Nome do Projeto
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Especial Inclusiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/07/2024 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Curso referência na Universidade Federal de Pelotas, não só pela trajetória de ofertas desde 2012, mas pelos reflexos que vem apresentando para o contexto da Educação Inclusiva, pois entende-se que não alcançaremos as metas pretendidas e os avanços na inclusão, sem que as escolas de fato se configurem como inclusivas em todos os seus espaços, ações e princípios. Uma escola, uma educação inclusiva anterior, permanente para além da presença de pessoas com deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de país e como tal, não pode ser pontual, limitado. A consulta realizada com as redes públicas de ensino evidenciou a demanda por esta formação,de forma ampliada e massiva, online, com vistas a alcançar o maior número de professores, gestores de sistemas, professores do Atendimento Educacional Especializado e de sala comum. Neste sentido, pretende ofertar a formação para 1100 cursistas de todo o brasil.O curso está organizado em dois módulos e 07 disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor; Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos, de acordo com as temáticas abordadas nos módulos. Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos, sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.E por fim, a sistematização,apresentando deforma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.

Objetivo Geral

Ofertar formação continuada para 1100 gestores da rede pública atuantes na educação básica, na área
da Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a qual possibilite o planejamento, a construção e
implementação de práticas educacionais inclusivas.

Justificativa

Curso referência na Universidade Federal de Pelotas, não só pela trajetória de ofertas desde 2012, mas pelos reflexos que vem apresentando para o contexto da Educação Inclusiva, pois entende-se que não alcançaremos as metas pretendidas e os avanços na inclusão, sem que as escolas de fato se configurem como inclusivas em todos os seus espaços, ações e princípios.
Uma escola, uma educação inclusiva anterior, permanente para além da presença de pessoas com
deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e
todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de
país e como tal, não pode ser pontual, limitado.
A consulta realizada com as redes públicas de ensino evidenciou a demanda por esta formação,de forma
ampliada e massiva, online, com vistas a alcançar o maior número de professores, gestores de sistemas,
professores do Atendimento Educacional Especializado e de sala comum.
Neste sentido, pretende ofertar a formação para 1100 cursistas de todo o brasil.O curso está organizado em dois módulos e 07 disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho
final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de
trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização
estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de
discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor;
Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de
estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos,
de acordo com as temáticas abordadas nos módulos.
Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos,
sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.E por fim, a sistematização,apresentando
deforma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.

Metodologia

. Relatório Técnico com detalhamento do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação
Especial na Perspectiva Inclusiva e seus resultados. A formação será oportunizada através de atividades a
distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e
acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na
elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários on-line e presenciais;
. Vídeo-aulas;
.Slides e vídeosinformativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (E-projeto);
.Material instrucional com os aportesteóricos desenvolvidos nos módulos;
.Resolução de problemas a partir de simulações do real;
.Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
.Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
.Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
.Postagem de tarefas para realização à distância;
.Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
.Tutoria Virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso,será produzido registro teórico-prático em formato de e-book.

Indicadores, Metas e Resultados

. PRODUTOS ESPERADOS
. Relatório Técnico com detalhamento do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação
Especial na Perspectiva Inclusiva e seus resultados. A formação será oportunizada através de atividades a
distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e
acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na
elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários on-line e presenciais;
. Vídeo-aulas;
.Slides e vídeosinformativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (E-projeto);
.Material instrucional com os aportesteóricos desenvolvidos nos módulos;
.Resolução de problemas a partir de simulações do real;
.Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
.Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
.Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
.Postagem de tarefas para realização à distância;
.Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
.Tutoria Virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso,será produzido registro teórico-prático em formato de e-book.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARISSA BERDETE BILHALVA
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA
Débora Luiza Schuck Jacks
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ
Gabrielle de Moraes Dias
MICHELE PEPE CERQUEIRA3
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ2
Tiago Ribeiro Soares
WILLIAN ROBERTO DA SILVA BOTELHO

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
MEC / Ministério da Educação R$ 398.850,00UGR

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 7.250,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 391.600,00

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