Nome do Projeto
Curso de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Infância
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/06/2024 - 31/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este curso, pactuado com o MEC, pretende oportunizar formação para 1000 cursistas de todo o Brasil. A oferta deste curso, levando-se em conta os aspectos que circundam a educação infantil, apresentados anteriormente e ainda, as investigações consolidadas em diferentes países,que referenciam e sustentam os referenciais teóricopráticos abordados no curso. A proposta desta formação, constitui-se como um suporte fundamental, propiciando a organização de recursos acessíveis, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança, tendo caráter inovador. Contando com formadores e tutores/mentores de referência no Brasil e em Portugal, se consolida como um curso de caráter internacional.

Objetivo Geral

geral: Proporcionar formação em nívelde aperfeiçoamento no âmbito da Intervenção Precoce na
Infância com base na abordagem das Práticas Centradas na Família e nos contextos naturais
Específicos:
● Capacitar professores da Educação Básica sobre os aspectos gerais eespecíficos
daEducação Inclusiva;;
● Rever conceitos e práticas, subsidiando a melhor organização doAtendimento
EducacionalEspecializado para alunos do público-alvo da Educação Especial
● Possibilitar a conceituação das deficiências, transtornos e alertas no
desenvolvimento,buscandoestratégiasqueoportunizeminclusãoeaprendizagem;
● Proporcionar a discussão e compreensão acerca do Desenvolvimento Infantil e
suas múltiplas perspectivas;
● Possibilitar os conhecimentos do Desenho Universal da Aprendizagem e o
trabalhocolaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do AEEneste
contexto;
● Facilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticosrelacionadosàeducação
especial em umcontexto de inclusão;
● Promover o conhecimento sobre os princípios, conceitoseosfundamentosdaIPI
considerando a interdependência entre os fatores neurobiológicos e os contextos
culturais;
● Possibilitar a conhecimento dos princípios, conceitos e fundamentos dasPráticas
Centradas na Família;
● ProporcionaracompreensãodarelaçãoentreasPráticasCentradasnaFamíliae
aIPInoquerespeitaàsoportunidadesdeaprendizagemededesenvolvimentodacriança;
● Promover o conhecimentodoprocessodereferenciação,avaliação,intervençãoe
monitorização em IPI Centrada na Família;
● AsseguraroconhecimentodosestudoscientíficosnoâmbitodasPráticas
Recomendadas em IPI.

Justificativa

Em parceria com universidades nacionais e internacionais,o curso pode ser avaliado
como de alta qualidade e relevância, originando outras ações de formação e atenção
precoce à infância. Neste sentido e a partir dos alcances possibilitados pela primeira oferta
desta formação, propõe a reedição do curso de IPI.
O curso de “Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Infância” está organizado em
quatro módulos, preconizando a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento
Educacional Especializado escolar, a interface entre educação, saúde e assistência social
para crianças de zero a seis anos, visando a construção de ambientes inclusivos,
acessíveis, buscando compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem da
criança e a sua relação com o mundo.
O curso propõe o aperfeiçoamento e a revisão dos conceitos e práticas para o
Atendimento Educacional Especializado, pontuando as singularidades e desafios para a
implementação da Intervenção Precoce na Infância. Assim como o Desenho Universal para
Aprendizagem, Tecnologia Assistiva, as múltiplas abordagens acerca do desenvolvimento
infantil, trabalho colaborativo entre os profissionais e as famílias, bem como as avaliações de
desenvolvimento e a elaboração dos Planos de Intervenção Precoce.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as
demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam,
estudos teóricos,atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se
que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a
estabelecer relações teórico-práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas Partindo desses pressupostos como base, propõe-se o estudo dos marcos de
desenvolvimento e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções
nos diferentes contextos culturais e sociais de interação da criança, seja família, escola e
demais espaços..
Justifica-se, assim, a oferta deste curso, levando-se em conta os aspectos que
circundam a educação infantil, apresentados anteriormente e ainda, as investigações
consolidadas em diferentes países,que referenciam e sustentam os referenciais teóricopráticos abordados no curso. A proposta desta formação, constitui-se como um suporte fundamental, propiciando a organização de recursos acessíveis, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança,
tendo caráter inovador.

Metodologia

- A formação será oportunizada através de atividades à distância,utilizandoaplataforma eprojeto/UFPEL para estudo, reflexão, construção, acompanhamento das práticas de
Intervenção Precoce na Infância.
- Seminários;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas;
- Material para o aporte teórico dos conceitos desenvolvidos;
- Materiais complementares e Slides para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Construção de Atividades pautadas nas simulações do real;
- Realização de atividades nas perspectivas bioecológica e sistêmica para que o profissional
compreenda o seu campo de atuação nos contextos culturais da criança.
- Encontros síncrono se debates em fóruns na plataforma E-projeto;
- Estudo de textos ,elaboração e postagem de resumos críticos ,participação em
atividades interativas, bem como outras atividades e tarefas de caráter avaliativo.
- Tutoria virtual;
- Para divulgação das ações e práticas desenvolvidas será organizado um e-book.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, ao final do curso, os 1000 professores cursistas compreendam os princípios da IPI e possam, em suas práticas, desenvolver ações que priorizem o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos, em seus contextos naturais, a saber, família, escola e contexto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Francine Garcia Abud
ALEXANDRA FIGUEIRO CARVALHO DA SILVA
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA
ANELISE DO PINHO CÓSSIO
Andréa Perosa Saigh Jurdi
BIANCA LANGHINRICHS CUNHA
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA
Carla Cilene Baptista da Silva
Cindy Passeti da Costa Vida
CÍNTIA WEBER CARDOSO
Dayse Santos Cunha
Denner Pereira da Silva
FRANCELE DE ABREU CARLAN7
Fábio Nora do Rosário
GESSIELE DA SILVA CORRÊA
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ
HELENA ISABEL SILVA REIS
Lorainy da Silva Rodrigues
Lucas de Almeida Soares
Léo Vítor Louzada Prates
MAIRA MAUS DA SILVA
MICHELE PEPE CERQUEIRA15
MONICA MENDES GARCIA
Marta Joana de Sousa Pinto
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO
Patricia Carla de Souza Della Barba
Pedro José Prá
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ7
Sandra Patrícia da Costa Pinto
Susana Maria Duarte Teixeira
Tiago Ribeiro Soares
VANESSA PINTO DA SILVA PERES
Vívian Mateus Gonçalves

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
ministério da educação R$ 458.425,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 458.425,00

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