Nome do Projeto
Resgate e recuperação de acervos em papel atingidos pelas enchentes em 2024
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/06/2024 - 30/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul foi assolado por um volume excessivo de chuvas que provocou enxurradas e enchentes em diversas cidades do estado, incluindo a capital, Porto Alegre, que permaneceu inundada por quase um mês. Com a subida das águas, inúmeras residências, comércios e edifícios estratégicos como hospitais, rodoviária e aeroporto foram inundados ou ficaram ilhados. Além desses, equipamentos culturais como Museus, bibliotecas, arquivos e centros culturais também tiveram espaços alagados, provocando a inundação de acervos importantes e representativos da cultura do Rio Grande do Sul. O projeto propõe desenvolver ações de extensão e pesquisa, envolvendo docentes, discentes e profissionais da área da conservação-restauração de acervos, tendo como objetivo realizar ações de resgate e posterior procedimentos de recuperação e restauração de bens culturais atingidos pelas enchentes, especialmente em suporte papel.

Objetivo Geral

Orientar, organizar, participar as ações de resgate dos acervos e realizar procedimentos de recuperação e restauração de obras em papel atingidos pelas enchentes.

Justificativa

As enchentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul resultaram em grandes perdas para as comunidades, incluindo bens culturais de variadas tipologias, que se encontravam em museus, arquivos, bibliotecas, igrejas e mesmo nas casas das pessoas. O contato com a lama e água contaminada traz inúmeros problemas, inclusive para a saúde da população. Ainda assim, os valores social, histórico e artístico dos bens culturais justificam a realização do resgate e processos de recuperação e restauração. Mesmo suportes muito sensíveis, como é o caso do papel, podem ser salvos se forem empregadas técnicas e procedimentos adequados. O envolvimento de docentes, discentes e profissionais na aplicação de conhecimentos especializados da disciplina da Conservação-restauração, apoiada por outras disciplinas complementares, é um ato socialmente significativo em um contexto de muitas perdas, como o ocorrido. Além de atender a enorme demanda pela recuperação de acervos, o projeto possibilita o envolvimento dos alunos em processo de formação profissional no Curso de Graduação em Conservação e Restauração de bens culturais, os quais tem a possibilidade de realizar tratamentos em acervos em papel com problemas inusitados decorrentes da permanência das obras nos ambientes inundados. A participação das equipes no processo de resgate e recuperação dos acervos atingidos pelas enchentes implica em discussões e sensibilização sobre o impacto das mudanças climáticas no patrimônio cultural, assim como sobre como prevenção e reação diante de possíveis novas catástrofes. Trata-se, sobretudo, de preparar as pessoas para atuar nestes novos contextos ambientais e sociais que se apresentam no mundo atual. Por fim, trata-se de uma oportunidade para gerar e divulgar novos conhecimentos, na medida em que se buscam respostas para problemas nunca enfrentados antes em termos de conservação e restauração de acervos, ao menos no contexto do Brasil.

Metodologia

Aplica-se a metodologia da Conservação-restauração que, em síntese, realiza as etapas de diagnóstico, análise e estudos das técnicas e materiais, documentação e execução dos procedimentos de conservação e restauração. Ao final, o que se busca, é recuperar características e condições para que as obras possam novamente cumprir suas funções patrimoniais dentro da instituição detentora. A situação específica decorrente das enchentes exige ainda estudos, análise e busca de soluções para a desinfecção das obras, de maneira a garantir condições de segurança para o seu manuseio durante e após os tratamentos realizados.

As etapas a serem realizadas são as seguintes:
1) Definição de quais obras em papel poderão ser recebidas no LAPEL - Laboratório de Conservação e Restauração de Papel;
2) Transporte adequado e seguro das obras para os espaços da UFPel;
3) Revisão de bibliografia sobre os materiais e técnicas relacionados com as obras a serem tratadas, assim como sobre os processos de desinfecção.
4) Realização da documentação científica, com registros fotográficos e preenchimento de fichas de diagnóstico;
5) Realização de testes e exames;
6) Definição, escolha e aplicação de tratamentos de desinfecção:
7) Limpeza das obras;
8) Definição de tratamentos a serem executados;
9) Execução de tratamentos de conservação e restauração;
10) Elaboração de acondicionamento das obras;
11) Devolução das obras para a instituição detentora do acervo.
12) Divulgação do trabalho realizado, produção de artigos, apresentação de resultados em eventos acadêmicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Tem-se como meta atender às demandas de instituições detentoras de acervos no momento do resgate orientando sobre os procedimentos de emergência e posteriormente realizando a recuperação e restauração de obras em papel.
O envolvimento da equipe resultará em treinamento dos alunos para atuar junto ao patrimônio cultural com segurança nos contextos de emergência climática.
A realização de todas as etapas implica na produção e divulgação de conhecimentos para atender situações inusitadas, como a desinfecção de acervos, que podem gerar publicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA LACERDA BACHETTINI4
ANNELISE COSTA MONTONE4
Andreia Salvadori
BERNARDO MONDEK MALIGERI
BRUNO DA SILVEIRA NOREMBERG6
DANIELE BALTZ DA FONSECA2
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
ISIS FÓFANO GAMA
IZABELLA CRISTINA DE OLIVEIRA CAVALCANTE
KAREN VELLEDA CALDAS4
LUCAS SOUZA BECKER
LUIZA DA SILVA COUTO
Lucas de Souza Lima Pereira
MAGDA VILLANOVA NUNES4
MIRELLA MORAES DE BORBA8
ROBERTO HEIDEN8
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI4

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