Nome do Projeto
Curso de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Infância
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/06/2024 - 31/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este curso, pactuado com o MEC, pretende oportunizar formação para 1000 cursistas de todo o Brasil. A oferta deste curso, levando-se em conta os aspectos que circundam a educação infantil, apresentados anteriormente e ainda, as investigações consolidadas em diferentes países,que referenciam e sustentam os referenciais teóricopráticos abordados no curso. A proposta desta formação, constitui-se como um
suporte fundamental, propiciando a organização de recursos acessíveis, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança, tendo caráter inovador. Contando com formadores e tutores/mentores de referência no Brasil e em Portugal, se consolida como um curso de caráter internacional.
Objetivo Geral
geral: Proporcionar formação em nívelde aperfeiçoamento no âmbito da Intervenção Precoce na
Infância com base na abordagem das Práticas Centradas na Família e nos contextos naturais
Específicos:
● Capacitar professores da Educação Básica sobre os aspectos gerais eespecíficos
daEducação Inclusiva;;
● Rever conceitos e práticas, subsidiando a melhor organização doAtendimento
EducacionalEspecializado para alunos do público-alvo da Educação Especial
● Possibilitar a conceituação das deficiências, transtornos e alertas no
desenvolvimento,buscandoestratégiasqueoportunizeminclusãoeaprendizagem;
● Proporcionar a discussão e compreensão acerca do Desenvolvimento Infantil e
suas múltiplas perspectivas;
● Possibilitar os conhecimentos do Desenho Universal da Aprendizagem e o
trabalhocolaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do AEEneste
contexto;
● Facilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticosrelacionadosàeducação
especial em umcontexto de inclusão;
● Promover o conhecimento sobre os princípios, conceitoseosfundamentosdaIPI
considerando a interdependência entre os fatores neurobiológicos e os contextos
culturais;
● Possibilitar a conhecimento dos princípios, conceitos e fundamentos dasPráticas
Centradas na Família;
● ProporcionaracompreensãodarelaçãoentreasPráticasCentradasnaFamíliae
aIPInoquerespeitaàsoportunidadesdeaprendizagemededesenvolvimentodacriança;
● Promover o conhecimentodoprocessodereferenciação,avaliação,intervençãoe
monitorização em IPI Centrada na Família;
● AsseguraroconhecimentodosestudoscientíficosnoâmbitodasPráticas
Recomendadas em IPI.
Infância com base na abordagem das Práticas Centradas na Família e nos contextos naturais
Específicos:
● Capacitar professores da Educação Básica sobre os aspectos gerais eespecíficos
daEducação Inclusiva;;
● Rever conceitos e práticas, subsidiando a melhor organização doAtendimento
EducacionalEspecializado para alunos do público-alvo da Educação Especial
● Possibilitar a conceituação das deficiências, transtornos e alertas no
desenvolvimento,buscandoestratégiasqueoportunizeminclusãoeaprendizagem;
● Proporcionar a discussão e compreensão acerca do Desenvolvimento Infantil e
suas múltiplas perspectivas;
● Possibilitar os conhecimentos do Desenho Universal da Aprendizagem e o
trabalhocolaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do AEEneste
contexto;
● Facilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticosrelacionadosàeducação
especial em umcontexto de inclusão;
● Promover o conhecimento sobre os princípios, conceitoseosfundamentosdaIPI
considerando a interdependência entre os fatores neurobiológicos e os contextos
culturais;
● Possibilitar a conhecimento dos princípios, conceitos e fundamentos dasPráticas
Centradas na Família;
● ProporcionaracompreensãodarelaçãoentreasPráticasCentradasnaFamíliae
aIPInoquerespeitaàsoportunidadesdeaprendizagemededesenvolvimentodacriança;
● Promover o conhecimentodoprocessodereferenciação,avaliação,intervençãoe
monitorização em IPI Centrada na Família;
● AsseguraroconhecimentodosestudoscientíficosnoâmbitodasPráticas
Recomendadas em IPI.
Justificativa
Em parceria com universidades nacionais e internacionais,o curso pode ser avaliado
como de alta qualidade e relevância, originando outras ações de formação e atenção
precoce à infância. Neste sentido e a partir dos alcances possibilitados pela primeira oferta
desta formação, propõe a reedição do curso de IPI.
O curso de “Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Infância” está organizado em
quatro módulos, preconizando a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento
Educacional Especializado escolar, a interface entre educação, saúde e assistência social
para crianças de zero a seis anos, visando a construção de ambientes inclusivos,
acessíveis, buscando compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem da
criança e a sua relação com o mundo.
O curso propõe o aperfeiçoamento e a revisão dos conceitos e práticas para o
Atendimento Educacional Especializado, pontuando as singularidades e desafios para a
implementação da Intervenção Precoce na Infância. Assim como o Desenho Universal para
Aprendizagem, Tecnologia Assistiva, as múltiplas abordagens acerca do desenvolvimento
infantil, trabalho colaborativo entre os profissionais e as famílias, bem como as avaliações de
desenvolvimento e a elaboração dos Planos de Intervenção Precoce.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as
demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam,
estudos teóricos,atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se
que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a
estabelecer relações teórico-práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas Partindo desses pressupostos como base, propõe-se o estudo dos marcos de
desenvolvimento e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções
nos diferentes contextos culturais e sociais de interação da criança, seja família, escola e
demais espaços..
