Nome do Projeto
A Pedagogia no Programa de Atenção Precoce à infância: um processo sistêmico e intersetorial
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/06/2024 - 10/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Programa de Atenção Precoce na Infância-PROAPI, desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas-UFPel, visa a construção de olhar sistêmico para a criança na escola. A partir de um processo intersetorial, interessado em boas condições de desenvolvimento infantil para todas as crianças, são realizadas formações e ações em oito escolas no bairro Fragata (Pelotas/RS). Este projeto de pesquisa objetiva acompanhar e analisar o percurso formativo dos graduandos do curso de Pedagogia inseridos no PROAPI. Espera-se com este estudo, proporcionar reflexões e possibilidades sobre o papel do(a) pedagogo(a) na efetivação da atenção precoce na infância.
Objetivo Geral
Acompanhar e analisar o percurso formativo dos graduandos do curso de Pedagogia inseridos no PROAPI
Justificativa
No dia 04 de junho de 2024, foi sancionada a Lei 14.880, que institui a Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado a Crianças de Zero a Três Anos (Atenção Precoce). Por meio dessa lei, busca-se uma melhoria no desenvolvimento infantil, através de trabalhos coletivos direcionados à garantia do direito à saúde e à educação para todas as crianças. É também nessa lógica que é instituído o Programa de Atenção Precoce na Infância (PROAPI), pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA/UFPel). Com foco na Educação Infantil, busca-se oportunizar as práticas de intervenção precoce na infância, para as crianças que estão em risco de desenvolvimento e/ou apoiadas pela educação especial. Cumpre mencionar que existem alunos do curso de Pedagogia neste Programa, desenvolvendo estudos e planejamentos pedagógicos, com a orientação de dois professores. Por ser uma iniciativa educacional recente, enfatiza-se a pertinência desta pesquisa, que deseja acompanhar, registrar e estudar o percurso formativo desses graduandos, para a reflexão acerca do papel do profissional da Pedagogia na efetivação da atenção precoce (que, por lei, é exigida no âmbito educacional).
Metodologia
-Reuniões de estudo
-Orientações
-Reuniões de planejamento
-Inserções nas escolas
-Relatórios dos graduandos
-Orientações
-Reuniões de planejamento
-Inserções nas escolas
-Relatórios dos graduandos
Indicadores, Metas e Resultados
-Obter um mapeamento do percurso formativo dos graduandos do curso de Pedagogia inseridos no PROAPI
-Compreender e divulgar o papel as possibilidades do(a) pedagogo(a) na efetivação da atenção precoce na infância.
-Divulgar os resultado da pesquisa em eventos acadêmicos e populares.
-Compreender e divulgar o papel as possibilidades do(a) pedagogo(a) na efetivação da atenção precoce na infância.
-Divulgar os resultado da pesquisa em eventos acadêmicos e populares.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MUNHOZ REDU | |||
FERNANDA DUTRA SILVEIRA | |||
HARDALLA SANTOS DO VALLE | 1 | ||
HELENA VAHL FERREIRA | |||
JAQUELINE DE MATOS CORREA | |||
KETHLEN BOHM OLIVEIRA | |||
LAIS FUNARI HARTWIG | |||
LUCA COELHO LEMÕES | |||
RAQUEL SANCHES DUTRA | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 1 | ||
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS | |||
RODRIGO DA SILVA VITAL | 1 | ||
SABRINA BARROCAS MILECH | |||
SOL ANDRADE | |||
VITOR SAQUETE RODRIGUES |