Nome do Projeto
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Especial Inclusiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/07/2024 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Curso referência na Universidade Federal de Pelotas, não só pela trajetória de ofertas desde 2012, mas pelos reflexos que vem apresentando para o contexto da Educação Inclusiva, pois entende-se que não alcançaremos as metas pretendidas e os avanços na inclusão, sem que as escolas de fato se configurem como inclusivas em todos os seus espaços, ações e princípios.
Uma escola, uma educação inclusiva anterior, permanente para além da presença de pessoas com
deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e
todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de
país e como tal, não pode ser pontual, limitado.
A consulta realizada com as redes públicas de ensino evidenciou a demanda por esta formação,de forma
ampliada e massiva, online, com vistas a alcançar o maior número de professores, gestores de sistemas,
professores do Atendimento Educacional Especializado e de sala comum.
Neste sentido, pretende ofertar a formação para 1100 cursistas de todo o brasil.O curso está organizado em dois módulos e 07 disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho
final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de
trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização
estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de
discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor;
Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de
estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos,
de acordo com as temáticas abordadas nos módulos.
Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos,
sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.E por fim, a sistematização,apresentando
deforma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.
Objetivo Geral
Ofertar formação continuada para 1100 gestores da rede pública atuantes na educação básica, na área
da Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a qual possibilite o planejamento, a construção e
implementação de práticas educacionais inclusivas.
da Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a qual possibilite o planejamento, a construção e
implementação de práticas educacionais inclusivas.
Justificativa
Curso referência na Universidade Federal de Pelotas, não só pela trajetória de ofertas desde 2012, mas pelos reflexos que vem apresentando para o contexto da Educação Inclusiva, pois entende-se que não alcançaremos as metas pretendidas e os avanços na inclusão, sem que as escolas de fato se configurem como inclusivas em todos os seus espaços, ações e princípios.
Uma escola, uma educação inclusiva anterior, permanente para além da presença de pessoas com
deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e
todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de
país e como tal, não pode ser pontual, limitado.
A consulta realizada com as redes públicas de ensino evidenciou a demanda por esta formação,de forma
ampliada e massiva, online, com vistas a alcançar o maior número de professores, gestores de sistemas,
professores do Atendimento Educacional Especializado e de sala comum.
Neste sentido, pretende ofertar a formação para 1100 cursistas de todo o brasil.O curso está organizado em dois módulos e 07 disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho
final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de
trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização
estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de
discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor;
Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de
estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos,
de acordo com as temáticas abordadas nos módulos.
Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos,
sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.E por fim, a sistematização,apresentando
deforma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.
Uma escola, uma educação inclusiva anterior, permanente para além da presença de pessoas com
deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e
todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de
país e como tal, não pode ser pontual, limitado.
A consulta realizada com as redes públicas de ensino evidenciou a demanda por esta formação,de forma
ampliada e massiva, online, com vistas a alcançar o maior número de professores, gestores de sistemas,
professores do Atendimento Educacional Especializado e de sala comum.
Neste sentido, pretende ofertar a formação para 1100 cursistas de todo o brasil.O curso está organizado em dois módulos e 07 disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho
final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de
trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização
estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de
discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor;
Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de
estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos,
de acordo com as temáticas abordadas nos módulos.
Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos,
sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.E por fim, a sistematização,apresentando
deforma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.
Metodologia
. Relatório Técnico com detalhamento do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação
Especial na Perspectiva Inclusiva e seus resultados. A formação será oportunizada através de atividades a
distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e
acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na
elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários on-line e presenciais;
. Vídeo-aulas;
.Slides e vídeosinformativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (E-projeto);
.Material instrucional com os aportesteóricos desenvolvidos nos módulos;
.Resolução de problemas a partir de simulações do real;
.Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
.Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
.Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
.Postagem de tarefas para realização à distância;
.Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
.Tutoria Virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso,será produzido registro teórico-prático em formato de e-book.
Especial na Perspectiva Inclusiva e seus resultados. A formação será oportunizada através de atividades a
distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e
acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na
elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários on-line e presenciais;
. Vídeo-aulas;
.Slides e vídeosinformativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (E-projeto);
.Material instrucional com os aportesteóricos desenvolvidos nos módulos;
.Resolução de problemas a partir de simulações do real;
.Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
.Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
.Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
.Postagem de tarefas para realização à distância;
.Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
.Tutoria Virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso,será produzido registro teórico-prático em formato de e-book.
Indicadores, Metas e Resultados
. PRODUTOS ESPERADOS
. Relatório Técnico com detalhamento do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação
Especial na Perspectiva Inclusiva e seus resultados. A formação será oportunizada através de atividades a
distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e
acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na
elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários on-line e presenciais;
. Vídeo-aulas;
.Slides e vídeosinformativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (E-projeto);
.Material instrucional com os aportesteóricos desenvolvidos nos módulos;
.Resolução de problemas a partir de simulações do real;
.Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
.Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
.Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
.Postagem de tarefas para realização à distância;
.Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
.Tutoria Virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso,será produzido registro teórico-prático em formato de e-book.
. Relatório Técnico com detalhamento do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação
Especial na Perspectiva Inclusiva e seus resultados. A formação será oportunizada através de atividades a
distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e
acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na
elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários on-line e presenciais;
. Vídeo-aulas;
.Slides e vídeosinformativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (E-projeto);
.Material instrucional com os aportesteóricos desenvolvidos nos módulos;
.Resolução de problemas a partir de simulações do real;
.Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
.Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
.Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo;
.Postagem de tarefas para realização à distância;
.Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
.Tutoria Virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores,
formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para
aprofundamento e ao final do curso,será produzido registro teórico-prático em formato de e-book.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CLARISSA BERDETE BILHALVA | |||
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | |||
Débora Luiza Schuck Jacks | |||
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ | |||
Gabrielle de Moraes Dias | |||
MICHELE PEPE CERQUEIRA | 3 | ||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 | ||
Tiago Ribeiro Soares | |||
WILLIAN ROBERTO DA SILVA BOTELHO |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
MEC / Ministério da Educação | R$ 398.850,00 | UGR |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339030 - Material de Consumo | R$ 7.250,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 391.600,00 |