Nome do Projeto
Chimarrão em Libras
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/02/2025 - 03/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de Ensino "Chimarrão em Libras", vinculado ao Curso de Letras/Libras e Literatura Surda, será ofertado aos alunos surdos e ouvintes. O presente projeto visa fomentar a utilização e a fluência linguística da/na Língua Brasileira de Sinais, pelos estudantes, bem como promover um espaço de convívio social entre eles e junto à comunidade surda. Somado a isso, essa fluência em Libras é a possibilidade para os alunos entrarem nas aulas do Curso de Letras/Libras e Literatura Surda (LLLS), especificamente a partir de 5° semestre, sem a necessidade de um Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILSP).

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Explorar as formas de comunicação, bem como os classificadores, as expressões faciais e corporais da Língua Brasileira de Sinais – Libras – entre professores e alunos, no Curso de Letras Libras e Literatura Surda.

Objetivos Especifícios:
*Entender o jeito/modo e as estratégias de comunicação entre sujeitos surdos e ouvintes;
*Buscar conhecimento acerca das formas de comunicação através Libras;
*Explorar as culturas surda e gaúcha através do chimarrão;
*Estudar a estrutura da Língua Brasileira de Sinais – Libras –, a partir das variações regionais e expressões culturais.

Justificativa

O Projeto de Ensino: "Chimarrão em Libras" é proposto pelo docente Márcio Aurélio Friedrich, juntamente com o Professor Daniel Romeu, levando
em consideração a importância dos alunos participarem desse projeto vinculado ao Curso de Letras Libras e Literatura Surda. Trata-se de um
estudo cultural em Libras que não só promove a compreensão da cultura surda, mas destaca o reconhececimento e o respeito à língua, valorizando
a comunicação através Libras na sociedade brasileira. Ao longo da história, a luta pela comunidade surda, principalmente os direitos linguísticos
como uso da Libras, foram os marcos históricos importantes para surdos, bem como a Lei de Libras n° 10426/2002, o Decreto 5626/2005, entre
outros.
As questões que partem dessa proposta de projeto são a inclusão e a discussão de temas como: a acessibilidade, os direitos linguísticos, a
celebração do Dia dos Surdos – nacional e internacional –, a inclusão social, a educação, as tecnologias e os profissionais de diferentes áreas, etc.
Com essa proposta deseja-se fomentar a utilização da Língua Brasileira de Sinais, promovendo espaços de convívio social e fomentando o uso e a
fluência em Libras.

Metodologia

O presente Projeto de Ensino reforça o avanço do uso da Libras por sujeitos surdos e ouvintes na integração e na comunicação social,
destacando a importância da valorização dessa língua para comunidade surda. Assim, para fins metodológicos, este projeto fará uso de formas de
comunicação, entre professores e alunos, no Curso de Letras Libras e Literatura Surda, em sala de aula. Vale destacar que a maior parte dessas
práticas de aprendizado da Libras serão através de reflexões de vida dos surdos, abordando a cultura surda e gaúcha, bem como os costumes
vivenciados no Rio Grande do Sul.


Indicadores, Metas e Resultados

*Auxiliar os discentes do Curso de Letras Libras e Literatura Surda a fim de desenvolverem a Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre
surdos e ouvintes;
*Divulgar o Projeto "Chimarrão em Libras", através da plataforma YouTube;
*Fazer estudos e apresentar/publicar artigos científicos anualmente na Revista Brasileira de Libras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE CASTRO E KASTER1
ARTHUR DE CASTRO E KASTER
DANIEL LOPES ROMEU4
IVANA GOMES DA SILVA1
Joabe Pereira Costa
MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH2
Sandra Regina da Silva
Sthefanie de Melo Swensson

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