Nome do Projeto
Odontologia Estética
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/01/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O Projeto de Extensão Odontologia Estética tem como objetivo o atendimento da demanda de pacientes portadores de que necessitem de reabilitação funcional e estética da população externa ao ambiente UFPel. Para atingir o objetivo principal (ação de caráter extensionista), o projeto desenvolve o aprendizado de métodos diagnósticos, tratamento e prevenção de lesões dentárias não e situações de envolvimento estético em odontologia, por meio de atendimentos clínicos ambulatoriais da comunidade externa com esta necessidade de tratamento, capacitações de publico externo ( egressos e profissionais da área ) em cursos de atualização, seminários de discussão dos temas relacionados ao programa, promoção de encontros e eventos, desenvolvimento e publicação de pesquisa científica relacionada ao tema, participação em mostras de extensão, congressos, encontros, semanas acadêmicas, sem excluir a participação do publico interno UFPel.

Objetivo Geral

Objetivos Gerais: O Projeto Odontologia Estética tem por objetivo o ensino de métodos diagnósticos e de tratamento em casos de lesões dentárias que necessitem de reabilitação funcional e estética, focado principalmente no público externo ao ambiente UFPel, sem excluir o público interno.
Objetivos específicos:
Criar oportunidade de atendimento a pacientes provenientes do município de Pelotas RS que estariam cobertos somente pelo Sistema Único de Saúde, e para a comunidade abrangida pela Faculdade de Odontologia UFPel. ­
Obter um ambiente de ensino/aprendizagem para estudantes de graduação, pós­-graduação e profissionais de odontologia (público externo), na área de odontologia preventiva, restauradora e estética. ­
Promover cursos de atualização, seminários de discussão dos temas relacionados ao programa, promoção de encontros e eventos focados focados principalmente no público externo ao ambiente UFPEL sem excluir a comunidade interna.
Participação em mostras de extensão, congressos, encontros, semanas acadêmicas que discutam o tema principal relacionado a este programa de extensão. ­
Desenvolver a produção de pesquisas que privilegiem o estudo da prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões dentárias que necessitem de reabilitação funcional e estética, bem como produzir publicação de pesquisa científica relacionada ao tema.

Justificativa

O declínio dos índices de cárie da população em geral, especialmente da população jovem, tem levado ao aumento de lesões dentárias não cariosas, causadas pelos hábitos alimentares contemporâneos e o estilo de vida atual, tais como estresse, consumo de alimentos e bebidas ácidas, uso frequente de medicação, aumento de problemas de saúde geral, principalmente relacionados ao sistema digestivo. Além disso, atualmente registra­ se um aumento significativo por tratamento reabilitador odontológico estético e cosmético, tendo em vista que a estética está cada vez mais relacionada com o bem estar do indivíduo na sociedade. Estas novas demandas aumentaram os desafios para novos tratamentos odontológicos. Entender este novo panorama e estar preparado para prevenir, planejar e tratar estas necessidades da população são fundamentais para a formação profissional odontológica atual.

Metodologia

O projeto será conduzido através da seguinte forma: 1. Atendimento clínico de pacientes portadores de lesões dentárias não cariosas que necessitem de reabilitação funcional e estética, por meio de prática clínica em evidências científicas. A busca por evidências será parte do treinamento e o atendimento clínico. O diagnóstico será baseado em entrevista dialogada, estudo de sinais e sintomas, sob orientação dos professores desta Faculdade colaboradores do Programa. 2. Promoção de seminários de discussão sobre os temas relacionados ao programa e discussão dos casos clínicos em atendimento ambulatorial. 3. Capacitações de alunos de graduação e pós­ graduação, egressos e profissionais da área por meio de cursos de atualização sobre o tema do programa. 4. Promoção de encontros e eventos, 5. Participação em mostras de extensão, congressos, encontros, semanas acadêmicas. 6. Desenvolvimento e publicação de pesquisa científica relacionada ao tema, participação em mostras de extensão, congressos, encontros, semanas acadêmicas.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto tem por objetivo o ensino de métodos diagnósticos e de tratamento em casos de lesões dentárias não cariosas que necessitem de reabilitação funcional e estética, por meio de atendimento de pacientes com esta necessidade de tratamento, promoção de seminários sobre o tema, oferta de cursos de capacitação de graduandos, pós­-graduandos, egressos e profissionais da odontologia, desenvolvimento de projetos de pesquisa, participação em encontros, congressos e eventos de ações extensionistas e científicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE SEVERO MASOTTI4
ANA PAULA PINTO MARTINS
INDYARA CERUTTI
NÚBIA ROSA PRIETTO
PATRICIA DOS SANTOS JARDIM4
RAFAEL RATTO DE MORAES2

Página gerada em 19/04/2024 12:11:21 (consulta levou 0.146295s)