Nome do Projeto
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SIMULAÇÃO EM PEDIATRIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/08/2024 - 07/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As metodologias de simulação são ferramentas de ensino-aprendizagem utilizadas para trabalhar competências educacionais em um ambiente controlado, sem risco ao paciente. A área de pediatria é de extrema importância no desenvolvimento de habilidades médicas. 1/3 das consultas na área ambulatorial de serviços de saúde incluem crianças. A parte prática é essencial, mas pode ser limitante se utilizarmos doentes reais. O adequado exame físico e orientações em situações de emergências domiciliares deve ser ensinado e propagado. Muitas vezes a prática de atender e examinar crianças é dificultada por ansiedade das crianças, que leva ao choro e dificuldades no adequado exame físico. Em outras ocasiões, o número de pacientes é insuficiente para atender a demanda de alunos. O ensino com manequins e simuladores pode ser utilizado nestas situações. O treinamento qualifica o aluno a utilizar as habilidades aprendidas numa situação real (atendimento médico-paciente), repetição de treinamentos até um adequado aprendizado. Novos métodos de transmissão de conhecimentos e de avaliação prática são necessários. Depois de pronto, alinhar as margens do texto, usando o modo justificado.

Objetivo Geral

ensino de habilidades práticas pediátricas aos alunos da graduacào

Justificativa

A simulação médica apresenta vantagens como método complementar de ensino–aprendizagem de capacidades e de treinamento. A técnica pode ser repetida com correção de erros, sem risco para o doente real (feita em manequins). Qualificação dos alunos nas habilidades pediátricas, com enfoque nos procedimentos mais comuns utilizados pelos pediatras. O presente projeto permitirá a transmissão de conhecimentos fundamentais básicos (aspectos cognitivos), técnicas e procedimentos adequados (avaliando os aspectos psicomotores) aos alunos, contato com diversos cenários, diversificando os atendimentos e estimulando o raciocínio diagnóstico e tomada de conduta.

Metodologia

Encontros semanais com grupos de alunos e um professor orientador. Orientações teóricas seguidas de treinamento em manequins.
Participação de alunos da graduação.

Indicadores, Metas e Resultados

1. melhora no atendimento clínico aos pacientes
2. procedimentos práticos mais efetivos nos anos subsequentes (estágio em peditria)
3. melhor desempenho nos plantões pediátricos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE CARRICONDE MARQUES2
ELAINE PINTO ALBERNAZ2
FERNANDA FONTANA1
VITOR TEIXEIRA COUTO DE ALBUQUERQUE CODOGNOTTO

Página gerada em 18/11/2024 09:27:47 (consulta levou 0.102998s)