Justifica-se, assim, a oferta deste curso, levando-se em conta os aspectos que
circundam a educação infantil, apresentados anteriormente e ainda, as investigações
consolidadas em diferentes países,que referenciam e sustentam os referenciais teóricopráticos abordados no curso. A proposta desta formação, constitui-se como um suporte fundamental, propiciando a organização de recursos acessíveis, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança,
tendo caráter inovador.
como de alta qualidade e relevância, originando outras ações de formação e atenção
precoce à infância. Neste sentido e a partir dos alcances possibilitados pela primeira oferta
desta formação, propõe a reedição do curso de IPI.
O curso de “Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Infância” está organizado em
quatro módulos, preconizando a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento
Educacional Especializado escolar, a interface entre educação, saúde e assistência social
para crianças de zero a seis anos, visando a construção de ambientes inclusivos,
acessíveis, buscando compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem da
criança e a sua relação com o mundo.
O curso propõe o aperfeiçoamento e a revisão dos conceitos e práticas para o
Atendimento Educacional Especializado, pontuando as singularidades e desafios para a
implementação da Intervenção Precoce na Infância. Assim como o Desenho Universal para
Aprendizagem, Tecnologia Assistiva, as múltiplas abordagens acerca do desenvolvimento
infantil, trabalho colaborativo entre os profissionais e as famílias, bem como as avaliações de
desenvolvimento e a elaboração dos Planos de Intervenção Precoce.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as
demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam,
estudos teóricos,atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se
que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a
estabelecer relações teórico-práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas Partindo desses pressupostos como base, propõe-se o estudo dos marcos de
desenvolvimento e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções
nos diferentes contextos culturais e sociais de interação da criança, seja família, escola e
demais espaços..
Justifica-se, assim, a oferta deste curso, levando-se em conta os aspectos que
circundam a educação infantil, apresentados anteriormente e ainda, as investigações
consolidadas em diferentes países,que referenciam e sustentam os referenciais teóricopráticos abordados no curso. A proposta desta formação, constitui-se como um suporte fundamental, propiciando a organização de recursos acessíveis, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança,
tendo caráter inovador.
Metodologia
- A formação será oportunizada através de atividades à distância,utilizandoaplataforma eprojeto/UFPEL para estudo, reflexão, construção, acompanhamento das práticas de
Intervenção Precoce na Infância.
- Seminários;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas;
- Material para o aporte teórico dos conceitos desenvolvidos;
- Materiais complementares e Slides para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Construção de Atividades pautadas nas simulações do real;
- Realização de atividades nas perspectivas bioecológica e sistêmica para que o profissional
compreenda o seu campo de atuação nos contextos culturais da criança.
- Encontros síncrono se debates em fóruns na plataforma E-projeto;
- Estudo de textos ,elaboração e postagem de resumos críticos ,participação em
atividades interativas, bem como outras atividades e tarefas de caráter avaliativo.
- Tutoria virtual;
- Para divulgação das ações e práticas desenvolvidas será organizado um e-book.
Intervenção Precoce na Infância.
- Seminários;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas;
- Material para o aporte teórico dos conceitos desenvolvidos;
- Materiais complementares e Slides para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Construção de Atividades pautadas nas simulações do real;
- Realização de atividades nas perspectivas bioecológica e sistêmica para que o profissional
compreenda o seu campo de atuação nos contextos culturais da criança.
- Encontros síncrono se debates em fóruns na plataforma E-projeto;
- Estudo de textos ,elaboração e postagem de resumos críticos ,participação em
atividades interativas, bem como outras atividades e tarefas de caráter avaliativo.
- Tutoria virtual;
- Para divulgação das ações e práticas desenvolvidas será organizado um e-book.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que, ao final do curso, os 1000 professores cursistas compreendam os princípios da IPI e possam, em suas práticas, desenvolver ações que priorizem o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos, em seus contextos naturais, a saber, família, escola e contexto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA | |||
ANELISE DO PINHO CÓSSIO | |||
Andréa Perosa Saigh Jurdi | |||
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | |||
Carla Cilene Baptista da Silva | |||
Cindy Passeti da Costa Vida | |||
CÍNTIA WEBER CARDOSO | |||
Dayse Santos Cunha | |||
Denner Pereira da Silva | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 7 | ||
GESSIELE DA SILVA CORRÊA | |||
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ | |||
HELENA ISABEL SILVA REIS | |||
MICHELE PEPE CERQUEIRA | 15 | ||
Marta Joana de Sousa Pinto | |||
Patricia Carla de Souza Della Barba | |||
Pedro José Prá | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 3 | ||
Sandra Patrícia da Costa Pinto | |||
Susana Maria Duarte Teixeira | |||
Tiago Ribeiro Soares | |||
Vívian Mateus Gonçalves |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
ministério da educação | R$ 458.425,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 458.425,00 |