Nome do Projeto
4o. Congresso Luso-brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/06/2024 - 31/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O Congresso Luso-brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva, em sua quarta edição, resulta de uma parceria com a Universidade do Minho - PT e Universidades brasileiras e portuguesas, a fim de debater, socializar e construir conhecimentos nas temáticas propostas através dos eixos temáticos: 1. Políticas Públicas para Inclusão 2. Intervenção Precoce na Infância 3. Educação Inclusiva 4. Transtorno do Espectro Autista 5. Formação de Professores, Diversidade e Inclusão

Objetivo Geral

Objetiva ser um espaço de interação, diálogo, produção e socialização de saberes, mas também de construção de caminhos possíveis para uma Educação transformadora e inclusiva. Neste sentido, abre espaço para que pesquisadores, educadores, famílias e todas as pessoas possam se encontrar, interagir, debater, aprender e construir pontes.

Justificativa

Justifica-se a realização do Congresso, considerando as temáticas envolvidas, as demandas da comunidade brasileira e portuguesa e a necessidade de socialização das produções atuais sobre TEA, Intervenção precoce, políticas públicas, Educação Inclusiva e formação de professores.
O CONLUBRA tem a organização - coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem - NEPCA, da Universidade Federal de Pelotas e do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, da Universidade do Minho-PT, e conta com a parceria de Universidades Brasileiras e de colaboradores nacionais e internacionais.
Após duas edições presenciais na cidade de Pelotas (2017 e 2019) e uma terceira (2022) que aconteceu em Braga - Portugal, a 4º edição será novamente na cidade de Pelotas.

O 4º Conlubra acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2024 na Universidade Federal de Pelotas, no Campus Capão do Leão e oportunizará palestras, mesas redondas com palestrantes nacionais e internacionais nos cinco eixos do Congresso, a saber:

1. Políticas Públicas para Inclusão
2. Intervenção Precoce na Infância
3. Educação Inclusiva
4. Transtorno do Espectro Autista
5. Formação de Professores, Diversidade e Inclusão

Nesta edição, teremos grupos focais nas temáticas e eixos do evento, coordenados por pesquisadores de cada área, com o objetivo de oportuizar um espaço de trocas, discussões e aprendizagens, também análise de desafios e caminhos. Cada inscrito poderá marcar (de forma gratuita) qual o grupo focal gostará de participar.

Metodologia

O Congresso está composto por palestras, mesas redondas, apresentação de posters e comunicações orais, grupos focais de discussão, lançamento e divulgação de obras nas temáticas propostas.
Ocorrerá em três dias, manhã e tarde, conforme programação.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se abranger um público de 500 pessoas e será considerado satisfatório se o evento ocorrer conforme o planejado, com a participação plena dos inscritos e colaboração dos palestrantes e organizadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA DA SILVA PEREIRA
ANNA CAROLINA VÖLZ SIEFERT
Andréa Tonini
CLAUDETE DA SILVA LIMA MARTINS
Débora Luiza Schuck Jacks
FRANCELE DE ABREU CARLAN14
Francéli Brizolla
JULIA AZEVEDO BARBOSA
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA14
MICHELE PEPE CERQUEIRA12
RAQUEL LUDTKE12
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ14
TAIANE GONCALVES DE CASTRO
TALITA DOS SANTOS MASTRANTONIO
Veronice Camargo da Silva

Página gerada em 21/12/2024 10:51:34 (consulta levou 0.192112s)