Nome do Projeto
Ergonomia: ampliação da compreensão quanto a suas interfaces, aplicações e limitações
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 31/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Apesar de sua ampla e contínua disseminação, a Ergonomia possui ainda alguns desafios persistentes, sobretudo no que compete a suas interfaces, aplicações e limitações em algumas áreas. Tais desafios não são necessariamente inerentes à Ergonomia em si, mas podem estar associados à falta de inserção de seus conceitos de base em outras áreas de conhecimento por variáveis existentes nessas próprias áreas. Quanto a isso, é possível citar as interfaces da Ergonomia com outras áreas, onde aspectos como, por exemplo, conforto ambiental, eficiência de processos, produtividade ou adequação de projetos poderiam ter benefícios adicionais através da Ergonomia e acabam muitas vezes sendo vinculados estritamente a parâmetros normativos e projetuais, sem considerar a complexidade da interação humana. Para além disso, as aplicações da Ergonomia em diversas áreas de conhecimento parecem não estarem bem claras, sendo muitas vezes reduzidas, por exemplo, a aplicações antromopométricas e escolha de mobiliários e ferramentas. Concomitante a tais lacunas, as limitações em algumas áreas desempenho e algumas lacunas emergem, No tocante às limitações da Ergonomia, cabe pontuar que estas não ficam claras ao considerar algumas áreas. Aspectos como ruídos, iluminação, vibrações ou mesmo temperatura, podem receber importantes contribuições sob o viés da Ergonomia, contudo, muitas vezes não se identificam oportunidades em avaliações nestes campos por desconhecer as limitações reais entre a Ergonomia e outras áreas correlatas, como é o caso da Higiene Ocupacional. Conforme pode se ver, em todas essas esferas há ainda lacunas de pesquisa passíveis de investigação. O presente projeto buscar cobrir tais lacunas por meio de investigações complementares entre si no âmbito de abordagens teóricas e aplicações em campo. Espera-se no decorrer deste projeto obter resultados intermediários que preencham as lacunas citadas, o que deve resultar em um conjunto de conceitos e informações úteis para o conhecimento e uso mais adequado da Ergonomia em várias áreas de conhecimento.

Objetivo Geral

Investigar quais são e como se manifestam desafios ainda persistentes no que compete as interfaces, aplicações e limitações da Ergonomia em várias áreas de conhecimento.

Justificativa

O presente projeto se justifica por diversos motivos, dentre os quais alguns merecem consideração. Apesar do grande potencial de contribuição da Ergonomia em diversas áreas, este acaba por não ser utilizado, sobretudo pelo desconhecimento ou falta de iniciativas que promovam tal inserção. Tal desafio aponta para a importância de identificar e compreender como se dão as possíveis interfaces da Ergonomia com outras áreas em aspectos como, por exemplo, conforto ambiental, eficiência de processos, produtividade ou adequação de projetos. A Ergonomia possui ainda possibilidades de aplicações de seus conceitos, técnicas e métodos em diversas áreas de conhecimento, o que instiga investiga-los. Por fim, projetos como o que se apresenta podem elucidar limitações existentes em outras áreas para inserção da Ergonomia, seja pelo seu Domínio Físico, Cognitivo, Organizacional ou Psicossocial. Percebe-se, portanto, a presença de um conjunto de aspectos que justificam a proposição e execução deste projeto. Por fim, e não menos importante, o tema da presente pesquisa possui forte aderência com os ramos das Engenharias e áreas correlatas que envolvem a presença do fator humano no âmbito do projeto e execução de soluções.

Metodologia

O projeto se desenvolverá basicamente por meio de ações de pesquisa, as quais estarão contempladas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e em projetos de Mestrado, todos sob orientação do coordenador e participantes do projeto. Os locais escolhidos como objeto de estudo serão qualificados dentro de cada ação, não perdendo o foco no tema e objeto central do projeto, que envolve as as interfaces, aplicações e limitações da Ergonomia e várias áreas de conhecimento. As ações utilizarão de abordagem qualitativa e quantitativa e, no tocante aos objetivos, as ações pesquisa poderão se classificar como descritivas ou exploratórias. Todas as ações no presente projeto apresentarão características de pesquisa aplicada.

Indicadores, Metas e Resultados

Os principais indicadores de referência no projeto consistirão na produção acadêmica decorrente de cada ação. Como metas, para além da consolidação de um aporte teórico e prático, está previsto a produção de artigos científicos. O principal resultado esperado consiste na consolidação e ampliação da linha de pesquisa em Ergonomia, através da formação de pesquisadores, produção de conteúdos úteis à comunidade e da disseminação de produção científica na grande área de Engenharias e Arquitetura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATARINA DE QUADROS MACEDO
ISABELA DE JESUS GOMES
ISABELA FERNANDES ANDRADE2
JULIANA TASCA TISSOT1
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ4
LUIZA DA SILVA PINTO
MANUELA DE AGUIAR BANDEIRA
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI1

Página gerada em 21/12/2024 11:31:45 (consulta levou 0.129923s)