Nome do Projeto
A Carne da Imagem: trânsitos pictóricos recentes, históricos e sociais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/08/2024 - 14/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Esta pesquisa propõe a investigação poética visual de práticas de pintura a partir do ateliê, tecendo uma análise sobre tais produções poéticas em suas relações com lógicas imagéticas próprias aos meios do cinema, do vídeo e da fotografia – que transitam entre essas situações pictóricas por meio de apropriações ou referências visuais análogas. Ou seja, a partir da análise das relações presentes nas concepções e feituras dos processos pictóricos aqui considerados, serão estudadas reverberações e determinações visuais advindas de uma imiscuição entre meios visuais técnicos, eletrônicos, químicos e óticos - na medida em que se colocam como matéria-prima das produções abrangidas na presente pesquisa
Objetivo Geral
O trabalho da pesquisa pretende contemplar e abranger poéticas de processos de trabalho em pintura nas suas possíveis intersecções contemporâneas com meios visuais diversos. Produções que, em maior ou menor grau, consideram ou partem de matéria-prima advinda de um cenário urbano organizado em sintonia e dependência com a difusão e produção de imagens e informações, em meio ao qual as imagens da mídia acabam por definir toda uma realidade coletiva.
Justificativa
Nesses sentidos, nota-se que, no modelo atual de sociedade urbana, tanto a ação como a fala humanas são frequente e intensamente permeadas por diversas etapas midiáticas. Sendo assim determinadas e regidas pelos novos dados e coordenadas sociais de percepção e interpretação de imagens visuais. O filósofo Paul Virilio (1932-2018), que se dedicou justamente a teorizar a respeito destes entremeios humanos atuais, acrescenta que: “De fato, não se pode falar hoje do desenvolvimento do audiovisual sem interrogar igualmente este desenvolvimento da imagerie virtual e sua influência sobre os comportamentos ou ainda sem anunciar também esta nova industrialização da visão, a instalação de um verdadeiro mercado da percepção sintética com o que isto supõe de questões éticas, (...) sobretudo a questão filosófica daquele desdobramento do ponto de vista, daquela divisão da percepção do ambiente entre o animado, o sujeito vivo, e o inanimado, o objeto, a máquina de visão” (VIRILIO, 2002, p. 86).
Nas produções pictóricas a serem consideradas por este projeto, o tempo prolongado do trabalho da pintura compreende feitura humana e manual detida e vagarosa, que aborda ou contrapõe, nos seus próprios termos, um amplo cenário social instaurado de imagens de aparelhos óticos, químicos e eletrônicos.
Ressalta-se ainda aqui a relevância em publicizar processos e investigações coletivas ligadas ao presente projeto por meio de ações de extensão vinculadas, como exposições e seminário inicialmente previstos, no sentido de difundir amplamente os resultados dessa pesquisa.
Nas produções pictóricas a serem consideradas por este projeto, o tempo prolongado do trabalho da pintura compreende feitura humana e manual detida e vagarosa, que aborda ou contrapõe, nos seus próprios termos, um amplo cenário social instaurado de imagens de aparelhos óticos, químicos e eletrônicos.
Ressalta-se ainda aqui a relevância em publicizar processos e investigações coletivas ligadas ao presente projeto por meio de ações de extensão vinculadas, como exposições e seminário inicialmente previstos, no sentido de difundir amplamente os resultados dessa pesquisa.
Metodologia
A partir dessa sucinta introdução ao tema da investigação, pode-se partir para a exploração dos possíveis caminhos rumo a construção a pesquisa em si, bem como verificação das hipóteses propostas - ou seja, a metodologia de pesquisa. Assim, serão desenvolvidos os trabalhos práticos propostos frente à confrontação teórica, discussão e pesquisa.
