Nome do Projeto
Francês para a Comunidade Escolar Pública
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Este projeto configura-se como um conjunto de ações extensionistas com vistas a oferecer cursos de língua francesa a alunos, professores e servidores de escolas públicas de Pelotas e município em parceria com o CLC/UFPel. Ao mesmo tempo em que atenderá as demandas das escolas, o projeto suprirá as necessidades de espaço para estágio supervisionado dos acadêmicos de Letras-Português e Francês da UFPel.

Objetivo Geral

Introduzir o ensino-aprendizagem da língua francesa junto à comunidade escolar pública, priorizando as quatro habilidades linguísticas: compreensão e produção oral, compreensão e produção escrita.

Justificativa

Considerando:
- a importância da produção e circulação de informações na sociedade do mundo atual;
- que esta gama de informações prepara o homem para interagir na sua realidade social e política como agente transformador;
- que a língua é um elemento facilitador para que o homem interaja com o mundo;
- que o pluralismo linguístico enriquece a formação do homem;
- que a comunidade escolar pública tem demonstrado um interesse crescente pela oferta de cursos de extensão de língua francesa;
- que a oferta desta língua contribui para resgatar a cultura francesa na cidade de Pelotas e região, justifica-se este projeto.

Metodologia

Através de abordagens comunicativas e por tarefas de ensino de línguas, serão dadas aos participantes noções básicas de língua francesa nas quatro habilidades linguísticas:ouvir, falar, ler e escrever para que possam interagir com o mundo a sua volta.

Indicadores, Metas e Resultados

Almeja-se que, ao final de cada ação proposta, os alunos participantes tenham desenvolvido o gosto e o interesse pela língua francesa de forma a suscitar esse interesse junto aos demais membros da comunidade escolar.
Espera-se, também, que os acadêmicos de Letras-Português e Francês tenham conquistado um espaço cada vez mais amplo junto às escolas públicas para vivenciar experiências como futuros docentes, entendendo a realidade da escola como um todo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO BELMUDES ANTUNES
ALESSANDRA ZANIOL
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO5
AUGUSTO DARDE
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA
BEATRIZ HYGINO DIADAMO
BRENDA DA SILVA RODRIGUES
GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO2
KAROL STEFANIE SOUZA GARCIA
MARCIO MEDEIROS SILVEIRA
MARIANA LUÍZA NEY PRADO
MARIZA PEREIRA ZANINI1

Página gerada em 24/04/2024 10:09:25 (consulta levou 0.223965s)