Nome do Projeto
Pesquisa em Design de Interação - LABxD (Laboratório de Design de Interação)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/01/2025 - 11/01/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Essa pesquisa faz parte do projeto desenvolvido pelos professores Dr. Juan Salamanca da School of Art + Design da University of Illinois Urbana-Champaign e Dr. Tobias Mulling do departamento de Design da Universidade Federal de Pelotas, com o apoio do Lemann Center. Assim como, insere-se nas atividades desenvolvidas no LABxD – Laboratório de Design de Interação e pelo seu grupo de pesquisa, cujo um dos objetivos do projeto é promover atividades de pesquisa que envolvem diferentes formas de interação e de interfaces. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma ferramenta para a visualização de dados, com base no banco de dados denominado Trajetórias, visando facilitar a descoberta de soluções socioeconômicas e ambientais para a região amazônica. A metodologia de pesquisa é a Design Science Research, a qual pode ser dividida em doze etapas: 1. identificação do problema; 2. conscientização do problema; 3. revisão sistemática de literatura (RSL); 4. identificação dos artefatos e configuração das classes de problemas; 5. proposição de artefatos para resolver o problema específico; 6. projeto do artefato selecionado; 7. desenvolvimento do artefato; 8. avaliação do artefato; 9. explicitação das aprendizagens; 10. Conclusões; 11. generalização para uma classe de problemas; 12. comunicações dos resultados. A partir da ferramenta proposta com esse estudo, pretende-se facilitar a visualização das relações entre índices de desmatamento, áreas queimadas, áreas de pastagem, doenças transmitidas por vetores e outros índices, e, assim, fornecer insights sobre os impactos ambientais e epidemiológicos das mudanças climáticas na área amazônica.

Objetivo Geral

O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma ferramenta para a visualização de dados, com base no banco de dados denominado Trajetórias, visando facilitar a descoberta de soluções socioeconômicas e ambientais para a região amazônica.

Justificativa

Essa pesquisa se justifica nos contextos tecnológicos e científico. O uso das tecnologias digitais gera continuamente uma imensa quantidade de dados – que é conhecido como big data (Filatro; Cavalcanti, 2019). Big data é um imenso volume de dados estruturados e não estruturados que são criados em alta velocidade e apresentados em diferentes formatos (Filatro; Cavalcanti, 2019). Esses dados precisam ser analisados e interpretados para que façam sentido para o usuário (Milani et al., 2023). A visualização de dados surge para auxiliar na comunicação da informação por meio do uso de recursos visuais (Ward; Grinstein; Keim, 2015 apud Milani et al., 2032). Os gráficos gerados também podem ser interativos e dinâmicos, facilitando, assim, a sua compreensão por parte do usuário (Rogers; Sharp; Preece, 2013). Os objetivos da visualização de dados são auxiliar na descoberta, na tomada de decisão e na explicação de fenômenos (Rogers; Sharp; Preece, 2013). Nesse sentido, essa pesquisa pode se inserir nos âmbitos tecnológicos e científicos ao se propor desenvolver uma ferramenta para a visualização de dados, com base no banco de dados denominado Trajetórias, visando facilitar a descoberta de soluções socioeconômicas e ambientais para a região amazônica.

Referências bibliográficas
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Di 4.0: Inovação na educação corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
MILANI, Alessandra Maciel Paz et al. Visualização de Dados. 1. ed. Porto Alegre, RS: SAGAH, 2023.
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. tradução: Isabela Gasparini. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

Metodologia

A metodologia Design Science Research, divide-se em 12 etapas, conforme podemos acompanhar a seguir:
1. Identificação do problema: identificar um problema de pesquisa a ser resolvido.
2. Conscientização do problema: coletar informações sobre o problema.
3. Revisão sistemática de literatura (RSL): realizar uma revisão sistemática de literatura para encontrar o que já foi publicado sobre o tema.
4. Identificação dos artefatos e configuração das classes de problemas: identificar artefatos digitais que envolvam Visualização de Dados e Design de Interação.
5. Proposição de artefatos para resolver o problema específico: gerar ideias ou alternativas para a solução do problema pesquisado.
6. Projeto do artefato selecionado: selecionar a melhor ideia ou alternativa para ser desenvolvida.
7. Desenvolvimento do artefato: desenvolver um artefato para a solução de uma classe de problemas.
8. Avaliação do artefato: avaliar o artefato proposto.
9. Explicitação das aprendizagens: avaliar o que deu certo na pesquisa e aquilo que deve ser melhorado ou corrigido nas próximas pesquisas.
10. Conclusões: apontar os resultados alcançados, limitações e direcionamentos para pesquisas futuras.
11. Generalização para uma classe de problemas: os resultados alcançados na pesquisa servem para a generalização para uma classe de problemas.
12. Comunicações dos resultados: comunicar os resultados obtidos na pesquisa em TCCs, journals, revistas, seminários, simpósios, congressos e afins.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados são:
Capacitar o aluno no desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de Design de Interação e Visualização de dados;
Desenvolver um site com visualizações interativas, construído a partir do banco de dados Trajetórias;
Gerar conhecimento nas áreas de visualização de dados e design de interação no curso de Design da UFPel, com foco no desenvolvimento de sistemas DataViz interativos;
Estabelecer uma parceria entre: University of Urbana-Champaign, Center for Latin American and Caribbean Studies, Lemman Center for Brazilian Studies e LABxD – Laboratório de Design de Interação;
Comunicar os resultados da pesquisa em artigos para revistas e para o site do projeto LABxD – Laboratório de Design de Interação;
Agregar o conhecimento adquirido com essa pesquisa no ensino das disciplinas de Design da Informação e Visualização de dados do curso de Design da UFPel;
Possibilitar a disseminação do conhecimento sobre visualização de dados entre os acadêmicos de Design.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉIA DE LIMA BORDINI1
CAROLINA BRAVO PILLON4
Cilene Estol Cardoso1
MARIANA TEIXEIRA DE FERREIRA
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN1
TOBIAS TESSMANN MULLING4

Página gerada em 28/03/2025 19:52:38 (consulta levou 0.169825s)