1º. Revisão bibliográfica sobre o tema a partir dos autores propostos anteriormente e de outros conhecidos, indicados e sugeridos. No intuito de abranger assim as teorias de percepção imagética nos meios cinematográfico (AUMONT, METZ, EISENSTEIN), fotográfico (VIRILIO, BARTHES, SONTAG, DUBOIS), videográfico (MACHADO) e da pintura (FISCHER, LASCH, DANTO); dos fluxos de informação urbanos (PEIXOTO); de história e teoria de arte (ARCHER, TASSINARI, DANTO). Além de textos de artistas; teorias sobre suas obras e de outros artistas.
2º. Produção concomitante e coletiva de pinturas.
3º. Discussões e debates compartilhados entre participantes do projeto, sobre percepções e constatações a partir dos desdobramentos de trabalho oriundos de suas produções em ateliê.
4º. Elaboração textual, intercalada com todas as etapas anteriores. Escritas e publicações oportunas de artigos acadêmicos partindo dessa pesquisa realizada.
Seguindo-se dessa maneira a metodologia aqui proposta, através da produção de trabalhos práticos e da pesquisa específica para estes casos, acredita-se que será possível averiguar as hipóteses inicialmente instituídas.
1º. Revisão bibliográfica sobre o tema a partir dos autores propostos anteriormente e de outros conhecidos, indicados e sugeridos. No intuito de abranger assim as teorias de percepção imagética nos meios cinematográfico (AUMONT, METZ, EISENSTEIN), fotográfico (VIRILIO, BARTHES, SONTAG, DUBOIS), videográfico (MACHADO) e da pintura (FISCHER, LASCH, DANTO); dos fluxos de informação urbanos (PEIXOTO); de história e teoria de arte (ARCHER, TASSINARI, DANTO). Além de textos de artistas; teorias sobre suas obras e de outros artistas.
2º. Produção concomitante e coletiva de pinturas.
3º. Discussões e debates compartilhados entre participantes do projeto, sobre percepções e constatações a partir dos desdobramentos de trabalho oriundos de suas produções em ateliê.
4º. Elaboração textual, intercalada com todas as etapas anteriores. Escritas e publicações oportunas de artigos acadêmicos partindo dessa pesquisa realizada.
Seguindo-se dessa maneira a metodologia aqui proposta, através da produção de trabalhos práticos e da pesquisa específica para estes casos, acredita-se que será possível averiguar as hipóteses inicialmente instituídas.
Indicadores, Metas e Resultados
As construções em pintura que a presente pesquisa procura contemplar visam, de formas diversas e particulares, uma temporalidade distinta daquela dos fluxos de percepção próprios à fotografia, ao vídeo e ao cinema - considerados aqui em suas intersecções contemporâneas. Acredita-se que tal direcionamento se dá coletivamente pela busca de caminhos que não procuram se impor visualmente pelo abrupto ou pela instantaneidade - mas sim pela intensidade humana possível na sutileza e densidade através das quais a pintura possa existir e se constituir em meio aos universos de visualidade aqui apontados. Ao mesmo tempo, essas práticas pictóricas são construídas, de uma forma ou de outra, a partir de escombros visuais desses mesmos universos de imagem atuais.
Dessa maneira e nessas direções, intenciona-se então um aprofundamento de questões acerca do fazer da pintura hoje em dia, como prática presente, constante e persistente num cenário maior da área de pensamento, pesquisa e produção em artes visuais. Esses desenvolvimentos serão divulgados e ampliados por meio de ações de extensão, que deverão envolver exposições, seminário e trocas educativas sobre pintura contemporânea com o público acadêmico e geral.
Dessa maneira e nessas direções, intenciona-se então um aprofundamento de questões acerca do fazer da pintura hoje em dia, como prática presente, constante e persistente num cenário maior da área de pensamento, pesquisa e produção em artes visuais. Esses desenvolvimentos serão divulgados e ampliados por meio de ações de extensão, que deverão envolver exposições, seminário e trocas educativas sobre pintura contemporânea com o público acadêmico e geral.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | 4 | ||
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS | 3 | ||
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA | 3 | ||
PAOLA WICKBOLDT FREDES | |||
PEDRO AUGUSTO DOS SANTOS NAVARRO | |||
RICARDO PERUFO MELLO | 4 |