Nome do Projeto
Living Lab Azonasul Rural Sustentável
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
A presente iniciativa refere-se à parceria, objetivando a colaboração institucional entre o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e a Associação dos Municípios da Zona Sul -Azonasul para a criação e condução de um Living Lab (Laboratório Vivo) . Por um Living Lab entende-se um espaço de experimentação interdisciplinar para envolver as partes interessadas da sociedade em torno de problemas complexos do mundo real e da busca de inovações. Nessa parceria, o foco do Living Lab são os problemas de desenvolvimento sustentável associados a zona rural dos municípios participantes da Azonasul, mais especificamente aos problemas associados ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas - ONU, denominados de Agenda 2030. Cumpre destacar que por inovação entende-se mudanças em diferentes dimensões da vida em sociedade, como a da tecnologia e ciência; mercados; infraestrutura; políticas públicas e regulamentações; organizações, redes e padrões de comportamento; mudanças por parte dos usuários e consumidores, em prol do desenvolvimento sustentável.

Objetivo Geral

Explorar problemas ligados a temática do Desenvolvimento Rural Sustentável, especialmente associados à Agenda 2030, e moldar e implementar soluções (inovações) a esses problemas no território

Justificativa

Há uma necessidade urgente de acelerar as transições de sustentabilidade para sociedades sustentáveis e com baixas emissões de carbono e de combater as injustiças sistêmicas em domínios como o agroalimentar, a energia, a água e os cuidados de saúde. Isto implica mudanças fundamentais nas culturas, estruturas e práticas sistémicas, geradas através de processos profundamente normativos, de longo prazo e multidimensionais, caracterizados por dinâmicas co-evolutivas e não lineares.
Os esforços interdisciplinares de pesquisa e inovação (P&I), que envolvem as partes interessadas da sociedade na co-criação de conhecimento e inovações transformadoras (sociais), são considerados abordagens importantes no campo dos estudos de transição e ciência da sustentabilidade de forma mais ampla e que podem dar uma resposta a necessidade urgente de acelerar as transições de sustentabilidade para sociedades sustentáveis lineares.
A Pesquisa e Inovação interdisciplinar pode levar a resultados mais democráticos e socialmente robustos, fornecer legitimidade às intervenções e criar conhecimentos relevantes orientados para a ação que possam catalisar de forma mais eficaz a transformação sustentável.
Este é o marco referencial para as necessárias melhorias nos processos de aprimoramento das ações visando atingir as metas da Agenda 2030 nos territórios rurais da Azonasul.

Metodologia

Serão realizadas reuniões periódicas visando o estabelecimento de uma agenda comum entre a equipe do PPGDTSA e os representantes da Azonasul.
Haverá o estabelecimento de agendas de trabalho a partir do diagnóstico dos problemas e prioridades identificados entre as partes, visando a criação de uma base compartilhada para a inovação. Este representará o quadro que orientará as ações para o atingimento das metas da Agenda 2030.
Prevê-se ainda o registro e sistematização das reuniões em um plataforma compartilhada entre as partes.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicador: co-criação de ao menos um processo inovativo visando atingir as metas da Agenda 2030 no Território Rural da Azonasul.

Metas: Organização de instrumentos de coleta de dados para levantamento de informações para apoio ao processo de elaboração de uma agenda comum e criação de uma base comum para a inovação e de avaliação.

Resultados esperados: alcance do atingimento da maior parte da Agenda 2030 pelos municípios que compõem a Azonasul.

Página gerada em 22/10/2024 00:11:22 (consulta levou 0.169276s)