunto de bens patrimoniais, responsáveis por fortalecer a relação dialógica dos cidadãos com seus legados culturais. O presente projeto, de educação para o patrimônio, propõe discutir a relevância da relação que se estabelece entre o meio ambiente, o homem e o sistema articulado de bens patrimoniais. Ademais, é de fundamental importância apontar a necessidade da preservação sistemática de segmentos do Patrimônio Cultural, representativos de uma nação, da identidade de um povo. Devemos fomentar a preservação dos testemunhos culturais materiais, assim como das formas de expressão, dos modos de fazer, viver e sentir. É dever de cada cidadão salvaguardar as condições ambientais e os recursos materiais em sua inteireza. Desta forma, a escola se apresenta enquanto espaço ideal ao aprendizado por aproximar e harmonizar estudantes em torno da fruição e construção do conhecimento.
Metodologia
O Ciclo de Estudos Patrimoniais será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, na cidade de Pelotas. O projeto se desenvolverá em ciclos, a saber: no primeiro, será direcionado aos estudantes e professores do 3º ano; no segundo, será direcionado aos estudantes e professores do 4º ano e, no terceiro e último ciclo, será direcionado aos estudantes e professores do 5º ano. Os encontros serão mensais, sempre respeitando o calendário escolar, com a abordagem de um tema atinente ao Patrimônio Cultural, seguido de uma atividade prática que vise despertar a sensibilidade artística dos estudantes e que auxilie na consolidação de conteúdos. A proposta de trabalho fundamenta-se na construção do conhecimento. A temática será abordada por meio de atividades lúdicas, debates, oficinas, rodas de conversas, dinâmicas de grupo, dentre outros. Serão realizadas visitas aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas e também a exibição do documentário intitulado "Sopapo - O Grande Tambor". Ao final de cada ciclo, será desenvolvida uma avaliação da metodologia e dos resultados obtidos.
Indicadores, Metas e Resultados
- Realizar visitas culturais e educativas aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas;
- Desenvolver jogos educativos e atividades lúdicas com vistas à consolidação dos conteúdos
desenvolvidos;
- Despertar nos estudantes e educadores um novo olhar acerca da importância da riqueza patrimonial da
cidade de Pelotas;
- Promover a valorização da memória histórica do município;
- Desenvolver o conceito de cidadania alicerçado no reconhecimento, respeito e preservação dos bens
culturais;
- Despertar nos estudantes o desejo de preservação, respeito e valorização do Patrimônio Cultural, em
especial àquele representativos da cidade de Pelotas.
- Desenvolver jogos educativos e atividades lúdicas com vistas à consolidação dos conteúdos
desenvolvidos;
- Despertar nos estudantes e educadores um novo olhar acerca da importância da riqueza patrimonial da
cidade de Pelotas;
- Promover a valorização da memória histórica do município;
- Desenvolver o conceito de cidadania alicerçado no reconhecimento, respeito e preservação dos bens
culturais;
- Despertar nos estudantes o desejo de preservação, respeito e valorização do Patrimônio Cultural, em
especial àquele representativos da cidade de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉA CUNHA MESSIAS | |||
CAROLINE MENDES KASTER | |||
EDUARDO GARRALAGA MELGAR JUNIOR | |||
GIZELE DOS SANTOS AMARO | |||
SARAH MAGGITTI SILVA | 10 |