Nome do Projeto
Transformando o Ensino: Fortalecendo a Divulgação e a Participação no Congresso de Ensino na Graduação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/07/2024 - 17/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto visa promover a cultura pedagógica entre os estudantes de graduação, integrando metodologias ativas no currículo e incentivando a participação ativa no Congresso de Ensino de Graduação (CEG). Através de módulos sobre práticas pedagógicas inovadoras, workshops, projetos interdisciplinares e eventos educacionais, os alunos serão capacitados para aplicar metodologias de ensino eficazes. O projeto também inclui sessões de preparação para apresentações no CEG, com o objetivo de aumentar a presença e a qualidade das apresentações dos estudantes. Espera-se melhorar a habilidade dos alunos em comunicar e aplicar metodologias pedagógicas, aumentar a participação em atividades educativas e fortalecer a cultura de ensino dentro da instituição, engajando a comunidade acadêmica e pública com práticas pedagógicas inovadoras. O cronograma do projeto abrange planejamento, implementação e avaliação contínua, garantindo que os objetivos sejam alcançados de forma eficaz e eficiente.
Objetivo Geral
Promover a cultura de divulgação das práticas pedagógicas entre os estudantes de graduação.
Fortalecer a participação dos estudantes no Congresso de Ensino de Graduação (CEG).
Capacitar os estudantes para a comunicação eficaz dos conhecimentos científicos.
Desenvolver atividades e projetos de divulgação das atividades de projetos de ensino.
Fomentar a colaboração entre diferentes disciplinas na promoção das práticas pedagógicas, metodologias ativas da educação, compartilhar experiencias e sensações.
Fortalecer a participação dos estudantes no Congresso de Ensino de Graduação (CEG).
Capacitar os estudantes para a comunicação eficaz dos conhecimentos científicos.
Desenvolver atividades e projetos de divulgação das atividades de projetos de ensino.
Fomentar a colaboração entre diferentes disciplinas na promoção das práticas pedagógicas, metodologias ativas da educação, compartilhar experiencias e sensações.
Justificativa
A formação de profissionais capazes de comunicar de maneira eficaz é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade bem informada. A integração da divulgação das práticas pedagógicas no ensino de graduação e a participação ativa no CEG melhoram a compreensão pública da Universidade e do ensino e preparam os acadêmicos para serem melhores comunicadores em suas futuras carreiras. Este projeto visa preencher essa lacuna, promovendo a a valorização de prática pedagógicas de forma acessível e atraente para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
Metodologia
Planejamento
Formação de um comitê gestor do CEG.
Desenvolvimento de materiais didáticos e recursos de apoio.
Inclusão de módulos de divulgação científica em disciplinas selecionadas.
Organização de workshops e seminários sobre comunicação.
Criação e formatação dos Anais do evento.
Preparação e incentivo dos alunos para participarem e apresentarem seus trabalhos no CEG.
Análise dos resultados e impactos das atividades de divulgação científica.
Coleta de feedback dos participantes do CEG e ajustes baseados nessas informações.
Formação de um comitê gestor do CEG.
Desenvolvimento de materiais didáticos e recursos de apoio.
Inclusão de módulos de divulgação científica em disciplinas selecionadas.
Organização de workshops e seminários sobre comunicação.
Criação e formatação dos Anais do evento.
Preparação e incentivo dos alunos para participarem e apresentarem seus trabalhos no CEG.
Análise dos resultados e impactos das atividades de divulgação científica.
Coleta de feedback dos participantes do CEG e ajustes baseados nessas informações.
Indicadores, Metas e Resultados
Melhoria na habilidade dos estudantes em comunicar de maneira eficaz.
Aumento na participação dos alunos em atividades de divulgação da Pró Reitoria de Ensino.
Maior engajamento da comunidade acadêmica e pública com o ensino superior.
Aumento significativo na qualidade e quantidade das apresentações dos estudantes no CEG.
Aumento na participação dos alunos em atividades de divulgação da Pró Reitoria de Ensino.
Maior engajamento da comunidade acadêmica e pública com o ensino superior.
Aumento significativo na qualidade e quantidade das apresentações dos estudantes no CEG.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE DA SILVA NUNCIO | |||
ALICE ANDRADE KOSBY | |||
AMANDA BASILIO GONCALVES | |||
AMANDA DE OLIVEIRA RODEGHIERO | |||
AMANDA EISFELD DE OLIVEIRA | |||
AMANDA SCHILLER SANTOS | |||
AMANDINE MADHONA ALEXIA MAKAYA | |||
ANA CAROLINA DA SILVA PEREIRA | |||
ANA PAULA TOMASI | |||
ANIELE RIBAS ALVES | |||
ANTONIA DOS REIS BARCELLOS | |||
ANTONIA GARCIA FARIAS | |||
ARIEL PALAU | |||
CAMILE SCHULTZ SIEFERT | |||
CARINE DAHL CORCINI | 6 | ||
CARLA PIRES TAVARES | 8 | ||
CARLOS EDUARDO DE MIRANDA BELLOMO | |||
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | 2 | ||
DANIELA SANTOS DA SILVA | |||
DION GUSTAVO OXLEY LEITE | |||
DULCENEIA LESSA RODRIGUES | |||
EDERLENE DE FATIMA WELTER SOZIN | |||
EDUARDA BORBA DE BARROS | |||
EMMANUEL NOBRE ANTUNES | |||
ESTEVAO CENTENO DE MORAES | |||
GABRIELE LEITE PEREIRA | |||
GIULIA DA CUNHA PEREIRA | |||
GUSTAVO MADRUGA RICKES | |||
HELENA PEREIRA QUINES | |||
HEVELYN CAVALHEIRO BARBOSA | |||
JANICE BILHALVA DE BILHALVA | |||
JOAO NUNES DA SILVA NETO | |||
LETICIA PEREIRA RIBEIRO | |||
LORENA MARQUES VIEIRA MEDEIROS | |||
Lauren Christine dos Santos Poerner | |||
Leila Regina Oliveira de Borba | |||
MAITE NOGUEIRA MARUM | |||
MARIA EDUARDA ALVES CAVALCANTI | |||
MARIANY ALEIXO DAMASIO | |||
MARYA ANTHONYA NUNES DE BRITTO CUNHA | |||
NATALIA DA CRUZ FIGUEROA | |||
NICOLI PORTO MENA | |||
PALOMA MARQUES DA SILVA | |||
PAMELA DA SILVA RAMOS | |||
RAFAEL DE OLIVEIRA ALVES | |||
RAPHAEL GONZALES BELLONI | |||
RENATA VIEIRA RODRIGUES SEVERO | |||
SABRINA FERREIRA ALVES | |||
SAMUEL DOS SANTOS BENDER | |||
SERGIO LUIZ PIEROBOM | |||
Simone Macedo Poerner | |||
Vanessa de Oliveira Silva |