Nome do Projeto
A Pedagogia no Programa de Atenção Precoce à infância: um processo sistêmico e intersetorial
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/06/2024 - 10/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Programa de Atenção Precoce na Infância-PROAPI, desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas-UFPel, visa a construção de olhar sistêmico para a criança na escola. A partir de um processo intersetorial, interessado em boas condições de desenvolvimento infantil para todas as crianças, são realizadas formações e ações em oito escolas no bairro Fragata (Pelotas/RS). Este projeto de pesquisa objetiva acompanhar e analisar o percurso formativo dos graduandos do curso de Pedagogia inseridos no PROAPI. Espera-se com este estudo, proporcionar reflexões e possibilidades sobre o papel do(a) pedagogo(a) na efetivação da atenção precoce na infância.

Objetivo Geral

Acompanhar e analisar o percurso formativo dos graduandos do curso de Pedagogia inseridos no PROAPI

Justificativa

No dia 04 de junho de 2024, foi sancionada a Lei 14.880, que institui a Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado a Crianças de Zero a Três Anos (Atenção Precoce). Por meio dessa lei, busca-se uma melhoria no desenvolvimento infantil, através de trabalhos coletivos direcionados à garantia do direito à saúde e à educação para todas as crianças. É também nessa lógica que é instituído o Programa de Atenção Precoce na Infância (PROAPI), pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA/UFPel). Com foco na Educação Infantil, busca-se oportunizar as práticas de intervenção precoce na infância, para as crianças que estão em risco de desenvolvimento e/ou apoiadas pela educação especial. Cumpre mencionar que existem alunos do curso de Pedagogia neste Programa, desenvolvendo estudos e planejamentos pedagógicos, com a orientação de dois professores. Por ser uma iniciativa educacional recente, enfatiza-se a pertinência desta pesquisa, que deseja acompanhar, registrar e estudar o percurso formativo desses graduandos, para a reflexão acerca do papel do profissional da Pedagogia na efetivação da atenção precoce (que, por lei, é exigida no âmbito educacional).




Metodologia

-Reuniões de estudo
-Orientações
-Reuniões de planejamento
-Inserções nas escolas
-Relatórios dos graduandos

Indicadores, Metas e Resultados

-Obter um mapeamento do percurso formativo dos graduandos do curso de Pedagogia inseridos no PROAPI
-Compreender e divulgar o papel as possibilidades do(a) pedagogo(a) na efetivação da atenção precoce na infância.
-Divulgar os resultado da pesquisa em eventos acadêmicos e populares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MUNHOZ REDU
FERNANDA DUTRA SILVEIRA
HARDALLA SANTOS DO VALLE1
HELENA VAHL FERREIRA
JAQUELINE DE MATOS CORREA
KETHLEN BOHM OLIVEIRA
LAIS FUNARI HARTWIG
LUCA COELHO LEMÕES
RAQUEL SANCHES DUTRA
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ1
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS
RODRIGO DA SILVA VITAL1
SABRINA BARROCAS MILECH
SOL ANDRADE
VITOR SAQUETE RODRIGUES

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