Nome do Projeto
A Carne da Imagem: trânsitos pictóricos recentes, históricos e sociais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/08/2024 - 14/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Esta pesquisa propõe a investigação poética visual de práticas de pintura a partir do ateliê, tecendo uma análise sobre tais produções poéticas em suas relações com lógicas imagéticas próprias aos meios do cinema, do vídeo e da fotografia – que transitam entre essas situações pictóricas por meio de apropriações ou referências visuais análogas. Ou seja, a partir da análise das relações presentes nas concepções e feituras dos processos pictóricos aqui considerados, serão estudadas reverberações e determinações visuais advindas de uma imiscuição entre meios visuais técnicos, eletrônicos, químicos e óticos - na medida em que se colocam como matéria-prima das produções abrangidas na presente pesquisa

Objetivo Geral

O trabalho da pesquisa pretende contemplar e abranger poéticas de processos de trabalho em pintura nas suas possíveis intersecções contemporâneas com meios visuais diversos. Produções que, em maior ou menor grau, consideram ou partem de matéria-prima advinda de um cenário urbano organizado em sintonia e dependência com a difusão e produção de imagens e informações, em meio ao qual as imagens da mídia acabam por definir toda uma realidade coletiva.

Justificativa

Nesses sentidos, nota-se que, no modelo atual de sociedade urbana, tanto a ação como a fala humanas são frequente e intensamente permeadas por diversas etapas midiáticas. Sendo assim determinadas e regidas pelos novos dados e coordenadas sociais de percepção e interpretação de imagens visuais. O filósofo Paul Virilio (1932-2018), que se dedicou justamente a teorizar a respeito destes entremeios humanos atuais, acrescenta que: “De fato, não se pode falar hoje do desenvolvimento do audiovisual sem interrogar igualmente este desenvolvimento da imagerie virtual e sua influência sobre os comportamentos ou ainda sem anunciar também esta nova industrialização da visão, a instalação de um verdadeiro mercado da percepção sintética com o que isto supõe de questões éticas, (...) sobretudo a questão filosófica daquele desdobramento do ponto de vista, daquela divisão da percepção do ambiente entre o animado, o sujeito vivo, e o inanimado, o objeto, a máquina de visão” (VIRILIO, 2002, p. 86).
Nas produções pictóricas a serem consideradas por este projeto, o tempo prolongado do trabalho da pintura compreende feitura humana e manual detida e vagarosa, que aborda ou contrapõe, nos seus próprios termos, um amplo cenário social instaurado de imagens de aparelhos óticos, químicos e eletrônicos.
Ressalta-se ainda aqui a relevância em publicizar processos e investigações coletivas ligadas ao presente projeto por meio de ações de extensão vinculadas, como exposições e seminário inicialmente previstos, no sentido de difundir amplamente os resultados dessa pesquisa.

Metodologia

A partir dessa sucinta introdução ao tema da investigação, pode-se partir para a exploração dos possíveis caminhos rumo a construção a pesquisa em si, bem como verificação das hipóteses propostas - ou seja, a metodologia de pesquisa. Assim, serão desenvolvidos os trabalhos práticos propostos frente à confrontação teórica, discussão e pesquisa.
1º. Revisão bibliográfica sobre o tema a partir dos autores propostos anteriormente e de outros conhecidos, indicados e sugeridos. No intuito de abranger assim as teorias de percepção imagética nos meios cinematográfico (AUMONT, METZ, EISENSTEIN), fotográfico (VIRILIO, BARTHES, SONTAG, DUBOIS), videográfico (MACHADO) e da pintura (FISCHER, LASCH, DANTO); dos fluxos de informação urbanos (PEIXOTO); de história e teoria de arte (ARCHER, TASSINARI, DANTO). Além de textos de artistas; teorias sobre suas obras e de outros artistas.
2º. Produção concomitante e coletiva de pinturas.
3º. Discussões e debates compartilhados entre participantes do projeto, sobre percepções e constatações a partir dos desdobramentos de trabalho oriundos de suas produções em ateliê.
4º. Elaboração textual, intercalada com todas as etapas anteriores. Escritas e publicações oportunas de artigos acadêmicos partindo dessa pesquisa realizada.
Seguindo-se dessa maneira a metodologia aqui proposta, através da produção de trabalhos práticos e da pesquisa específica para estes casos, acredita-se que será possível averiguar as hipóteses inicialmente instituídas.

Indicadores, Metas e Resultados

As construções em pintura que a presente pesquisa procura contemplar visam, de formas diversas e particulares, uma temporalidade distinta daquela dos fluxos de percepção próprios à fotografia, ao vídeo e ao cinema - considerados aqui em suas intersecções contemporâneas. Acredita-se que tal direcionamento se dá coletivamente pela busca de caminhos que não procuram se impor visualmente pelo abrupto ou pela instantaneidade - mas sim pela intensidade humana possível na sutileza e densidade através das quais a pintura possa existir e se constituir em meio aos universos de visualidade aqui apontados. Ao mesmo tempo, essas práticas pictóricas são construídas, de uma forma ou de outra, a partir de escombros visuais desses mesmos universos de imagem atuais.
Dessa maneira e nessas direções, intenciona-se então um aprofundamento de questões acerca do fazer da pintura hoje em dia, como prática presente, constante e persistente num cenário maior da área de pensamento, pesquisa e produção em artes visuais. Esses desenvolvimentos serão divulgados e ampliados por meio de ações de extensão, que deverão envolver exposições, seminário e trocas educativas sobre pintura contemporânea com o público acadêmico e geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA4
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS3
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA3
PAOLA WICKBOLDT FREDES
PEDRO AUGUSTO DOS SANTOS NAVARRO
RICARDO PERUFO MELLO4

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