Nome do Projeto
Introdução à compreensão de leitura em língua francesa
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/09/2017 - 20/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Projeto visando ao desenvolvimento de competências básicas de compreensão leitora em língua francesa, voltado para a comunidade adulta em geral de Pelotas e região e comunidade universitária, proposto e desenvolvido por estudantes do curso de Letras Português e Francês ligado à disciplina de Ensino de língua francesa instrumental, sob orientação da coordenadora do projeto.

Objetivo Geral

Permitir à comunidade interessada o acesso à compreensão de leitura de textos em língua francesa. Instrumentalizar pós-graduandos e estudantes universitários para a compreensão leitora em francês e para uma compreensão leitora mais qualificada em geral. Divulgar a formação de língua francesa da UFPel à comunidade ampla. Oportunizar a estudantes da licenciatura de Francês da UFPel experiências de estágios curriculares e não curriculares de docência orientados por professores formadores.

Justificativa

Diante da quase inexistência da língua francesa em oferta escolar, cria-se um hiato no acesso a competências neste idioma que tentamos paliar em parte com nossa proposta. Pessoas da comunidade com as mais distintas idades e interesses temáticos podem frequentar esse curso que é de iniciação à competência leitora neste idioma. De nossas experiências anteriores, pessoas com interesse em realizar uma viagem de turismo ou mesmo de estudos em países de língua francesa são o alvo principal para essa atividade.
Da mesma forma, a procura dos estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento por cursos de leitura em língua estrangeira (LE) tem sido frequente junto à Câmara de extensão do CLC. Face a esta procura, propomos um projeto que poderá ser renovado em várias ações ao longo do ano, atingindo diferentes grupos. A formação da licenciatura em língua estrangeira conta com disciplina específica para o ensino instrumental de leitura. Diante desta formação existente, contamos com estudantes de Letras em formação para ministrarem o curso sob orientação de professores do CLC de LE. A experiência como ministrantes de cursos ao longo da formação em Letras LE tem sido uma prática formativa constante e constitui-se em tantas ocasiões de experiência dentro da formação quanto é possível propor, orientar e administrar.

Metodologia

Aulas presenciais desenvolvendo estratégias de acesso à compreensão de leitura em Língua francesa. Trabalho sobre a percepção das semelhanças e diferenças entre as línguas francesa e portuguesa, ambas de origem latina, como base da atividade de construção de hipóteses de compreensão. Apresentação de textos de tipologias variadas permitindo o contato com diferentes estratégias semânticolinguísticas. Informações culturais relevantes para a leitura de textos.

Indicadores, Metas e Resultados

Através de processo de avaliação permanente ao longo das atividades práticas do curso, será verificado o desenvolvimento das estratégias de competência leitora em língua francesa.
Os resultados esperados são o aumento da possibilidade de acesso a textos e bibliografia em língua francesa e o estímulo à continuidade do estudo desse idioma por parte dos participantes.
Espera-se que a competência de leitura iniciada nesse curso tenha continuidade e seja um propulsor para o desenvolvimento das competências de expressão escrita e oral e de compreensão oral em francês.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO2
MARIZA PEREIRA ZANINI2

Página gerada em 20/04/2024 11:02:10 (consulta levou 0.134172s)