Nome do Projeto
Francês para a Comunidade Escolar Pública
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Este projeto configura-se como um conjunto de ações extensionistas com vistas a oferecer cursos de língua francesa a alunos, professores e servidores de escolas públicas de Pelotas e município em parceria com o CLC/UFPel. Ao mesmo tempo em que atenderá as demandas das escolas, o projeto suprirá as necessidades de espaço para estágio supervisionado dos acadêmicos de Letras-Português e Francês da UFPel.
Objetivo Geral
Introduzir o ensino-aprendizagem da língua francesa junto à comunidade escolar pública, priorizando as quatro habilidades linguísticas: compreensão e produção oral, compreensão e produção escrita.
Justificativa
Considerando:
- a importância da produção e circulação de informações na sociedade do mundo atual;
- que esta gama de informações prepara o homem para interagir na sua realidade social e política como agente transformador;
- que a língua é um elemento facilitador para que o homem interaja com o mundo;
- que o pluralismo linguístico enriquece a formação do homem;
- que a comunidade escolar pública tem demonstrado um interesse crescente pela oferta de cursos de extensão de língua francesa;
- que a oferta desta língua contribui para resgatar a cultura francesa na cidade de Pelotas e região, justifica-se este projeto.
- a importância da produção e circulação de informações na sociedade do mundo atual;
- que esta gama de informações prepara o homem para interagir na sua realidade social e política como agente transformador;
- que a língua é um elemento facilitador para que o homem interaja com o mundo;
- que o pluralismo linguístico enriquece a formação do homem;
- que a comunidade escolar pública tem demonstrado um interesse crescente pela oferta de cursos de extensão de língua francesa;
- que a oferta desta língua contribui para resgatar a cultura francesa na cidade de Pelotas e região, justifica-se este projeto.
Metodologia
Através de abordagens comunicativas e por tarefas de ensino de línguas, serão dadas aos participantes noções básicas de língua francesa nas quatro habilidades linguísticas:ouvir, falar, ler e escrever para que possam interagir com o mundo a sua volta.
Indicadores, Metas e Resultados
Almeja-se que, ao final de cada ação proposta, os alunos participantes tenham desenvolvido o gosto e o interesse pela língua francesa de forma a suscitar esse interesse junto aos demais membros da comunidade escolar.
Espera-se, também, que os acadêmicos de Letras-Português e Francês tenham conquistado um espaço cada vez mais amplo junto às escolas públicas para vivenciar experiências como futuros docentes, entendendo a realidade da escola como um todo.
Espera-se, também, que os acadêmicos de Letras-Português e Francês tenham conquistado um espaço cada vez mais amplo junto às escolas públicas para vivenciar experiências como futuros docentes, entendendo a realidade da escola como um todo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANO BELMUDES ANTUNES | |||
ALESSANDRA ZANIOL | |||
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO | 5 | ||
AUGUSTO DARDE | |||
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA | |||
BEATRIZ HYGINO DIADAMO | |||
BRENDA DA SILVA RODRIGUES | |||
Graciele de Paula Santos Cordeiro | |||
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO | 2 | ||
KAROL STEFANIE SOUZA GARCIA | |||
MARCIO MEDEIROS SILVEIRA | |||
MARIANA LUÍZA NEY PRADO | |||
MARIZA PEREIRA ZANINI | 1 |